[Livros em Filmes] Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos

postado dia 01 setembro 2013

Titulo Original: The Mortal Instruments: City of
Direção: Harald Zwart
Elenco: Aidan Turner, CCH Pounder, Chad Connell, Chris Ratz, Elyas M'Barek, Godfrey Gao, Harry Van Gorkum, Jamie Campbell Bower, Jared Harris, Jemima West, Jonathan Rhys-Meyers, Jonathan Seinen, Kevin Durand, Kevin Zegers, Lena Headey, Lily Collins, Robert Maillet, Robert Sheehan, Stephen R. Hart
Duração: 130 minutos
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Classificação: 12 anos
Gêneros: Ação / Aventura
Distribuidora: Paris Filmes
 Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado...
 Quando Clary Fray (Lily Collins) decide ir a uma boate em Nova York se divertir, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
Acho que nem preciso dizer que 'Os Instrumentos Mortais' (resenha do livro aqui) se tornou meu mais novo queridinho entre as séries, não é mesmo?! Juro que depois de Crepúsculo, nunca pensei que eu fosse ficar tão entusiasmada por outras séries, mas Kiera Kass e Cassandra Clare estão ai para me provar o contrário.



"Queridos Edward e Jacob, adoro vocês dois, mas vou passar meu fim de semana com Jace. Desculpe! Com amor, STEPHENIE MEYER (autora de Crepúsculo)."

Adaptação cinematográfica, o próprio nome já diz: ADAPTAÇÃO! Não sei porque ainda fico querendo total semelhança entre ambos, mas é difícil assisti-las e não querer compara-las, não é mesmo?! Começamos o filme com Clary parecendo uma das vitimas do filme 'O Chamado', deixa eu explicar, as cenas são da protagonista desenhando símbolos em tudo quanto é papel, coisa que não existe no livro mas que ficou legal no filme para fazer sentido aqueles que não o leram. Além disso, varias outras cenas são adaptadas, então quem conhece a estória pode ficar meio frustado com isso. Porém as semelhanças dos cenários do filme com o que é descrito no livro são tão reais, que acaba suprindo essa outra sensação.



O que não posso negar é que as cenas principais do livro foram muito bem produzidas, e todas as que eu achei essenciais estavam presentes no filme. A primeira delas é a da boate, lógico que ela não poderia faltar, mas foi bem como eu imaginei, e Isabelle estava realmente linda, usando seu chicote e suas longas botas como dito no livro. Digo isso porque quando vi uma foto de divulgação do filme, me pareceu injusto a escolha da atriz em comparação ao como a personagem é descrita no livro. Mas hoje ao assistir o filme vi que Jemima West foi uma ótima escolha. Ah, e a voz dela era a mesma da Bella, sim eu assisti o dublado!



Entre as duas cenas que eu mais queria ver estava esta dos vampiros, que por sinal foi muito modificada. No livro quem entrava no ninho desses predadores eram somente Clary e Jace, mas no filme Isabelle e Alec também estavam presente. O garoto que os ajudavam a entrar no covil também não fez parte da cena, e Simon não foi transformado em rato, como narrado por Cassandra Clare. Mas o que fez essa cena ser tão emocionante como no livro foi a luta, sem falar na chegada dos lobisomem. O triste é que não rolou a parte em que Jace e Clare roubavam a motocicleta dos vampiros.



Mas para variar, a cena por qual eu mais fiquei ansiosa para conferir foi mesmo a do beijo! E posso afirmar que ficou maravilhosa. Em certo momento cheguei a pensar que o beijo nem ia rolar, mas essa foi só mais uma das maneiras que o diretor encontrou de surpreender aqueles que já conheciam a história. E vamos combinar, Jamie Campbel está irresistível no papel de Jace, como eu não percebi isso em Crepúsculo ou Harry Potter?


