[Resenha] Jogos Vorazes - @editorarocco

postado dia 17 julho 2013

Título Original: The Hunger Gamaes
Autor:  Suzanne Collins
Editora: Rocco
Série: Livro 1
Ano: 2011
Páginas: 298
Onde Comprar: Livraria da Travessa, Saraiva, Livraria da Folha, Fnac.
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? ( Skoob)

Oi , oi , oi , oi , oi

Alguém percebeu a animação com os diversos Oi's?? Hahahaha, pois é eu não estava me aguentando de tanta ansiedade para escrever esse post, e até que fim cá estou hahaha.

Então lembram-se do evento de sagas que rolou aqui em BH e eu fui? Pois é, durante o evento eu prometi a mim mesma que leria todas as sagas possíveis, daria a todas uma oportunidade de me conquistar haha. Mas como eu já tinha esgotado minhas finanças para livros eu tive que contar com o bom coração de amiguinhos para me emprestarem os livros haha.

A trilogia de 'Jogos Vorazes' foi a primeira chegar em minhas mãos e a curiosidade foi tanta que eu deixei todas as outras leituras de lado e me dediquei somente a trilogia haha. Só uma pequena observação, eu estava tão empolgada que li o primeiro livro em uma semana, e diga-se de passagem essa semana foi a semana que estava entregando e fazendo todos os trabalhos finais da faculdade, então imaginei como foi corrido hahha.

O livro nos trás a história da Katniss Everdeen, uma garota comum do distrito 12, que tem como missão de vida manter a irmã mais nova - Prim - e sua mãe alimentadas e com vida. Mas o destino parece não querer cooperar com isso e no dia da colheita Prim é eleita como TRIBUTO e Katniss a fim de salvar a irmã se oferece como voluntaria. 

Após escolhido o Tributo feminino é a vez de eleger um Tributo masculino, para representar o distrito 12, nos jogos que ocorre todos os anos e é organizado pela Capital, líder de todos os distritos de Panem. Peeta Mellark é eleito, e então, o distrito 12 tem seu casal representante para a Septuagésima Quarta edição dos Jogos Vorazes.

Os Jogos vorazes, que surgiram a 74 anos atrás - quando o distrito 13 foi destruído após ter  iniciado  uma rebelião contra o domínio da Capital -  foi a maneira que a Capita achou para  punir os distritos restantes e assim demonstrar seu poder. Logo cada distrito é obrigado desde de então a enviar dois Tributos, um menino e uma menina - com idades entre 12 á 18 anos -, para se juntarem em uma arena e lutarem até a morte.

.
Selecionados os Tributos, eles parte em direção a Capital, aonde  viverão, serão treinados e preparados para os Jogos Vorazes. Durante o caminho Katniss divide seu pensamento em: Como sobreviver ao jogo e como poderá matar Peeta, sendo que anos atrás ele lhe salvou a vida.



Quando tinha 12 anos o pai de Katniss sofreu um acidente na mina de carvão aonde trabalhava e morreu, devido a isso sua mãe entrou num processo de depressão no qual se afastou das filhas e as deixou a própria sorte. Após dias passando fome e sentindo que iria morrer Katniss é salva por Peeta, filho do padeiro, que joga para ela pães queimados - que ele queimou propositalmente - afim de ajuda-la. É por isso que Katniss se ente em divida com Peeta e não sabe se será capaz de mata-ló.

.
Chegando na Capital os Tributos são entregues a uma equipe de preparação, onde passam por processos de transformação e "embelezamento". Cinna é o estilista que fica responsável por Katniss, sendo ele visionário e inovador, acaba planejando figurinos para o casal do distrito 12 que deslumbram e encantam toda a sociedade de Panem, e algo que nunca aconteceu ocorre, os Tributos do 12 se tornam o centro das atenções dos Jogos Vorazes.

Katniss não é uma garota muito carismática e como o distrito 12 está sobre o foco das atenções agora, Haymitch, instrutor de Katiniss e Peeta, arquiteta um plano no qual os Tributos do 12 se passarão por "Amantes desafortunados ", para que Katiniss ganhe maior prestigio junto ao publico de Panem.  No inicio Katniss é totalmente contra o "teatro" armado por Haymitch, mas acaba sedendo.

.
Os jogos se iniciam, e os vinte e quatro jovens são confinados em uma arena, deixados a própria sorte. Distraída por Peeta, Katniss não consegue ir até a Cornucópia - que é um lugar aonde os idealizadores dos jogos deixam para os tributos uma certa quantidade de alimentos, armas e outras coisas que auxiliaram na sobrevivência dos jogadores. - então com uma bolsa roubada de um dos Tributos, morto logo no inicio do jogo, Katniss foge para dentro da mata na arena e passa a se esconder então dos outros Tributos.

