[Resenha] - A Elite @Cialetras

postado dia 05 agosto 2013

Titulo Original: The Elite
Autor: Kiera Cass
Editora: Companhia das Letras
Série: Livro 2
Ano: 2013
Páginas: 360
Gênero: Romance, Literatura Infanto-juvenil 
Onde Comprar: Fnac, Livraria Travessa, Livraria da Folha, Saraiva

Sinopse: A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos. America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz. (Skoob)

'A Elite' é o segundo livro a série 'A Seleção' - resenha aqui - da autora Kiera Cass. Lembrando que um pequeno conto, chamado 'O Prícipe' - resenha aqui - também foi escrito pela autora, e nele temos o ponto de vista de Maxon, até o momento em que ele conhece America. Se comparada a sinopse acima não creio que algo possa ser dado como spoiler nessa resenha, mas a leitura dela fica por sua conta e risco.

Mais uma vez a escrita de Kiera não me decepcionou. A narração continua tão boa quanto no seu primeiro livro, e os personagens tão envolventes como o dia em que os conheci. O único problema é que como estamos dentro da cabeça de America, acabamos tendo as mesmas dúvidas e indecisões da protagonista. Eu desde o começo fui a favor de Maxon - não sei porque mas sempre escolho um lado dos triângulos, nunca fico indecisa, ou pelo menos nunca fiquei até hoje - mas o conto que li antes deste livro me deixou um pouco na duvida e enquanto lia 'A Elite' as duvidas só se multiplicaram. Juro que cheguei a odiar Maxon duas vezes durante esta leitura, e desejei que America ficasse logo com Aspen - mesmo nunca tendo ido com a cara dele - mas o final do enredo tudo mudou, vi que Maxon nunca deixou de ser aquele cara fofo que conheci no primeiro livro, e que na verdade, America é que é uma grande idiota nessa história.

Em meio a suas duvidas de se poderia ou não ser uma boa princesa, e se Maxon era realmente quem ela pensava, America não se dava conta que só o aproximava mais das outras garotas e o afastava dela. E consequentemente acabou se esquecendo que 'A Seleção' nada mais é que uma competição. - Seja pela coroa ou pelo coração do príncipe, não deixa de ser uma competição. - E ao modo que ela se aproximava de Aspen, abria espaço para que Maxon se aproximasse de Kriss e Celeste. Foi aí que eu achei ele um grande cafajeste, porém por outro lado quem criou essa situação foi exatamente America, então nada mais justo do que ela arcar com as consequências. Além do mais, não seria justo o príncipe não tentar ser feliz de outra maneira.


O que pude concluir é que ambos passam por uma situação delicada, de importantes escolhas, e que na verdade não é só Maxon que tem uma escolha a fazer, mas America também. E o que eu achei mais legal é que a autora não fez seu segundo livro girar somente nisso, em meio a tanta indecisões e mal entendidos, ainda tivemos uma aula sobre Illéa, e conhecemos os mistérios que envolve o fundador do país. Outro ponto que não posso deixar de citar são os rebeldes e as invasões ao castelo, que a cada vez que apareciam na história me faziam temer ao que poderia acontecer as queridas criadas de America, que eu tanto me apeguei. E o mais importante de tudo, foi concluir a leitura com uma decisão da nossa protagonista, tal decisão essa que promete grandes emoções para o terceiro e ultimo livro da série, já que um novo e poderoso vilão acaba de ser desvendado.

'A Elite' tem tudo o que um segundo livro de uma série tem que ter para ser bom, e em momento algum me pareceu que a autora quis ficar enchendo linguiça. O enredo foi bem desenvolvido, me trouxe uma visão mais ampla do primeiro e me fez ficar pensando nas respostas que vou encontrar no terceiro. Para concluir, enquanto eu quis devorar 'A Seleção' para saber o que estaria ainda por vir, em 'A Elite' fiz questão de enrolar na leitura. Me doía pensar em termina-lo e deixar de conviver com meus personagens favoritos até dois mil e quatorze. Por isso super o recomendo para quem leu o livro anterior, e para quem ainda não leu nem o primeiro, tudo o que posso dizer é: O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO AINDA?? ACORDA MENINA(O)!!

