[Resenha] - Ser Clara

postado dia 21 maio 2013

Título: Ser Clara
Autor: Janaína Rico
Editora: Editora Underworld
Páginas: 288
Ano: 2012


Sinopse: Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida. Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor. Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino. (Skoob)


Desde que bati o olho no livro 'Ser Clara', fiquei bem curiosa pela leitura, a capa por exemplo foi algo que me chamou muito a atenção. Dei uma pesquisada e a vontade de lê-lo só aumentou. Por isso quando vi nas redes sociais que a autora Janaína Rico, estava organizando este Book Tour, me inscrevi imediatamente, e para minha alegria eu fui selecionada. A unica parte ruim nisso tudo é que o Book Tour foi organizado por ordem alfabética, então vocês já sabem o tamanho da minha frustração em saber o quanto teria que esperar para chegar na letra "T".


'Ser Clara' se trata de um Chick Lit, onde a personagem principal passa por situações iguais as que qualquer mulher no mundo poderia enfrentar no seu dia a dia. Porém Janaína Rico narrou tudo com tanta leveza que o livro se tornou muito fácil de se ler.

Clara é uma professora de português, bonita, poderosa e solteira, que está no auge dos seus 27 anos, mas que com o casamento de sua melhor amiga - Laura - acabou entrando em uma pequena neura do 'não posso ficar para titia'. Nesse meio de tempo ela acaba reencontrando alguns amigos do colegial, e eis que o garoto brincalhão mas de rostinho sem sal, - Léo - foi o foco de sua atenção após o reencontro com a galera. Além disso, um médico lindo, rico e gostoso, - João Thomas - foi o rapaz com que Clara dividiu o altar no casamento de Laura, e a cama da sua quitinete após a festa. Para quem estava com medo de morrer solteirona, Clara se vê dividida entre o companheirismo de Léo e a atração física por João Thomas.


Confesso que passei boa parte do livro tendo que conviver com a indecisão de Clara, que no meu ponto de vista é totalmente coerente. Se a autora não focasse em Clara como mais uma garota do 'mundo real', eu tenho certeza que o final da história seria aquele com que eu - e aposto que a maioria de quem já leu este livro - desejei. E fazer sua protagonista dividir com o leitor esse dilema, de forma tão envolvente, foi apenas mais um diferencial para esta história incrível.


'Ser Clara' me fez ver o enredo do livro com a razão e o coração. Me vi inúmeras vezes no papel de Clara, e acho que esse é o ponto alto do livro. Gosto muito de histórias que possam refletir as situações da vida real, e a maneira cômica com que Janaína transmitiu os devaneios de Clara, foi muito apetitoso. Só acho que o desfecho final do livro acabou se resumindo muito nos dois últimos capítulos, e rumando para uma pegada 'final de novela das 21:00hs'. E alguns termos usado pela autora me incomodaram um pouco, como por exemplo escrever uma frase em uma unica palavra - tipo putaqueopariu - e o excesso de pontos de exclamações/interrogações seguidos de algo escrito em letra maiúscula. Porém esses são detalhes que não interferiram de maneira alguma no contexto da história.


Resumindo, 'Ser Clara' é o primeiro Chick Lit Nacional, que eu tenho prazer de ler, e só tenho a parabenizar a autora por seu excelente trabalho. Janaína Rico fez um misto de romance, sexo, comédia e suspense em um único livro, e o melhor de tudo NACIONAL! Amei, e super recomendo para todos vocês.

NOTA: 
  
Xoxo

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oi Lôra,
    Adorei a resenha, deu vontade de reler a história.
    Ser Clara me cativou muito, achei um ótimo Chick-Lit! A Janaína escreve muito bem, estou louca para ler Apimentado, haha.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais!

    Gostei muita da resenha, esclarece bem o enredo de Ser Clara. Confesso que nunca li nenhum Chick-Lit, acho que está na hora de começar.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda sinto que não consegui expressar tudo o que eu queria na resenha, mas fico feliz que tenha te agradado *-*

      Excluir
  3. Gostei!
    Que bom começarmos a ver mais um gênero nacional!
    Adorei a capa e as imagens!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Tenho ouvido falar muito desse livro e muitas coisas boas. Parece uma história divertida e envolvente. Gostei do fato que citou de serem problemas próximos de alguém comum e isso sempre traz alguma identificação com a personagem. Gostei muito da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran, livro que tragam semelhanças com os problemas da vida real que estamos costumados a enfrentar, me agradam muito!!

      Excluir
  5. Oie,
    nossa estou há muito tempo querendo ler esse livro, mas não pego nenhum promoção dele rsrsrs

    vc me deixou ainda mais empolgada para ler!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O triste é que realmente os livros nacionais não tem um preço muito bom dentro do nosso próprio pais né Vanessa?!

      Excluir
  6. Oiiie Thais , comprei o livro com a autora e ja começei a ler, é uma leitura perfeita, a capa eu - particularmente- acho muitooo perfeita, sua resenha me deu vontade de pegar o livro agr, aalias , é isso memso que irei fazer , xauu.... kk ;D

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler esse livro, parece mesmo um chick-lit bem legal!

    Funny fact: Tenho 27 anos e vou ser madrinha da minha amiga. THE ODDS.

    ResponderExcluir
  8. Chick-lit? AMOOOOO. Nacional??? Melhor ainda!!!
    Amei, como sempre, sua resenha, Thai.

    beijos

    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2013/05/resenha-um-homem-de-sorte.html

    ResponderExcluir
  9. Os livros nacionais estão cada vez mais nos surpreendendo né?
    Beijosss

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!