Resumindo, muitos detalhes foram modificados, mas sem tirar a essência do livro, o que fez com que o filme ficasse tão bom como a leitura. A maneira como foram produzidas as cenas e o grande desempenho dos atores acabou deixando o filme impecável. Mas algo que contribuiu muito para isso foi a trilha sonora que conta com Demi Lovato, Colbie Caillat, Jessie J, entre outros cantores. O que posso dizer é que não vejo a hora de ler 'Cidade das Cinzas'. E antes que me perguntem, meu conselho é começar pela leitura ao invés do filme, que deixou um mega spoiler para quem leu apenas o primeiro livro.

NOTA: 

Comentários via Facebook

44 comentários:

  1. Aaaaah sério? Então só posso ver o filme depois ler pelos menos os dois primeiros? haha Vai demorar, rs Mas gostei de saber um pouco mais sobre a história, mesmo não tendo lido ainda o filme parece ser bem legal! Como disse no post da resenha do livro, adorei o trailer e nele dá pra ver bem a sedução do Jamie, nossa, sem palavras haha Se eu disser que não lembrava que ele fez Crepúsculo? haha Sério! Você comentou ali, eu fiquei me perguntando que papel ele fez haha Lerdona! /z

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shaushaushauhs .... eu não iria gostar se tivesse feito ao contrário, filme primeiro e depois o livro, não teria tanta emoção como teve!! heheh .... sim o Jamie fez Crepúsculo, ele era um dos Volturi, o Caius!

      Excluir
    2. hahahaha entendo, entendo, vou tentar ler os livros primeiro então! É, eu fui pesquisar ontem hahaha Mas não lembrava mesmo, rs

      Excluir
  2. Ainda bem que já li todos os livros lançados, pena que no cinema da minha cidade não vai passar, isso que dá cidade pequena com só um cinema!
    Terei que esperar até lançarem em DVD !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts que chato Gi, a minha cidade tbm é pequena, mas pelo menos passa os filmes bons, só tive problemas com A Hospedeira, que estreio uma semana depois aqui onde eu moro.

      Excluir
    2. Aqui até que as vezes passa uns filmes legais, mas logo esse que queria ver não vai passar T.T

      Excluir
  3. Oi Tahis!

    Eu adorei o filme também!!! Mas achei que algumas coisas ficaram sem explicação para quem não leu o livro. E sim, sempre vamos procurar o livro todo em uma adaptação... rs Eu fui uma que sempre defendi o Jamie como o Jace, mas eu oscilei muito de opinião sobre ele durante o filme. Acho que ele se encaixou bem, mas não parecia muito com o que eu esperava. Isabele foi um espetáculo a parte, amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu fiquei mais ou menos com essa sensação em algumas partes, mas eu pensei que era pq eu tava vendo o dublado. A voz dele não passava muita emoção, mas eu gostei do montante final ,,,, hehehe .... Isabelle arrasou mesmo, achei a atriz muito bonita e combinou bem, sem falar nas roupas né, tinham tudo a ver com o que estava descrito no livro xD

      Excluir
  4. Tb prefiro ler um livro do que assistir sua adaptação cinematográfica primeiro, eu simplesmente estou morrendo de vontade de assistir o filme, nunca tive uma grande vontade de ler a série, mas com tantas resenhas positivas que ando lendo ultimamente vai ser bem difícil adiar *------*
    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto dos livros. Acho super cansativo e zzzzzzzz, não consigo gostar. O filme eu achei muito bom, mas como filme, separado do livro porque realmente MUITA coisa mudou e isso me deu super nos nervos. A parte que o Simon não vira rato eu fiquei tipo WTF MAS POR QUÊ? Mas enfim, assim como Percy Jackson, por mais que não tenha nada a ver com o livro, o filme ficou muito bom.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm cheguei a me estressar com tanta modificação, mas concordo com vc, o filme ficou muito bom!!