NOTA: 

Comentários via Facebook

62 comentários:

  1. A famosa A Seleção... Tenho vontade mesmo de ler essa série. Tenho apenas o e-book O Príncipe, mas sempre tive receio de le-lo, não antes da série...
    E a resenha ficou fantástica!

    Abraços!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Di, estou só esperando pra ver como vai ficar esse lance com a lei das promoções, e vou fazer um sorteio dos livros da série aqui no blog ;)

      Excluir
  2. As pessoas adoram me deixar na vontade! Todo mundo falando nesse livro e acho que só eu não li rsrsrs
    É muito bom ler na perspectiva da protagonista, mas também atrapalha... Como o que aconteceu com você, viu o Maxon de um jeito que a America queria que você visse :/ Mas li muito sobre ele e ele é muito querido rs Todas amam!
    ACOOOOOOOOORDEI THAIS!
    Vou amanhã mesmo pegar A Seleção e ler viu? Fique tranquila rsrsrs
    Beijos <3

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shauhsauhsa...ai que legal Carol, vai sim o livro é ótimo, eu estou doida pela continuação *-*

      Excluir
  3. Agradeço por você não ter soltado spoilers grandes que acabassem com a emoção de ler 'A Seleção', pq ainda não li e quero ter surpresas xD Mas vi que a protagonista é daquelas que da vontade de dar uns tapinhas, né? Por que elas quase sempre são assim? Eu sempre acabo apegada ao carinha(às vezes até aos dois, se for um triângulo) e quero gritar pra mocinha parar de ser lenta LOL Unico ponto negativo que eu posso ter ao ler por agora, é que eu sou muito ansiosa!
    Ótima resenha, estou cada vez com mais vontade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de sopiler e acho que realmente não liberei muitos nessa resenha. Porém sempre fica aquela sensação de que não fui bem em expressar tudo o que senti com este livro maravilhoso!!

      Excluir
  4. Minha vontade de ler essa série é muito, muito grande.
    E é ruim isso né? A America apresentando o ponto de vista dela confunde o nosso, isso é automático. Mas ainda bem que você percebeu que o Maxon não é tudo aquilo rsrsrs
    ACORDEI THAIS!!!!!!!
    Vou hoje mesmo atrás desse livro!
    Bjs

    estantedasfadas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum dos livros, quando eu vi A Seleção ate fiquei com vontade de ler (Gostei da capa, fazer o que gosto de capa bonita ^^), mais quando descobri que tinha esse triângulo perdi a vontade. Triângulos amorosos me dão nos nervos, ainda mais se eles se prolongam por vários livros, pois eu sei que se no final não ficar com quem eu quero irei ficar com um ódio tão grande que vou querer colocar colocar fogo nele (Brincadeira, tenho um livro que odeio e está ate hj na estante). Talvez um dia eu leia, quando alguém me convencer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsauhsauhsau ... sou viciada em triângulos amoroso *-*

      Excluir
  6. Ainda não li a seleção, nunca tinha me intusiasmado com esse livro. mesmo a capa sendo linda xD.
    Mas agora que li a resenha de a Elite me interessei pela série...e já está na minha lista para eu ler!!

    ResponderExcluir
  7. Vi tantas opiniões favoráveis sobre esse livro, que assim que eu puder, vou comprar... adorei sua resenha, vc escreve bem suas opiniões...
    bjs

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria, mas sempre que leio um livro assim acabo achando que a resenha não expressou bem o que eu queria ^^

      Excluir
  8. Morro de vontade de ler essa série eu tenho os livro em pdf e ainda não li, vou esperar um pouco e ler mais para frente. Parabéns pela otima resenha :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Brubs *-* eu realmente gostei muito desta série, virou uma das minhas favoritas, com certeza!

