[Resenha] Simplesmente Ana @Novo_Conceito

postado dia 24 junho 2013

Autor: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 301 
Área Principal: Ficção brasileira
Onde Comprar: Saraiva 


Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta. (Skoob)

Dizem que o processo de leitura é um processo de identificação, quanto mais você se identifica com a historia, com as personagens e com o mundo fictício, maior vai ser o seu interesse pelo livro e mais ligada a história você ficará. Acredito que é decorrente desse processo, que nós leitoras não-modelos* acabamos por ficar de ressaca literária hahah.

Acredito que nunca me senti tão conectada com uma história como me senti lendo Simplesmente Ana. Meu processo de identificação foi quase que instantâneo, logo nas primeiras paginas com a descrição da personagem Ana, eu já conseguia pensar na Ana como uma garota qualquer, podendo ser eu, assim como alguma de minhas amigas.

 TRECHO DO LIVRO:  "Não seja dramática. Você  tem que ir porque é a outra metade da sua história. Ser mineira, de BH, estudante de Direito e apaixonada pelo abestalhado do Artur é fácil. Você tira de letra. Só que você é só isso e precisa descobrir como é ser do outro jeito, mesmo que depois prefira a forma antiga." Página 17
Entendem agora porque me identifiquei tão rápido? Além de ter o mesmo primeiro nome que o meu, a personagem é mineira e mora em BH assim como eu hahaha , muita semelhança. E por mais bizarro que pareça eu tinha vontade de fazer direito, mas acabei desistindo hahaha.



Bom, como eu já mencionei Ana é uma garota comum, com sonhos, projetos, amores e uma melhor amiga - muito engraçada -, filha única e monoparental - pois nunca soube quem era seu pai -, ela vive com sua mãe - que é dona de um Buffet - em Belo Horizonte e estuda na PUC - Minas, aonde cursa Direito.

Logo no inicio do romance, no entanto, Ana recebe uma mensagem misteriosa no facebook, de um homem que nunca viu antes, dizendo ser seu pai. Desconfiada e muito curiosa para saber quem é esse homem Ana acaba respondendo a mensagem.


Ana e Andrej - seu pai - acabam se encontrando no Hotel onde ele esta hospedado, e então ele conta a  sua versão da história de como conheceu e se envolveu com Olivia - mãe de Ana. Porém a versão de Andrej é completamente oposta da versão que Ana conhece e acreditou durante toda sua vida. Determinada a esclarecer as coisa, Ana vai até sua mãe e pede para que as coisas sejam esclarecidas e a partir da confirmação da mãe, Ana descobre que a verdadeira versão é a de seu pai.



Andrej é rei de um país no Leste Europeu chamado Krósvia, o que faz de Ana uma princesa. E, enquanto esse fato fascina e empolga Estela - melhor amiga de Ana - ele faz com que Ana fique com um pé atrás e tenha receio. Posteriormente a uma conversa com Ana, e muita relutância por parte dela, Andrej consegue finalmente convencer Ana a ir com ele para Krósvia.

A partir da viajem de Ana para Krósvia, entramos num mundo encantado de príncipes e princesas, e amores perfeitos. Um mundo de deslumbre envolve a narrativa, tornando-a prazerosa, cativante, fascinante  e em suma um conto de fadas real. 

Apesar de ser escrita em primeira pessoa, a narrativa não apresenta descrições demasiadas e entediantes. Concisa, mas pertinente, as descrições no livro se apresentam nos momentos certos e favorecem a construção do texto. Os capítulos não são muito grandes, o que para mim é excelente, pois em alguns livros quando os capítulos são grandes ou eu me perco, ou o autor se perde.


Amores impossíveis, são definitivamente o meu tipo de história preferida. E a construção do romance entre Ana e Alex, o jogo do querer estar junto e não pode estar, me teve envolvida completamente. Confesso que por mais patético que possa parecer, que em certos momentos me peguei dando um sorriso bobo e internamente torcendo para que os dois finalmente ficassem juntos.

Confesso que como uma romântica irremediável, eu me apaixonei completamente pela história. Definitivamente a narrativa, os personagens e áurea do livro são  totalmente envolvente e encantadora, quando você se permite sonhar. 

É impossível ler essa história e não fazer um link automático com o filme baseado no livro 'O Diário da Princesa', com a maravilhosa e minha Anne Hathaway. Além disso, por ter feito o link com o filme e pela descrições das características físicas das personagens eu li o livro imaginando Ana com o rosto da Anne, alternando com o da Maite Perroni (O rosto da Maite deve ter aparecido na minha mente por eu ver novela de mais  hahahahaha)


Simplesmente Ana, é o primeiro livro de literatura brasileira - dessa nova geração, que foge aos moldes clássicos - que eu leio, e reconheço que ele não deixa nada a desejar em relação aos Best Sellers Americanos. A história é muito bem construída, e em momento algum a autora deixa 'falhas' ou 'buracos' na narrativa, a escrita é objetiva e clara, o texto é fluido e espontâneo. 

