[Resenha] Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos - Editora @galerarecord

postado dia 29 agosto 2013

Titulo Original: City of Bones: The Mortal Instruments
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Série: Os Instrumentos Mortais - Livro 1
Ano: 2013
Edição: 11°
Páginas: 462
Gênero: Ficção Americana 


Sinopse:Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.(Skoob) (Orelha de Livro)

Cidade dos Ossos para mim foi uma leitura repleta de clichês, e se você me conhece, sabe muito bem que eu não tenho problema algum com isso. Quando me refiro a clichês, quero frisar que falo em relação aos diversos outros livros de Fantasia que temos no mercado atualmente. Mas mesmo Cassandra Clare tendo apostado em algo tão comum hoje em dia - triangulo amoroso, vampiros, lobos, bruxos, entre outros - o primeiro livro da série 'Os Instrumentos Mortais', me conquistou completamente, e o tornou único no meu ponto de vista.


Tudo começa quando Clayre testemunha um assassinato dentro de uma boate, o que na verdade se trata de caçadores de sombras executando um demônio. Mas Clary é uma adolescente novaiorquina comum, que não acredita em seres de outro mundo, isso até o dia em que um desses demônios invade sua casa para matar sua mãe. A partir daí ela vai atrás de Jace, o garoto que ela viu cometendo o 'assassinato na boate', e é com a ajuda dos caçadores de sombras - Jace, Alec e Isabelle -, e seu melhor amigo Saimon, que Clayre irá se aventurar em um mundo totalmente diferente de tudo que ela conhece, para salvar a vida de sua mãe. Só o que ela não contava era descobrir que tudo o que sabe sobre sua vida e sua família não passam de informações falsas, criadas por sua mãe para protege-la. Mas protege-la do que, ou de quem?

Eu nunca tive muita curiosidade em ler essa série, justamente por se tratar de uma série, e eu estar evitando o envolvimento com esses tipos de livros antes de terminar as sequências que já estou acompanhando. Porém dois fatores me fizeram mudar completamente de ideia. 1) Os elogios que uma blogueira que eu confio muito faz a série, e 2) O fato do filme estar sendo exibido nos cinemas este mês e o trailer ter me deixado ainda mais entusiasmada com a história. E para ser super sincera com vocês, esse livro era tudo o que eu estava precisando depois de ter lido Kiera Kass.



É claro que como todo bom livro este não se desenrola logo de cara, e isso faz com que o inicio da leitura seja meio vago, mas a cada página que avançamos as pontas vão se amarrando. Cassandra Clare narra sua história em terceira pessoa, o que nos dá uma visão mais ampla de cada personagem, que por sinal são vários, mas que tem o incrível dom de se tornarem inesquecíveis e essenciais para o desenvolver da trama. Eu me envolvi tanto com eles que foi possível ver além do que eu estava lendo de cada um, tanto é que no final da leitura todos os meus palpites se concretizaram, e creio que só o próximo livro será capaz de me fazer ter uma opinião mais concreta sobre a autora.

Para resumir quero dizer que o primeiro livro da série foi muito bem introduzido, ele é a grande porta de entrada para o que promete ser mais uma jornada incrível. Recomendo para aqueles que gostam do gênero pois além de seres fantástico 'Cidade dos Ossos' trás muita aventura e personagens que irão te levar do amor ao ódio - ou vice e versa - em um piscar de olhos. E para aqueles que acham que histórias com triangulo amoroso, vampiros, lobos, bruxos, entre outros, são todas iguais, isso pode ser bem diferente quando você os juntam com os caçadores de sombras.

NOTA: 

O único problema que eu tive com este livro foi em questão da diagramação, por engano eu recebi a versão econômica no lugar da versão que eu comprei. Quem viu o vídeo da caixinha do correio sabe do que eu estou falando. Mas já entrei em contato com a editora e eles ficaram de fazer a troca do exemplar para mim. Vou explicar melhor em um novo post que deve sair pela semana que vem. Mas sobre a versão econômica eu posso dizer que não gostei muito, pois as páginas são megas finas, parece papel de ceda, e acaba atrapalhando a leitura pois o que está escrito na página a seguir fica aparecendo. Falo mais sobre a versão econômica em um novo post, ok?! Me digam o que acharam da resenha e abaixo vou deixar o trailer do filme para vocês.