      Excluir
  9. Eu estou meio confuso com relação a esse livro, porque uns falam que ele é bom e outros falam que ele é ruim, mais depois da sua resenha acho que vou dar uma chance pra ele.
    BJO Lucca.
    Novo post no meu blog, dá uma olhada.

    -Palavras Tóxicas-

    palavrastoxicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vi muito mais resenhas positivas do que negativa desta série ^^

      Excluir
  10. Confesso que me decepcionei bastante com A Elite. Achei a indecisão de America um porre e durante a maior parte da leitura duvidei da inteligência dela. Sem contar que as invasões era muito "REBELDES! TODOS CORRE! AGORA TODOS VOLTA! REBELDES! TODOS CORRE OUTRA VEZ! AGORA TODOS VOLTA DE NOVO". Mas ainda quero ler o terceiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sahushausha ... eu ri com seu comentário sobre os rebeldes. Por um lado intendo a America, por outro queria estrangula-la. E no ponto de vista da personagem o Maxon deu algumas mancadas né, até eu duvidei dele. rsrsrs ... mas tbm estou mega louca e curiosa pela continuação.

      Excluir
  11. Olá :)
    Então, eu acabei decidindo por não ler a resenha UAHUSAHS Eu sempre pego alguma parte que me faz pensar que é spoiler, mesmo não sendo. Enfim, mas vi as fotinhos que você tirou, bacanas :) Então, ainda não li o primeiro livro, mas espero gostar e poder ler o segundo também. É isso.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs ... espero que vc possa ler logo a série é bem legal Van *-*

      Excluir
  12. Oii!!
    Não vou ler a resenha por conta dos spoiler! Mas quero muito ler essa série! Só vejo ótimas resenhas sobre ela!
    Beeijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  13. Oi Thais!

    Eu tive a mesma impressão que você. Essa indecisão da América é irritante, mas confesso que o Maxon também me irritou. Aliás tive alguns problemas com os personagens, pois nenhum deles me cativou. Adorei a resenha, ainda que não tenha gostado tanto quanto você.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, eu me envolvi muito com eles, principalmente Maxon e America, mas a indecisão dela atrapalhou meu relacionamento com a personagem mesmo, porém me parece que ela acordou pra vida e vem com tudo nesse ultimo livro. Vamos ver né xD

      Excluir
  14. E eu aqui com o meu mas não peguei o primeiro pra ler ainda....Só eu fico querendo ler tudo de uma vez? Achei tão boa essa trama que se for pra ler pausado, dependendo da demora que é pra lançar o resto, aí não quero conferir. Esperando o próximo pra pegar tudo de uma vez e ver o que acho. Mas é bom demais não é? Doida pra conferir também *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a série é muito boa eu tbm prefiro ler tudo de uma vez ... kkkkkk ... o duro é quando ela não é e vc comprou a coleção inteira né rsrsr... mas isso não é o caso de A Seleção, pode apostar!

      Excluir
  15. Eu adoreeeei A Elite..gostei mais desse do que de A Seleção e tanto em um como no outro da vontade de entrar dentro do livro e estapear a America..Aspen teve mais destaque nesse livro assim como Maxton e sinceramente estou dividida entre os dois =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre sou tão decisiva nos triângulos, logo de cara já tenho minha opinião formada ... kkk .. sou a favor de Maxon!

      Excluir
  16. A Elite é maravilhoso, a autora conseguiu nos deixar ainda mais ansiosas para The One. Amei a resenha :)
    Team Maxon aqui õ/

    Beijoos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que ótimo que você também gostou de A Elite Thais ;D
    É maravilhoso quando lemos uma série e fica sempre com um gostinho de quero mais,quero comprar os livros o mais rápido possível, não sei oque ainda estou esperando rsrsrs.
    Beijoos
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Thais, esse é um livro que eu estou louca para ler! A Seleção me deixou muito curiosa para ler o livro seguinte e fico feliz que o segundo volume não te decepcionou, pois, o que acontece na maioria das trilogias, é o segundo livro ser apenas uma enrolação!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc! Muitas trilogias acabam pecando no segundo livro, mas aqui isso não aconteceu xD Para nossa alegria.