Os dias começam a passar e Katniss sozinha na arena, percebe que o fim do jogo se aproxima quando a cada noite o canhão explode deixando no céu o rosto dos Tributos mortos naquele dia estampado no céu.  

Por estar distante de mais, Katniss é atacada pelos idealizadores do jogo com bolas de fogo, para que ela tenha de retornar e assim se aproximar dos outros Tributos, o que levaria a uma luta. Durante a fuga ela é a tingida por algumas faíscas do fogo e acaba machucada, ainda no caminho ela  encontra com um grupo de Carreiristas - Tributos dos distritos mais importantes de Panem e que são treinados desde o nascimento para os Jogos - e Peeta, todos eles indo a  sua caça para poder mata-lá.

Katniss consegue se salvar do grupo escalando uma árvore e se mantendo lá. 

.
Rue uma tributo do distrito 13,  que se afeiçoou a Katniss  resolve avisa-la sobre um enxame de teleguiadas - Vespas modificadas pela Capital -  que esta no mesmo galho onde Katniss esta pendurada, e assim surge na mente de Katniss uma plano para que ela possa descer da arvore e fugir dos Carreiristas e de Peeta.  

Katniss cerra o galho e as Teleguiadas atacam ao grupo de Carreiristas, assim ela consegue não só fugir como também um arco-flecha. Rue Katniss formam uma dupla e começam a se proteger e a lutar contra os carreiristas. 

Enquanto executam um plano de Katniss, para deixar os Carreiristas sem alimento o que consequentemente os levariam a morte, a dupla se separa e nesse meio tempo Rue acaba morta por um garoto de outro distrito.

Nesse meio tempo os idealizadores mudam a regra principal do Jogos Vorazes, e ao invés de um, agora poderão ser dois os Jogadores vencedores, contanto que eles sejam do mesmo distrito, e é assim que Katniss inicia sua busca atrás de Peeta.

Vou parar por aqui , para não dar Spoiler.

.
Eu confesso que amei o livro, e ele me despertou a vontade de ler o restante da trilogia. O Livro é muito bem escrito, e eu só encontrei uns poucos errinhos, mas que eu acredito ter passado despercebido durante a edição. Outro ponto que me fez amar a Trilogia foi o fato de não ter vampiros, lobisomens e bruxos na história, pois apesar de ama-los, admito que já estou um pouquinho enjoada dessas criaturas magicas  hahahaha, mas mesmo assim vou continuar lendo livros assim!

Uma pequena observação a ser feita é, quão inteligente foi Suzanne na construção da história de Panem, pois no inicio eram exatamente 13 distritos mais a capital, assim como no inicio da colonização Norte Americana, nós tínhamos as 13 colonias mais a Inglaterra, que assim como a Capital domina os 13 distritos, a Inglaterra dominava as 13 colonias.  

Outra comparação a ser feita é, que todo esse lance de cidade destruída, fome e um cidade dominante em relação a outra e essa critica implícita aos sistema governamental, me lembrou de mais a história do livro 'FEIOS' do Scott Westerfeld. Foi impossível ler o livro e não compara-los, durante toda a leitura eu ficava "Nossa, isso é muito parecido ao livro Feios" hahaha. Mas ao contrario do livro 'Jogos Vorazes', 'Feios' não me fez ter vontade de ler a continuação da Trilogia.

NOTA: 

E ai , alguém aqui é fã da trilogia? Vocês são Team Peeta ou Gale ?  



Beijos , Anna :)


 Este post é valido para o TOP COMENTARISTA DE JULHO. (Clique aqui e preencha o formulário)

Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Eu adorei Jogos Vorazes. É um livro que te faz pensar "Como seria se, por acaso, eu fosse aos jogos?" bem, eu não sobreviveria porque sou atrapalhada e medrosa. Já li Em Chamas e é tão legal quando Jogos Vorazes (o final de Em Chamas então rsrs). Os três livros são esplêndidos, só que não foi um livro que me pegou de jeito. É incrível a estória, mas não entra na minha lista de favoritos. Não sei, tem algo nele que não me surpreende.
    Na verdade, só vim avisar que te selecionei para responder ao "Selo: 10 Books" (http://livrosdecristal.blogspot.com/2013/07/selo-10-books.html).
    Com amor,
    Sara Adelino.

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Estou lendo esse livro! :O
    Fico feliz que tenha gostado da história, eu também esto gostando muito! Adoro distopias e Jogos Vorazes é diferente de tudo que já li, a autora nos convence e nos envolve com a história!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente rolou um processo de envolvimento muito grande da minha parte , e eu quase não consegui esperar pra começar a continuação! É um livro muito bem escrito.