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Awn, eu li esse livro faz um ano e pouco, mas ele foi tão bom, que marcou com a história, mesmo hoje sendo tão clichê livros de tramas com seres sobrenaturais e triângulos amorosos,etc. Me fascinei pelo livro e estava há tempos querendo continuar, mas como você, tenho outras séries para terminar e acabei deixando essa de lado. Com o filme, que já assisti por sinal (lindo), me despertei novamente para ter os livros em mãos e reler o primeiro <3

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério amiga? Eu estou doidinha pra ver o filme, acho que vou amanhã no cinema, mas aqui na minha cidade só está passando em um horário ... =S

      Excluir
  2. Já li esse livro a algum tempo, na verdade já li pelo menos umas 3 vezes eu amo essa série e estava relendo ele a algum tempo atras mas não terminei. Li os 3 primeiros livros em sequencia e acho que se não tivesse sido assim teria pirado. O meu livro de cidade dos ossos também é versão econômica no dia nem me dei conta só vi quando cheguei em casa. Ainda não vi o filme por que infelizmente não passou no cinema daqui.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenha gostado do livro, novamente, acho uma pena que você tenha recebido a versão econômica. Tenho certeza que a medida que você ler os demais livros vai se apaixonar pelo universo criado pela mente brilhante da Cassie. Já assisti o filme, e eu amei, foi o mais fiel possível dentro de uma adaptação, não teve qualquer mudança drástica que pudesse atrapalhar a sequencia (que graças a Deus foi confirmada, mesmo que a bilheteria não esteja indo bem). Enfim, bem vinda ao mundo dos Shadowhunters, ainda tem muito para você descobrir :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah só uma coisa, depois da uma relida na resenha que tem uns nomes de personagens escrito errado, Simon, Clary. Só para a resenha ficar arrumadinha e ninguém vir te encher o saco u.u

      Excluir
  4. fico feliz que tenha gostado! comecei a ler a serie o ano passado e estou lendo atualmente o 5 livro ( comecei hj *--*) realmente é um pouco clichês com toda essa onda de vampiros, lobos e tudo mais, mas eu gostei muito. meu personagem preferido é Magnus, Jace foi meu querido só do 1 livro, depois achei ele um pouco "Clary vc é tudo pra mim" e acho isso de romance mt chato. a ideia foi muito boa com todos os mistérios que estão vindo por ai ( nao vou contar nada hahaha. vamos ao filme: tambem gostei. apenas 2 coisas que me deixou triste: 1- valentin parece que vive na rua, quando no livro ele é todo elegante. 2- tudo bem que ninguém gostou muito do ator que faz Jace, mas o problema dele foi a atuação. ele não é sarcástico como o verdadeiro Jace, ele é sem expressão (foi oq achei). ate comentei em um dos videos, acho, que nao é só na edição econômica que as letras estão faltando. tem muitos erros que o leitor acaba se perguntando "que palavra é essa", é algo da editora. quanto a folha ser fina, acho que é da edição econômica, espero que consiga trocar. boa sorte.
    beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Juro que nunca, NUNCA MESMO soube do que se tratava esse livro. Sempre evitei resenhas e não sei por qual motivo... Estranho né? Pois bem, vou ler a sua Thais! Já tá na hora de eu saber o que tem esse livro que conquistou milhares de pessoas...
    Me surpreendi com o livro! Deve ser uma leitura muito gostosa, sério. Quando eu tiver tempo e money (submarino me fali), vou correndo comprar o vol 1 :) Gosto muito de seres fantásticos :)
    Eu vi o vídeo do correio e bom, deve ter sido uma pena mesmo :( Eu já tinha visto o livro na livraria e o folheei, achei a diagramação perfeita!!
    O trailer é muito, muito intrigante!
    Beijos

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo a leitura Ca, quando tiver $$ compre sim, ele é muito bom!! Eu vou fazer um post novo sobre este caso do livro pois a editora foi mega atenciosa comigo!!

