[Resenha] Estilhaça-me @Novo_Conceito

postado dia 30 maio 2013

Titulo Original: Shatter me
Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Série: Livro 1
Páginas: 304
Ano: 2012
Área Principal: Ficção
Assuntos: Romance Fantasia

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro. (Skoob)

Já fazia tempo que eu andava querendo ler Estilhaça-me da Tahereh Mafi, mas foi quando a Editora Novo Conceito, anunciou o lançamento do segundo volume da Trilogia - Liberta-me - que eu decidi que já estava mais do que na hora de passa-lo na frente da minha 'pequena' lista de leituras.



Juliette é uma garota de 17 anos, que vive presa em uma cela desde os seus 14 anos, quando que acidentalmente ela tocou em um menino dentro de um super mercado e acabou o matando. Mesmo presa, Juliette sabe que não é um monstro e que nunca mataria alguém de propósito. Além disso o mundo já não é o mesmo, O Restabelecimento - uma espécie de novo governo - maltrata e manipula a população, com a promessa de tornar o mundo melhor. Porém as coisas só começam a mudar para Juliette a partir do momento em que ela tem que dividir a sua cela com Adam, um garoto, um rosto familiar, um soldado do Restabelecimento, o braço direito de Warner. É assim que Juliette vai parar nas mãos desse 'chefão', e tudo que ele tem em mente é o poder que a garota pode lhe proporcionar em uma batalha. Porém Juliette não está totalmente sozinha, ela tem suas opiniões e vontades próprias, e mais do que isso, ela não deseja ser uma arma letal.

Trecho do Livro: Nunca pensei que O Restabelecimento levasse as coisas tão longe. Eles estão incinerando a cultura, a beleza da diversidade. Nós, novos cidadãos de nosso mundo seremos reduzidos a nada senão números, facilmente substituíveis, facilmente removíveis, facilmente destruídos por desobediência. Perdemos nossa humanidade. Página - 38

Como podem ver estamos falando de uma distopia, nela o livro começa meio que sem preparação, e como é narrado no ponto de vista de Juliette - em primeira pessoa - demorei um pouco até me adaptar com a história. A narração de Tahereh Mafi é voltada para um lado poético da linguagem, e isso é mais um fator que também pode causar o afastamento de alguns leitores a primeiro instante, por tanto creio que a palavra chave para todo esse começo é a insistência.


Apesar de todas as características distópicas que contem o livro, o que me chamou muito a atenção em 'Estilhaça-me' foi o romance. No livro temos o difícil relacionamento entre duas pessoas que se amam, e ao mesmo tempo um amor doentio e psicopático vindo de Warner, e esses sentimentos se mantiveram fixo durante toda a narração.




Mesmo amando este gênero, não costumo lê-lo com tanta frequência para dizer se é um defeito ou coisa da minha cabeça, mas três características me fizeram associa-lo a outras obras.
1° Mesmo sendo desprezada por todos - inclusive seus pais - Juliette é pessoa extremamente bondosa, o que me trouxe a mente Peregrina de 'A Hspedeira'.
2° Um pássaro era frequentemente citado pela protagonista, coisa que me levou a 'Jogos Vorazes'.
3° Juliette não pode tocar as pessoas, seu toque é fonte de dor e algumas vezes até mesmo a morte. Impossível não compra-la com a mutante 'Vampira' de X-Men, não é mesmo? Tudo isso seria simples coincidência? Não sei, só sei que a autora soube construir personagens maravilhosos que me envolveram de forma muito agradável na história



Só teve uma coisa pela qual eu não tive tanta paciência nessa leitura, e quem já leu á de combinar comigo que o excesso de palavras riscadas e repetidas e repetidas e repetidas, acaba sendo um pouco irritante para uma leitura que já não é a das mais simples. Portanto 'Estilhaça-me' é o tipo de livro do oito ou oitenta, ou o leitor ama ou odeia, isso vai depender de cada leitor. Eu mesmo achei a história bem envolvente, com um final perfeito para sua sequência, e que mais uma vez me fez lembrar a escola de multantes. Estou louca para saber o que me aguarda em 'Liberta-me'.

NOTA: 
  
 Este post está participando do Top Comentarista de Junho, podendo ser preenchido o formulário uma vez para cada comentário realizado neste post. >> Formulário

Xoxo

Comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Desde o lançamento eu estou louco pra ler estilhaça-me até Libertame ser lançado eu não tinha ideia de que se tratava de uma trilogia, eu acho a capa lindaa *-* e a estória perfeita, sua resenha me deu vontade de comprar o livro agr e começar a ler, adoreii ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo Lauro, gostei da história e acredito que Liberta-me será melhor ainda *-*

      Excluir
  2. ganhei o 2º volume da trilogia... acha que se eu começar a ler ele antes do estilhaça-me eu vou me perder na história ou dá pra ler sem pegar o 1º???
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o ideal seria ler Estilhaça-me primeiro, mas ainda não sei o quanto ler o segundo volume antes atrapalharia.