    ResponderExcluir
  7. Apesar das modificações, o filme me agradou bastante. Confesso que depois de me decepcionar com algumas adaptações (por exemplo, Dezesseis Luas) fiquei meio receosa, mas com o tempo e as coisas que foram saindo vi que não seria tão grande. Uma pena o filme não estar indo tão bem nas bilheterias, ao menos o estúdio ja confirmou o segundo filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme só me deixou ainda mais ansiosa pelo próximo livro, já que só li o primeiro ... hehe

      Excluir
  8. Ahhh.. na Bienal do livro, quando eu fui no domingo, tinha um cosplay deles. Eu ainda não li o livro e nem vi o filme. Mas eu quero muito ver e ler!! Agora fiquei com mais vontade rs Parece ser bom!

    ResponderExcluir
  9. Não gostei tanto assim do filme, parece que o livro tem mais ação.
    Para quem não leu o livro, acho que o filme ficou um pouco incompleto.
    Espero que um próximo seja melhor!

    Beijos
    Dri,
    http://www.livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem leu o livro o filme ficou bastante modificado, mas nada que tenha prejudicado a história né

      Excluir
  10. Graças aos céus ouvi pouca gente falando mal desse filme - na verdade, inúmeras pessoas falaram incrivelmente bem do mesmo. Até meu namorado, que é fã de literatura épico-medieval (então costuma ser extremamente crítico perante filmes novos, principalmente se envolvem criatura sobrenaturais e lutas) saiu maravilhado do cinema.
    Pelo filme ter surpreendido muitas pessoas que eu me sinto inspirado. Além, é claro, da história brilhante (pedi os livros (*-*). Só não sei se os protagonistas combinam como par romântico... Preciso ver o filme pra dizer.
    Adorei, meu bem! Beijos!

    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Breno, mas o filme ficou muito bom mesmo, surpreendeu, mesmo com as divergências ele ficou maravilhoso!

      Excluir
  11. Oi flor,
    Olha eu adoro a escrita da autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler essa serie, agora com o filme já estou correndo atrás do livro pra depois assisti ao filme.
    Estou ouvindo só elogios do filme.
    Pretendo assisti em breve.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Mari, leia primeiro, acho que fica melhor...o filme é muito bom, gostei!

      Excluir
  12. Eu não tenho uma baita vontade de ler Instrumentos Mortais, mas confesso que já fiquei curiosa, e talvez empreste da minha prima o primeiro.
    Essa da adaptação realmente temos de nos conformar que o filme nunca chegará aos pés do livro, mas como livros são bons isso não importa.
    Parece que o filme ficou até bem legal, eu gostaria de assistir. Não me importo com o spoiler porque acho que minha prima já disse ele hahaha >3<
    Beijos!

    Foreverbia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Quero muito assistir o filme. Primeiramente eu queria ler o livro, mas... acho que vou ver mesmo assim. Adorei post.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oláaa... Devo começar dizendo que AMEI seu blog... Realmente é fantástico; as postagens, os vídeos, a aparência... Enfim, tudo!

    Sobre o livro, não faz muito meu tipo (assassinatos e tals), mas esta de parabéns.

    Seguindo ^~

    Beijos adocicados

    http://osolnasceu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parece ser muuuuito legal!!
    Amei <33

    Beijos
    Batom De Framboesa
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  16. Oi Thais!
    Quero ler antes de ver... Acho que eu prefiro assim, um dia eu vou até a locadora e pego daí rsrsrsrs Mas adorei a proposta do filme tanto quanto a do livro.
    Beijos

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. eu preciso ler essa série antes de ver o filme, ia comprar a versão econômica, mas quando vi seu vídeo falando sobre a edição, fiquei com o pé atrás... vou tentar achar na versão normal mesmo...