      Excluir
  6. Estou lendo este livro no momento, não tinha a intenção de lê-lo por agora, mas com a chegada do filme quero terminar a leitura e correr para o cinema e o melhor de tudo estou amando a história e os personagens rs

    Beijos
    Dri,
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro em português e inglês e amei! Ainda não assisti o filme, mas soube que ele é muito fiel ao livro, porém toda adaptação sempre tem algumas diferenças.

    Estou agora com o Cidade das Cinzas para começar, espero que seja tão bom quanto o primeiro

    Bj,
    Vanessa
    http://bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Thais!

    Também li o livro nesse mês e tivemos as mesmas impressões. Adorei a história e já estou ansiosa pelo próximo. Tenho que escrever a resenha, pois ainda não parei para fazer isso. Adorei a sua e estou louca para ver o filme, pois ainda não consegui.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou doido para ler esse livro Thais *---* Eu acho super fofinhos os brilhinhos da capa kkkkk ><. Espero ler em breve! Adorei sua resenha, me deu vontade de pegar o livro agora pra ler rsrs. Com a estreia do filme, quero lê-lo o mais rápido possível ;D
    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá lindona, tudo bem?
    passando por aqui e achei seu canal, e estou adorando
    gostaria de te convidar para conhecer o meu também!
    te espero lá hein :)
    beijinhos e fiquem com Deus
    Laís
    http://bepretty1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li, mas tenho curiosidade em ler e como minha amg os tem, pegarei emprestado õ/ Parece ser bem legal, tá certo que eu não imaginava que fosse tanta fantasia assim, pensei que falasse de algo diferente, mas mesmo assim parece ser interessante. Eu adorei o trailer do filme *--* O que me faz ter mais vontade de ler o livro!
    P.S. Sinistra a menininha no final do trailer o.O rs

    ResponderExcluir
  12. Ai meu Deus que linda!
    Leu e deu 5 estrelas!!!!
    Estou muuuito feliz por você ter gostado! Hahaha
    Adorei a resenha
    TMI é muito amor <3

    Beijinhos

    Paula,

    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu amei a resenha.Na semana passada a minha amiga da facul falou desse filme e eu nem sabia que era livro O.o. geralmente não leio esse tipo de livro,mas sei lá,sempre tem algo de atrativo nessas histórias né?E os escritores estão ficando cada vez mais criativos :)

    E uma observação: seu blog é lindooooooooooooo *_*

    Beeijos e até mais!

    ResponderExcluir
  14. Li recentemente por cauda do filme..gostei bastante do livro..apesar de em algumas partes ser meio cansativo..adorei o filme ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Li recentemente por cauda do filme..gostei bastante do livro..apesar de em algumas partes ser meio cansativo..adorei o filme ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Thais! Eu amei a resenha e amo as suas fotos! são sempre perfeitas :) dos 3 livros que eu li dessa série, esse foi o que eu menos gostei, mas foi um bom livro de início de série, como vc disse, adorei o trailer e tô louca pra assistir esse filme! ainda não fui!
    beijos!
    www.superbookaholic.com

    ResponderExcluir
  17. Bem feito para um começo de série não é? Gostei de como a autora fez um bom plano e as ideias foram fluindo tão bem nos próximos, é gostoso de ler e dá vontade de mais. A série toda é É muito boa, do tió que faz o leitor (ao menos eu) desejar coisas como: quero casar com o Jace, ter um caso com o Magnus, pegar o Alec por fora, sair pra balada com a Isabelle, dar uns abraços no Simon e fazer cafuné no Presidente Mial. Sentiu o amor por esses livros? xD
    E é tanto amor que nem conseguir ver o filme eu consegui! Bosta de trabalho :'(
    Trabalha não gente, é só canseira xD

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!