Uma dica! Se gosta de romance, se gosta de amores impossíveis, se é sonhador (a), você não pode deixar de ler Simplesmente Ana 


Por fim, mas não menos importante, gostaria de agradecer imensamente a Thais pelo carinho e pelo livro! Muito Obrigada amiga, por ter me aceitado e ter me recebido de braços abertos!

* Explicando o termo: utilizei logo no inicio o termo leitoras não-modelos, que na teoria da Literatura o leitor modelo é aquele capaz de ler uma história, compreende-la e não se envolver, quando digo que sou uma leitora não-modelo, quero dizer então que acabo me envolvendo - demasiadamente - nas histórias hahaha

Beijos , Anna (:
NOTA: 


 Este post está participando do Top Comentarista de Junho, podendo ser preenchido o formulário uma vez para cada comentário realizado neste post


Comentários via Facebook

39 comentários:

  1. Oi!
    Adorei a sua resenha. Eu ainda não li o meu, mas já está na lista pra esse ano (:

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinah coloca na listinha mesmo , tenho certeza que vai mara hahaha

      Beijos , Anna!

      Excluir
  2. Amei a resenha! Fiz o mesmo link que você, com O Diário da Princesa, mas ainda não li o livro e não sei se vou ler logo, afinal foi um dos que não pedi na Novo conceito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa é um livro otimo , acho que você ia ama-lo hahahah , é meio impossível não fazer esse link , eu acho , hahaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  3. É tão bom quando nos identificamos e amamos uma história logo de cara, simplesmente ana é um dos meus nacionais favoritos desde que eu soube do lançamento pela Novo Conceito, a dedicatória da Thais foi uma fofura, espero que vc continue ajudado o Amiga da Leitora crescer cada vez mais !!!! *----------------* Mil Beijos ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiiim, é maravilhoso nos identificarmos com um livro hahaha
      Simplesmente Ana , entra no meu top10 nacional com certeza hahah

      Beijos , Anna

      Excluir
  4. Oii!!
    Esse livro tem uma capa tão fofa!
    Amores impossíveis, romântica como sou, vou querer ler esse livro logo!
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda , vi que é das minhas então vai amar o livro hahaha. Eu também estou apaixonada pela capa desse livro !


      Beijos , Anna

      Excluir
  5. Olá !
    Venho lendo resenhas sobre esse livro e , positivas ou negativas , não perco a vontade de ler Simplesmente Ana , porque simplesmente amei a capa , a sinopse desde o primeiro momentinho que o vi *----*
    Sua resenha me incentivou mais ainda a ler esse livro tão lindo .
    Beijos .
    Ranna - Sonhos na Estante .

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha ^^
    já comprei o meu será uma das minhas proximas leituras =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne , espero que goste tanto quanto eu gostei (:

      Beijos , Anna!

      Excluir
  7. Muito legal seu blog, acho muito legal o fato de muitos blogs por aí fazerem resenhas, é sempre muito útil :3

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog flor (: E fico feliz que tenha gostado da resenha!

      beijos , Anna

      Excluir
  8. Oi Ana,
    Já ouvi falar muita coisa desse livro, umas positivas e outras negativas.
    Pretendo ler para tirar minhas próprias conclusões. Gosto de histórias fofas.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor saída é definitivamente ler e tirar sua próprias conclusões hahaha , espero que no fim você goste , tanto quanto eu gostei(:

      Beijos , Anna

      Excluir
  9. Oi Anna,

    Acabei de concluir essa leitura e também adorei a história. É uma fantasia que muitas meninas sonham, e eu adorei a forma como a Marina contou cada detalhe dessa fantasia. Em alguns momentos comparei com 'O Diário da Princesa' e 'A Filha do Presidente', mas adorei o livro.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , a história nós permite essas comparações! E com certeza o livro traz o sonho de muitas garotas , e eu estou no meio delas hahaha

      Beijos , Anna!

      Excluir
  10. esse é um dos livros que eu quero ler mas tenho medo de não gostar sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice , dê uma chance a ele , acho que no fim das constas você ira sim gostar (:

      Beijos , Anna

      Excluir
  11. Estou louca pra iniciar essa leitura, todo mundo falando que gostou!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca é um livro muito bom , espero que curta tanto quanto eu curti (:

      Beijos , Anna!