    ResponderExcluir
  18. Concordo com tudo que vc disse..eu vi o filme duas vezes e adoreeeei...eu sei que não dá pra colocar quase 400 páginas do livro no filme mas as cenas que eles colocaram poderiam ter ficado iguais e não modificadas eu sempre vou me frustrar com essas adaptações =S queria ver o Simon de rato...a moto vampirica... o demônio que possuiu a Doroteia e não teve nada disso =/ maaas eu ameeeeeei o chicote da Izzie..quero uma pra mim..hahahahaha...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga queria ter lido o livro a tempo e ver o filme no cinema depois, filmes assim eu gosto de ver na telona, mas acho que vai ficar pra próxima, ainda sim quero ler os livros e espero que os próximos sejam bem legais!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  20. Acredita que eu comprei esse filme na feira com O áudio e a imagem horríveis,só porque eu sou extremamente exageradamente apaixonada por essa série,não me decepcionei muiiiiito com o fime mais muitos detalhes que eram importantes foram modificados...Cadê o Simon virando ratinho?cadê?cadê? ahushaushausha tmb confesso que acho esse ator que interpretou o Jace um pouquinho feinho ahsuahsau não muito,só um pouquinho,é que quando eu lia eu imagina o Jace de uma forma totalmente diferente,quem me surpreendeu tmb foi o ator que interpretou o Magnus e o Luke ♥ juro que eu imaginava a aparencia deles totalmente diferente, a Izzy é exatamente como eu imaginei de aparencia,apesar de imaginar ela mais 'metidinha"e o Alec,bom seilá ta legal no filme. ah e o Raphael não apareceu no filme,caso eles façam o segundo filme baseado no segundo livro (espero que sim) o Raphael será muito importante,quem leu sabe do que estou falando,tmb imaginava a Clary um pouco mais 'quietinha",seilá primeiro filme ela deveria ser mais "ai meu Deus,o que é isso?Demonios existem"Mas não ela já é mais " Vamo pra guerra,bjs" ahshuahsuashau esses livros são os melhores que eu já vi na minha vida,eu super recomendo , os dois primeiros eu emprestei para minha amiga e todo dia eu fico perguntando dos meus livros haushaushau é muito amor ... não gosto nem de pensar em terminar essa série, vou ficar com muita saudade das aventuras deles e do sarcasmo do Jace que eu sou apaixonada ♥♥♥ Obs:ignorem os erros ortograficos é que estou escrevendo com muita rapidez.

    ResponderExcluir
  21. Acredita que eu comprei esse filme na feira com O áudio e a imagem horríveis,só porque eu sou extremamente exageradamente apaixonada por essa série,não me decepcionei muiiiiito com o fime mais muitos detalhes que eram importantes foram modificados...Cadê o Simon virando ratinho?cadê?cadê? ahushaushausha tmb confesso que acho esse ator que interpretou o Jace um pouquinho feinho ahsuahsau não muito,só um pouquinho,é que quando eu lia eu imagina o Jace de uma forma totalmente diferente,quem me surpreendeu tmb foi o ator que interpretou o Magnus e o Luke ♥ juro que eu imaginava a aparencia deles totalmente diferente, a Izzy é exatamente como eu imaginei de aparencia,apesar de imaginar ela mais 'metidinha"e o Alec,bom seilá ta legal no filme. ah e o Raphael não apareceu no filme,caso eles façam o segundo filme baseado no segundo livro (espero que sim) o Raphael será muito importante,quem leu sabe do que estou falando,tmb imaginava a Clary um pouco mais 'quietinha",seilá primeiro filme ela deveria ser mais "ai meu Deus,o que é isso?Demonios existem"Mas não ela já é mais " Vamo pra guerra,bjs" ahshuahsuashau esses livros são os melhores que eu já vi na minha vida,eu super recomendo , os dois primeiros eu emprestei para minha amiga e todo dia eu fico perguntando dos meus livros haushaushau é muito amor ... não gosto nem de pensar em terminar essa série, vou ficar com muita saudade das aventuras deles e do sarcasmo do Jace que eu sou apaixonada ♥♥♥ Obs:ignorem os erros ortograficos é que estou escrevendo com muita rapidez.