      Excluir
  19. Oie
    eu tbm li esse livro e amei!!
    otima resenha. mal posso esperar pelo próximo livro

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  20. Quero taaaaanto ler eles! Li o comecinho de O príncipe, mas disseram que é bom ler apenas quando já leu o primeiro, então deixei pra lá, mas to mega curiosa pra ler, só que ao mesmo tempo, devido ao seu post anterior da caixinha de correio, fiquei um pouco na dúvida, porque se o terceiro só vai lançar em 2014. não sei se vou aguentar até lá, já sabendo da história e querendo a continuação, mas ficar sem saber nada também é complicado, rs Dúvida cruel, ler ou não ler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sahusahuash ... eu estou na maior depre por conta disso! Mas foi bom ler os livros já publicado da série. Leia O Príncipe depois de A Seleção mesmo, é melhor.

      Excluir
  21. Nossa amiga estou ansiosa para ler esse livro, já li várias resenhas sobre ele, até baixei o e-book do livro O Principe preciso me programar!
    Desculpe passar assim tao rápido flor, vou viajar mas segunda to e volta!
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Já adquiri o primeiro livro desta série, mas estava em dúvida sobre a sua leitura. Sabendo agora com a sua resenha que o segundo também é bom deu uma animada em começar.

    Parabéns pelo blog, vou seguir.

    Abss
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando xD Leia sim, a série é muito boa!

      Excluir
  23. nao gosto de romances, mas essa serie esta dando o que falar. todo mundo comenta e ate mesmo minhas amigas que não gostam de romance estão entrando nessa onde de princesas. ainda estou com um pé atras para ter coragem de comprar a serie. tenho outros livros na lista de espera, mas se por acaso tiver a oportunidade de ler nao vou rejeitar. todo boa leitura é bem vinda! gostei da resenha e espero gostar da serie como vc! :)))

    ResponderExcluir
  24. Dude, nao vejo a hora de poder ler essa serie sou encantada por essa autora. America fica bem dividida em Elite me pareceu que cada sequencia o livro fica mais tenso, nao vejo a hora de poder ler!!

    xx

    ResponderExcluir
  25. Amo histórias assim. E esse romance é um dos que mais leio elogios e aclamações. Sei que vou adorar ler e conhecer a história que tantos se encantaram. Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Será que melhora? Não li o primeiro, ainda pretendo ler, mas tenho a impressão - de tanto que falam - que pegarei um certo ódio da personagem América. Já me falaram diversas vezes como ela é irritante, espero que não seja assim.

    ResponderExcluir
  27. Eu ainda não li "A Seleção" e saber que esse é a continuação me deixa louca, porque eu ainda não li o primeiro e saber que já tem o segundo bate o desespero kk sério amo essa história só pelas milhares de resenhas que li, estou tentando arrastar minha mãe pra livraria mas ela foge de mim :(

    ResponderExcluir
  28. Estou louco para ler essa série, não me importo se ela é voltada para o publico feminino, é uma distopia e eu amo distopia.

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li "A Elite", espero fazer isto em breve. Já li a resenha em outros blogs e em alguns, a sequência recebeu duras críticas, inclusive que a autora encheu linguiça. Confesso que me simpatizei mais pelo Maxon, porque antes de tudo ele é um bom amigo. Aspen também é legal e ama de verdade América. Até para quem está lendo, as vezes fica em cima do muro e acaba entendendo a indecisão da protagonista. Espero ler em breve A Elite pra tentar descobrir o ódio pelo Maxon. hahaha