      Excluir
  12. Que lindo, fico feliz que tenha gostado do livro.
    Eu amei Simplesmente Ana, e como também sou uma leitora não-modelo, me identificar com a protagonista foi um ponto decisivo e foi o que me fez amar tanto a história, que apesar de ser meio cliche, é linda e envolvente. *-*

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YEAAAH! Você pegou bem o conceito de leitora não-modelo hahahah
      Sim , a identificação com a Ana é quase que imprencidivel para se amar a histórias , e vamos combinar , um clichêzinho faz muito bem de vez em quando hahaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  13. Quero muito ler Simplesmente Ana!
    Já estou com o meu livro aqui e pretendo lê-lo em breve, mas ainda não sei quando, exatamente, o lerei.

    Me apaixonei pela capa desde o início e como não costumo ler a sinopse - sim, eu sou estranha - de livros que quero muito ler, só fui conferir mesmo sobre o que se tratava, apesar de imaginar que fosse algo relacionado a princesas, quando todo mundo começou a comentar que deveria ser cópia dos livros da Meg!

    Não li O Diário de Princesa (quem sabe um dia...), mas assisti ao filme e com a sinopse realmente dá para ligar uma coisa na outra e eu espero realmente gostar desse livro!

    Gostei muito da resenha, mas como todas as outras que li, só me deixou com mais vontade ainda de ler. Também adorei a fotos! :D

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia eu nunca li nenhum livro da Meg , então não posso dizer se existe ou não intertextualidade entre os livros dela e o Simplesmente Ana , mas te digo com toda certeza que é um livro muito bom , e que vale a pena ser lido , espero que quando for leia , desfrute tanto quanto eu (:

      Beijos , Anna

      Excluir
  14. Olá Tudo bom?!
    Passando pelo teu cantinho e adorando tudo aqui! Com certeza virei mais vezes!
    Convido você a conhecer o meu e se gostar pode seguir... hehe
    Parabéns e sucesso.
    Um super beijo e fiquem com Deus :)
    Blog atualizado toda semana:
    http://neidebraga04.blogspot.com.br/
    Fan page curta:
    http://www.facebook.com/pages/Blog-Neide-Braga/340863686015726?ref=hl
    Canal do Youtube!
    http://www.youtube.com/user/neidebragasar

    ResponderExcluir
  15. Descobri que sou uma leitora não-modelo :D kkkkkkkk
    Eu envolvo-me muito na história, então quando os protagonistas são aqueles badboys fofinhos, eu não consigo desgrudar.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA toca aqui então , pq você não esta sozinha ! também sou uma leitora não-modelo mais do que assumida hahahah! Sim , personagens masculinos estilo James Dean , são meus favoritos!

      Excluir
  16. Oi, Anna!

    Eu li esse livro recentemente e gostei também, embora não tenha sido uma leitura inesquecível para mim. "Simplesmente Ana" é um livrinho para relaxar e aproveitar um dia de chuva debaixo das cobertas...

    Adorei a resenha e o blog! Ainda não conhecia o "Amiga da Leitora", mas gostei muito e já estou curtindo!

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do nosso cantinho Inara , e sim Simplesmente Ana , não é um livro que te faz para e pensar nos " E Se.." da vida , mas é uma leitura muito prazerosa (:

      Beijos , Anna!

      Excluir
  17. oi Anna, adorei a resenha. Estou louca para ler esse livro desde que vi o anúncio do lançamento, já faz alguns meses, rs.
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, espero que você goste muito , assim como eu gostei (:

      Beijos , Anna

      Excluir
  18. Adorei a capa deste livro, só leio resenhas positivas do livro, não criar grandes expectativas para não estragar a leitura. Em breve vou lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cria expectativa de vez em quando não é bom hahhaa, mas espero que goste do livro , assim como eu gostei (:
      Beijos , Anna

      Excluir
  19. Também gostei bastante de Simplesmente Ana... é bem chick-lit levinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , é um livro suave e leve , mas não menos interessante por causa disso (: Um livro muito bom !!

      Beijos, Anna

      Excluir
  20. Eu li esse livro essa semana, e digo com todas as palavras que me apaixonei por ele muito bom mesmo, e eu recomendo, adorei tudo e a leitura é tão leve que você nem percebe que já chegou ao fim, amei o livro e digo que os autores nacionais arrasam.

    ResponderExcluir
  21. Gostei do livro, quando ele foi lançado nao me chamou muita atençao nao. Porem agora fiquei curiosa pra ler o livro, adorei o romance que tem no livro, nao vejo a hora de poder ler logo!

    Ps: Gostei que na resenha tem bastante imagem, nao cansa pra se ler a resenha, simples opiniao.

    ResponderExcluir
  22. Que legal! Amei a história, mas me lembrou um pouco Diário da Princesa... Mas acredito que deve ser bem diferente *U*
    Beijoss

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!