    ResponderExcluir
  22. Acredita que eu comprei esse filme na feira com O áudio e a imagem horríveis,só porque eu sou extremamente exageradamente apaixonada por essa série,não me decepcionei muiiiiito com o fime mais muitos detalhes que eram importantes foram modificados...Cadê o Simon virando ratinho?cadê?cadê? ahushaushausha tmb confesso que acho esse ator que interpretou o Jace um pouquinho feinho ahsuahsau não muito,só um pouquinho,é que quando eu lia eu imagina o Jace de uma forma totalmente diferente,quem me surpreendeu tmb foi o ator que interpretou o Magnus e o Luke ♥ juro que eu imaginava a aparencia deles totalmente diferente, a Izzy é exatamente como eu imaginei de aparencia,apesar de imaginar ela mais 'metidinha"e o Alec,bom seilá ta legal no filme. ah e o Raphael não apareceu no filme,caso eles façam o segundo filme baseado no segundo livro (espero que sim) o Raphael será muito importante,quem leu sabe do que estou falando,tmb imaginava a Clary um pouco mais 'quietinha",seilá primeiro filme ela deveria ser mais "ai meu Deus,o que é isso?Demonios existem"Mas não ela já é mais " Vamo pra guerra,bjs" ahshuahsuashau esses livros são os melhores que eu já vi na minha vida,eu super recomendo , os dois primeiros eu emprestei para minha amiga e todo dia eu fico perguntando dos meus livros haushaushau é muito amor ... não gosto nem de pensar em terminar essa série, vou ficar com muita saudade das aventuras deles e do sarcasmo do Jace que eu sou apaixonada ♥♥♥ Obs:ignorem os erros ortograficos é que estou escrevendo com muita rapidez.

    ResponderExcluir
  23. Eu sei que é uma adaptação, mas....acho que deixou muito a desejar, não gostei de muitas coisas rs.
    Assisti o filme e do lado tinha duas adolescentes..que não leram o livro, não sabem como Jace é perfeito, lindo, gostoso, inteligente,...e tudo mais rs. E estas meninas ficavam.."que carinha mais feio, que menina sobrancelhuda, que romance mais chocho, cade o carinha TDB que falaram,..." era so reclamação, e pior que tenho concordar com elas. Cadê as tiradas do Jace, cadê aquela Clary mais petulante,...ai nem sei por onde começar so não curti. Mas fico feliz que teve muitas fãs que assistiram e conseguiram desfrutar do filme, mas eu não consegui, sai de lá frustada, mas agora ja sei, quando ver um trailer enão curti nem vou no cinema, vai ser assim com VA, não vou assistir mesmo!
    beijos.

    ResponderExcluir
  24. Eu li o livro um mês antes de lançar a adaptação,amei.
    Ao assistir o filme, obviamente (como um bom leitor sabe) não esperava ver o livro todo usado como roteiro, mas confesso que gostei, senti falta das (spoiler) motocicletas voadoras dos vampiros, achei que seria algo que não faltaria no filme, mas fazer o que neh.

    A única coisa que ficou realmente UMA BOSTA não foi culpa dos atores, nem diretores, nem roteiristas, nada do povo que produziu o filme, mas sim a DUBLAGEM BRASILEIRA,a começar pela pronúncia do nome da protagonista, toda vez que o nome da Clary era dito no filme, uma lagrima de sangue escorria pelos meus olhos, custava pronunciar o nome da garota certo?

    ResponderExcluir
  25. Oi Thais!! Nossa fiquei louca de curiosidade!! Mas confesso que sou daqueles que sempre lê o livro antes de ver o filme. E não pude ler ainda os livros, principalmente por causa que tenho outras série na frente e pelo valor dos livros. Mas é uma das minhas metas para o ano que vem. E sempre vejo resenhas muito boas sobre está série e claro que minha curiosidade só aumenta. Espero poder conferir o mais breve possível!!
    Bjus♥

    ResponderExcluir
  26. E eu que fui começar a trabalhar um dia antes e nem vi? Estava tudo planejado pra ver na estreia e me ferrei :'(
    Cadê meu Magnus agora? Vou demorar vidas pra poder ver! :'(
    Pelo menos dá pra ver que é bom...

