[Resenha] - Equinócio: A Primavera @EditoraDracaena

postado dia 24 julho 2013

Titulo Original: Equinócio - A Primavera 
Autor: Lu Piras
Editora: Dracaena
Ano: 2012
Páginas: 440
Gênero: Romance, Ficção
Área Principal: Sobrenatural. Anjos
Onde Comprar: Saraiva, Livraria Travessa

Sinopse: A cidade do Rio de Janeiro é o pano de fundo onde a estudante de medicina Clara vive sua rotina diária com a família e amigos. O que ela não imaginava é que tudo o que acreditava estivesse prestes a mudar, com a visita inusitada de um anjo. As força do mal ameaçam escravizar a raça humana e, para impedir, o anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) vem à Terra, disfarçado de humano, para alertar sua protegida Clara de que sua vida está em risco. Proibido de agir em nome dos humanos e alterar seus destinos, o anjo acaba por se envolver demasiado quando revela a Clara que o pai dela, um renomado cientista, é o responsável pela descoberta que despertou as forças do mal: a fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). Toda a missão da legião de anjos celestiais é colocada em risco quando Nate e Clara se apaixonam. (Skoob)


Equinócio é um livro que me chamou muito a atenção antes mesmo de ser lançado pela Editora Dracaena, por isso me inscrevi nesse Book Tour. O único problema é que eu fui a ultima da lista de leitura, por isso só estou tendo a oportunidade de lê-lo agora.

Clara é uma carioca com cerca de vinte e um anos, e eu poderia dizer que ela tem uma família normal se não fosse a obsessão de seu pai - um renomado cientista - em desenvolver uma formula, chamada crônica, para ressuscitar sua esposa. Alguns anos atrás quando a doença lhe entregava a morte, Dr. Mauricio a 'congelou' para que pudesse ganhar tempo de desenvolver a cura e lhe trazer de volta a vida. Em um certo dia ao retornar da faculdade, Clara se depara com a casa cercada de policias, um rastro de sangue pelo chão da sala, a cena de um crime: o sumiço do corpo de seu pai.

É aí que o anjo da guarda de Clara - Nath-Aniel - resolve visitar sua protegida e revelar que o experimento de seu pai despertou o interesse de forças malignas, e que ela e sua irmã Olivia correm sérios perigos se a Crônica cair em mãos erradas. Então Nate consegue reúnir as garotas com a legião de anjos celestiais para que cheguem a uma solução e assim salvem não só a família de Clara, mas toda a humanidade. Só o que os dois não imaginavam é que essa aproximação entre anjo e humana pudesse aumentar ainda mais os riscos.


Equinócio é o primeiro livro da série da autora nacional Lu Piras, então a principio temos aquela fase de apresentação, conhecemos o passado da família de Clara, e o que levou o pai dela a ser um homem tão revoltado com Deus. Surgem também os personagens secundários, e no decorrer da leitura é revelado mais sobre cada um deles. Para mim o mais curioso, e as vezes mais complicado, foi conhecer Nate e suas habilidades, já que ao meu ver, algumas coisas caem em contradição.

Diferente de outros livros de anjo que li até agora, Nate é um anjo bem diferente, ele só aparece para Clara em sonhos, ou em forma de humano se ela chama-lo pelo nome três vezes seguida, mas o encontro só pode durar no máximo uma hora e trinta e dois minutos. Ele também não possuí corpo físico, é feito apenas de energia, então ambos não conseguem se tocar. Porém, Nate entra em contato com Clara através de e-mail e mensagens pelo celular. Algo que pra mim, ao mesmo tempo que ficou engraçado me pareceu um tanto sem nexo. O bom nisso tudo foi ver que em meio a tantas histórias de anjos, a autora deixou características bem singular para o seu enredo. 


"Enquanto apago tais mensagens indesejaveis, uma em particular me chama a atenção. À primeira vista me parece uma daquelas correntes chaterrimas em que a gente lê até o fim, quando aparece a condição coercitiva de que se a mensagem não for enviada para um número infindável de pessoas, uma desgraça poderá acontecer. [...]
Para: clarabravanel@yahoo.com.br  De: malachnathaniel@gmail.com
Enviada: quarta-feira, 17 de setembro às 20h07  Assunto Visita do Anjo da Guarda
CLARA, NÃO DURMA ESTA NOITE. PRECISO CONVERSAR COM VOCÊ.
- Credo! - digo em alta voz." - Página 93

Com tudo confesso que gostei bastante do livro, isso devido a forma com que Lu Piras narra a história através do ponto de vista de Clara. O texto fluiu sempre com facilidade, os diversos vocabulários entre os personagens fez com que livro não ficasse extenso ou cansativo. Até teve alguns momentos que eu achei a protagonista infantil e meio 'sonsa' ao não se dar conta do que estava de baixo do nariz dela. Mas até ai tudo bem, não se trata de algo que tenha acontecido com muita frequência ou atrapalhado a história. Já outros personagens ganharam totalmente minha admiração por conta de suas personalidades. Tanto é que já estou louca para ler 'Polaris' - o  próximo livro da série - para saber o que irá acontecer com cada um deles.