      Beijos , Anna

      Excluir
  3. Jogos Vorazes é incrível. Foi a primeira distopia que e li e realmente, uma distopia sempre lembra a outra, como aconteceu com você entre Jogos Vorazes e Feios. Sou apaixonado pela série, mas o final é meio estragado e eu não curto muito. Adorei sua resenha.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus eu também tenho ressalvas em relação A Esperança , mas no geral eu me apaixonei pela Trilogia ! FIco feliz que tenha gostado da resenha!

      Beijos , Anna

      Excluir
  4. Oi Anna!

    Sabe, não gostei tanto assim de Jogos Vorazes. Ao contrário de você, gostei mais de Feios... rsrs Daí desisti de ler o restante da série. E não tinha pensado nessa comparação entre as duas "sociedades", não tinha pensado dessa forma. Ainda assim, concordo que a Suzanne realmente criou uma ótima história, diferente mesmo. Ahhh, team Peeta! hahaha

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa somos opostas então hahaha precisamos conversar depois e discutir os pontos que não nos fizeram gostar de cada serie hahaha . Sim sou Team Peeta *-*

      Beijo , Anna

      Excluir
  5. Sou muito curioso pra ler Jogos Vorazes, já li várias resenhas da estória, e em quase todas o leitor tem uma relação de amor e ódio com a série. Eu assisti a primeira adaptação pro cinema e adorei, espero ansiosamente por Em Chamas.
    P.s; Eu sou Team Peeta *-----* haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei mega curiosa para ver o filme ano passado Lauro , mas confesso que resisti e só vi depois de ler o livro e não me arrependo hahaaha . Eu percebi que realmente é uma relação Amor e Ódio , mas a minha é unilateral , só amor hahaha.

      Beijos ,Anna!

      Excluir
  6. JV é foda!! O segundo livro Em Chamas é o melhor na minah opinião ^^
    Rue *--* Muito linda!!
    Parabéns pela resenha
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , Sim , Em Chamas é meu preferido também *-*

      Beijos , Anna

      Excluir
  7. oi Ana, adorei a resenha, e me deixou ainda mais curiosa sobre a série. Legal essa sua observação quanto aos 13 Distritos/Capital e 13 Colônias/Inglaterra, adoro livros nos quais podemos fazer paralelos assim, com a vida real, rs.
    Eu também sou de BH! Então as vezes a gente acaba se esbarrando em algum evento literário por aqui, rs.
    E meninas, tenho uma tag para vocês:
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/07/tag-17-complete-frase.html
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Eu já estou ficando louco! Esse é um dos livros que mais quero ter no momento, simplesmente amei o filme, e só escuto falar bem da série. Mesmo sem ter lido, já posso dizer que é uma das minhas favoritas... E parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Adorei o seu blog, já estou seguindo!
    O meu ainda está no início, se quiser passar lá depois e deixar sua opinião, sugestão, ficaria muito agradecido!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego , eu estava assim até que finalmente peguei o livro pra ler hahaha e espero que suas expectativas não sejam frustadas e que você ame a trilogia assim como eu .

      Beijos , Anna!

      Excluir
  9. Eu ainda não li :(( Nunca vou me perdoar por ter assistido primeiro o filme, eu amei tanto que fico imaginado como não deve ser o livro. Quero ler logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane se tem uma coisa da qual não me arrependo é de ter lido antes de assistir ao filme !! Espero que quando você for ler , goste tanto quanto eu gostei hahaha

      Beijos ,Anna

      Excluir
  10. Oi querida tudo bem, eu li o livro sem compromisso depois que vi o filme e gostei muito, e li o restante e tbm gostei bastante, apesar de não ler muito livros desse gênero, esse eu dou nota 10!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a ler sem nenhuma expectativa também , mas ele realmente merece nota 10 hahaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  11. Tenho que confessar: já li algumas resenhas a respeito deste livro, mas nenhuma tão animada :)
    Nossa.. Quando estou em época de trabalhos de faculdade, quase não leio. Pelo visto a leitura foi boa!!!
    Quero muito ler. E agora, fiquei até mais animada, rs!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ganhei como mais animada resenha ? hahahaha Lega! Eu não deveria ler também nessa época , mas me 'permiti' haha. Espero que você leia e goste tanto quanto eu (:

      Beijos , Anna

      Excluir
  12. Não acredito que ainda não tenho esse livro :s
    Sempre que leio uma resenha fico cada vez com mais vontade de ler ele, pena que não existe época pior pra ler do que ano de passar no vestibular :s
    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna , eu sei como é , ano passado eu quase não li :( mas assim que tiver um tempo supeeeeer indico esse livro e espero que goste tanto quanto eu hahaha.

      Beijos , Anna!

      Excluir
  13. falam mto nessa série... pensando em comprar na bienal desse ano... xD

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!