    ResponderExcluir
  30. Por esses dias quase que eu fiz o download de "O Príncipe", mas sei lá, será que daria certo sem antes ter lido a série? E as resenhas são tão boas, minha curiosidade é tão grande que eu ainda me pergunto: "TÁ ESPERANDO O QUÊ, MUIÉ!?"
    kkkkk. Certamente o teu "Acorda Menina!!!" foi pra mim!!! :D

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da resenha, já li o livro e gostei muito apesar de não ter achado tão bom quanto o primeiro

    ResponderExcluir
  32. Não resisti e tive que ler a resenha rsrsrs
    Ler só me deixou mais culpada e compulsiva pela aquisição dos dois livros. Amo distopias e apesar da história contar um pouco sobre a pompa e circunstância da realeza, sinto que o enredo não será um mar de rosas não rsrsrs E amo triângulos amorosos! Em Estilhaça-me (uma distopia que amo) fiquei em dúvida durante todo o livro, mas quando li Destrua-me fiquei empolgadíssima com a perspectiva do lindo do Warner *-*

    ResponderExcluir
  33. Me parece que a Kiera Cass é apaixonada por esse negócio de 'príncipes' e 'princesas'... podia existir coisas do tipo na vida real, né? :(

    Enfim, como já disse na resenha do primeiro livro, esse segundo da série parece ser melhor que o outro A capa é maravilhosa, o enredo é maravilhoso... ai, ai!

    ResponderExcluir
  34. Que bom que esse segundo livro da série não sofreu da Síndrome do Segundo Volume, e continuou mantendo um ótimo nível, como o primeiro. É legal quando os autores imprimem cenas e situações da maneira adequada, e não ficam enchendo linguiça, como você falou. O grande problema é ter que esperar até o ano que vem para concluir a leitura da trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. Oi Thais,sua resenha expressou muito bem o livro "A Elite"!
    Na expectativa para ler e deixar que a história de América me conquiste também!
    Super ansiosa também para ler "The One",a capa está um sonho!

    ResponderExcluir
  36. De cara eu já me surpreendi pelo fato de ainda estar rolando uma seleção. Eu achei que isso ia ser decidido no primeiro livro e o desenrolar da história seria baseado nessa escola. Foi uma jogada de mestre a autora dividir entre seus livros essa seleção, deixando o leitor cada vez mais curioso em descobrir o desfecho da história.
    Nesse livro, percebemos melhor a relação entre o príncipe e America, e também com os outros fatos ao seu redor. Adorei a premissa, quero muito ler os dois livros!

    ResponderExcluir
  37. Como ainda não li o primeiro livro, ainda não tenho uma ideia tão coerente quanto ao segundo livro ou posso criticar ou elogiar algo, mas pelo que vi pela sua resenha, o livro começa a focar nas relações de ambos não só entre si, mas interagindo com outros.
    Creio que a autora procurou desenvolver mais seus personagens, afinal, é seu penúltimo livro, taí, talvez, o motivo da raiva de um ou outro (?) AHUEHA
    Beijos!

    P.S.: queria eu ter a sua capacidade de escolher somente um lado do triângulo hahah

    ResponderExcluir
  38. O desafio de uma continuação manter o sucesso é enorme! Ainda bem que a autora tem habilidade para manter os leitores instigados em seguir adiante, com uma trama bem costurada e personagens interessantes, o que acho mais importante. Coisa mais chata ler sobre personagens nada empáticos, não é? Gostei da sua colocação sobre outros temas paralelos à trama: a questão das escolhas do príncipe e de América. COmo isso vai acabar? Quero ler pra saber.

    ResponderExcluir
  39. Como não li "A Seleção" não tenho muito a dizer, só a curiosidade de ler mesmo.
    Adorei a resenha, mas ela serviu mesmo pra me deixar morta de vontade de ler hah

    ResponderExcluir
  40. Uma questão muito ruim das continuações é que muitas das vezes a narrativa se perde. Mas aparentemente, Kiera Cass conseguiu ultrapassar isso e dar um prosseguimento digno à série. Ainda não li o primeiro, mas quero muito dar início à essa leitura.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!