    ResponderExcluir
  27. Meow, eu espere 4 anos da minha vida por esse filme. Então dá pra imaginar como a expectativa tava lá em cima, né?
    Claro que fui na pré-estreia vestida de Shadowhunter e tals...
    No geral, não fiquei decepcionada. Mas senti falta de algumas cenas. Pra começar: O Simon não virou rato! Adoro essa cena no livro e não vê-la no filme foi bem chato. Ainda no Simon, pq não foi ele a matar a Dorothea?
    O spoiler soltado pelo Hodge também não foi nada legal. u.u
    E o Valentin? Porque moreno?
    Mas fora isso, gostei bastante.
    E os atores também não me decepcionaram. Estava insegura quanto a Jemima como Izzy, mas gostei dela no papel.

    ResponderExcluir
  28. Como já fazia muito tempo que tinha lido o livro, não me lembrava de muitas coisas, e ao assisti o filme, comecei a relembrar de quase tudo. O bom é que não percebi esse spoiler que você falou. Rsrsrs
    Mas o que me incomodou um pouco, foram alguns efeitos especiais que deixaram um pouco a desejar. O negócio agora é torcer pra que role mesmo a continuação da série no Cinema.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Meu primeiro contato com livro "Cidade dos Ossos" não foi muito bom. Parei na página 60. Depois que saiu a notícia de que o filme seria mesmo feito, decidi que ia terminar de ler, mais nunca o fiz. Com a divulgação do filme, os trailers divulgados e tudo mais, decidi ler. Meu pai comprou o box com os 4 livros. Li Cidade dos Ossos antes do filme. O livro só é chatinho nas primeiras 100 páginas, depois fica impossível parar de ler. Assisti o filme e não gostei tanto, mas os efeitos especiais ficaram magníficos. O cast ficou perfeito na minha opinião e definitivamente Jamie é Jace como disse a Clare. Espero de verdade que Cidade das Cinzas tenha alguma salvação.

    ResponderExcluir
  30. Meu primeiro contato com livro "Cidade dos Ossos" não foi muito bom. Parei na página 60. Depois que saiu a notícia de que o filme seria mesmo feito, decidi que ia terminar de ler, mais nunca o fiz. Com a divulgação do filme, os trailers divulgados e tudo mais, decidi ler. Meu pai comprou o box com os 4 livros. Li Cidade dos Ossos antes do filme. O livro só é chatinho nas primeiras 100 páginas, depois fica impossível parar de ler. Assisti o filme e não gostei tanto, mas os efeitos especiais ficaram magníficos. O cast ficou perfeito na minha opinião e definitivamente Jamie é Jace como disse a Clare. Espero de verdade que Cidade das Cinzas tenha alguma salvação.

    ResponderExcluir
  31. Comparando com o chamado foi engraçado kkkk
    Eu não li o livro nem assisti ao filme, mas ainda está no cinema então eu ainda posso ver *-*
    Não vi até agora porque quando comentei com um amigo ele disse que o filme era ruim e tal, ai nem fiquei querendo assistir.
    Uma trilha sonora dessas, quem não gosta? hahaha

    ResponderExcluir
  32. Não li o livro e nem assisti ao filme ainda.
    Vou seguir sua dica de ler o livro primeiro, só não sei quando começarei já que ainda não tenho o livro, mas pretendo começar logo.

    ResponderExcluir
  33. Eu odiei o livro, assim como odiei Crepúsculo (o comentário da Meyer sobre o livro já me fez perder a vontade de le-lo).

    Não pretendo assistir ao filme, a menos que eu nao tenha NADA melhor pra fazer

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!