      Excluir
  3. Querendo muito ler esse livro
    mas não consegui comprá-lo ainda, que bom que você gostou.. Não sabia das palavras riscadas.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia das palavras riscadas, mas não imaginei que era durante 90% do livro, isso foi meio chatinho ...

      Excluir
  4. Oie :)

    Estou louco para ler esse livro, todos dizem que ele é muito bom e aquela coisa toda, nossa acho que as palavras riscadas me irritariam um pouco kkk, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Também concordo com você, não gostei dessas palavras riscadas, foi irritante!rs. Não me causou impacto nenhum!

    Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a intenção foi causar impacto, tbm não me causou!! rsrs

      Excluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, parece ser bom!!

    Beijos:*

    www.bloghelenacampos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lôra,

    Não li e não faço a mínima questão de ler, vi tantas resenhas negativas que nenhuma positiva me convém mais. Detestei saber que cenas que tinha que conter ação continham romance e mudavam completamente o destino do livro. Eu acho que, para o estilo do livro, ele deveria conter mais ação, nem só de romance uma história é feita. Comparo com Jogos Vorazes e a Seleção, que tem a pitada de romance perfeita, mas trabalha a ação para ser uma distopia, The Host também. Sei lá, acho que quando tem muito romance fica mais parecendo um drama alienígena, enfim.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs... do jeito que vc tinha me falado aquele dia pensei que vc ja tinha lido!! Mas é isso ai amiga, 8 ou 80. Nem todo mundo vai amar este livro e nem todos irão odiar, esse livro é do tipo que vai muito do leitor sabe ... No começo até pensei que não ia gostar mas depois de uns 10 capítulos a coisa começou a melhorar!

      Excluir
  8. Oi amiga,
    Ainda não li esse livro e estou super curiosa apesar das opiniões tão diversas. A história parece ser interessante, quero saber se vou gostar.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, só lendo para saber, pois este é o tipo de livro que causa impressões diversas mesmo!!

      Excluir
  9. ADOREI!! Parece bem interessante!!
    ta na listinha!!
    bjs
    http://blogandocomadeni.blogspot.com.br/2013/05/testando-mascara-para-cilios-lash-love.html

    ResponderExcluir
  10. cara eu sou doida pra ler esse livro *u* adorei a resenha
    mas ainda nao tive tempo de ler o meu exemplar ;w;

    ResponderExcluir
  11. Leria só pela capa!! Muito perfeita. Mas seu batom desviou minha atenção do livro. kkkkkkkkkkk
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. oi, estou louca para ler esse livro. Mas minha lista ta imensa, com tantos que Preciso Ler Para Ontem, rs, que acabei adiando.

    ótima sua dica, e como sempre vejo as pessoas elogiando o livro, vou dar um jeito de ler logo, rs

    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tinha lido um pouco sobre o livro, agora fiquei com vontade de ler, ainda mais que tem sequência :) Achei a história interessant, diferente...

    http://www.pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li Estilhaça-me, mas as resenhas que tenho lido só aumentam a minha vontade de conhecer a história. Acho a capa dos 2 volumes lindissima.
    Ah, eu tbm acho que não tem como associar certos relatos/descrições a outros personagens, isso costuma ser automático em mim... rsrs
    E esse lance das frases riscadas, realmente parece ser meio cansativo. Na foto que vc postou, por exemplo, parece ser uma página inteira com a mesma coisa... Aff.
    Mas quero muito ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  15. Estou louca para ler esse livro, e não é de hoje!!
    Ótima resenha! Me deixou com mais vontade ainda, rs.
    Beijos!
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estou louca para ler esse livro e muito curiosa para saber o que encontrar nele.

    ResponderExcluir
  17. Ótima resenha! Eu já li esse livro e estou louca para ler o próximo.
    adoro essa autora!!

    http://www.lostgirlygirl.com


    bjos

    ResponderExcluir
  18. Sabe eu sou louca pra ler Estilhaça-me, desde que vi sobre o que o livro falava infelizmente ainda não tive essa oportunidade, mas assim que ela surgir vou ficar muito feliz, não vejo a hora de poder ler os dois livro Estilhaça-me e Liberta-me.

    ResponderExcluir
  19. Já li estilhaça-me e adorei. Louca por liberta-me. Quando vi o livro pela primeira vez confesso que não me interessei muito, mas resolvi comprar e amei.
    Bjs e amei a resenha:))

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!