'Equinócio: A Primavera', não é um livro voltado extremamente para o lado religioso dos anjos, pelo contrário, a história da mais enfase para o romance proibido e mistérios que cercam cada novo capitulo. O fato de ter o Rio de Janeiro como pano de fundo foi algo que a autora explorou de uma forma mágica, como por exemplo quando Clara e Nate se encontram a sós no Corcovado. Não posso deixar de citar o final, ele deu aquele gostinho de quero mais sabe? Recomendo a leitura para todos aqueles que desejam se aventurar em um bom romance sobrenatural.  

NOTA: 

 Este post é valido para o TOP COMENTARISTA DE JULHO. (Clique aqui e preencha o formulário)

Comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Ana :)

    Apesar de parecer bem legal, não tenho vontade de lê-lo. Gostei bastante do que você escreveu. Parabéns!

    Abraços,
    Igor Gouveia
    diariodebordodeumleitor.com
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que conseguiu e gostou de ler Equinócio Thais. Lembro que no começo do blog, vc fez uma batalha de capas: Crepúsculo Xs Equinócio pois a capa provisória do livro lembrava muito a de Twilight *-*. Sua resenha me agradou bastante, pelas fotos a capa e a diagramação são lindas ;D. Quero muito ler o livro, aliás, quero ler a série toda. Já vi a capa de Polaris e também é de tirar o fôlego, super ansioso para o lançamento ;D
    Beijos!!
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lauro vc é um fofo, lembra das coisas do comecinho do blog, me emocionei agora!!! Realmente, eu me ligo muito nas capas, e a do segundo livro da série está muito divina mesmo, estou doidinha pra ler tbm!! rsrs

      Excluir
  3. Oi, vim visitar seu cantinho, adorei o post, muito legal, já estou te seguindo, dá uma passadinha no meu blog se gostar segue a gente e curti!

    Beiijos!
    Hora do Rímel
    www.horadorimel.com

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de livros com anjos e tal, alguns são realmente fora de realidade e chega a ser bizarro. Mas desse livro eu me interessei, pois por ser autora brasileira, não sei o que esperar. Já que autores nacionais realmente tem me surpreendido muito!
    Adorei a resenha!!

    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shausahusa ... eu estou aprendendo que existem várias formas de escrever sobre anjos, mas sem pre há algo ali que se assemelham em todos eles. Li três livros sobre anjo até então, e nenhum foi igual ao outro. Mas acho que meu preferido até agora é Limiar. Está na lista a série sussurro e beijada por um anjo tbm. Pois até agora só li nacionais, vamos ver o que os internacionais tem de diferente ^^

      Excluir
  5. A escrita da Lu Piras é realmente bem gostosa, até eu que não gosto muito de histórias de anjos curti muita essa e estou curiosa quanto a continuação.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem gostosa mesmo amiga, quero ler Polaris para saber o que está por vim, pois a história ficou sem um final né ... hehehe ... estou ansiosa!

      Excluir
  6. Amo livros, leio de tudo e varias ao mesmo tempo... uma loucura literaria!
    Parabéns pelo blog e deixamos o nosso blog a disposição para uma visitinha, passa lá.
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pages/Unhasbocas

    ResponderExcluir
  7. Nossa Thais, que capa mais linda!
    Gostei da sinopse também, aliais adorei. Vou anotar..
    Gosto de histórias que tenham anjos, mas sempre acaba ficando na fila..rs
    Ah e suas fotos ficaram lindas. Voce tem jeito, é sério!

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Quero esse livro para ontem. Me apaixonei pelo livro só em ler a sua resenha...
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro a palavra ''Equinócio", acho linda haha!
    Fiquei com mais vontade de ler quando você disse que o livro da mais enfase para o romance do que para a coisa com os anjos. Parece ser legal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma palavra linda mesmo, mas só reparei na beleza dela agora que vc citou, e concordo!!

      Excluir
  11. Oi Thais conheci a editora Dracaena a pouco tempo com o livro da Eleonor Cisne, então é a primeira vez aqui que vejo a resenha desse livro, parece que a história é bem legal e como cenário o Rio aonde moro no momento legal!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Dracaena tem uma queda por anjos, pois eu comecei a ler livros da editora através de Limiar *-* que é um livro maravilhoso tbm! Menina, eu sou doida para conhecer o Rio de Janeiro, mas tenho um certo receio =S

      Excluir
  12. Parece ser um ótimo livro nacional; essa temática de homens e anjos parece ser bem interessante, se for bem explorada. Espero, entretanto, que o livro não caia nos cliclês do gênero (embora ultimamente eu esteja em dúvidas sobre a existência dos clichês).
    A resenha ficou primorosa e simplesmente ótima!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o grande clichê em livros assim é que todos os anjos dão um jeito pra poder cair ... kkkkkkk ... realmente é um tema que tem que ser bem explorado. O curioso é que eu acabei de notar que só li esse tema com autores nacionais *-*

      Excluir
  13. Sou louca pra ler esse livro. Ele tem uma capa linda, e a história me lembra de alguma maneira um filme que assisti chamado "Cidade dos anjos" ou algo parecido ^^

    Adoro literatura fantástica e gosto ainda mais de amores proibidos haha

    Ótima resenha :)



    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  14. Acho essa capa linda, mas não sei se tenho vontade de ler. Mas por enquanto só vi resenhas positivas sobre ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a capa de Polaris ficou ainda mais linda *-*

      Excluir
  15. ah, foi esse livro do book tour que vc falou na caixinha de correio. Realmente, ele é lindo e a história parece ser bem legal :D
    bjs

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!