Autor: Kate Alcott
Editora: Geração
Páginas: 376
Ano: 2013
Gênero: Ficção
Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia. (Skoob)
Como não seria possível eu me apaixonar por um romance ambientado no começo do século XX e que tem como plano de fundo o grande desastre do Titanic?
Tess é uma jovem de classe baixa, muito talentosa, que sempre sonhou em ser costureira. Muito ambiciosa e cheia de coragem, ela decidi abandonar seu emprego de arrumadeira na Inglaterra e partir rumo a um futuro promissor. Nesse mesmo instante o Titanic está preste a zarpar para Nova York, e em um golpe - aparentemente - de sorte, Tess é contratada por Lucile Duff Gordon, para embarcarem juntas e passar a ser sua nova secretaria. Lady Duff, nada mais é do que uma importante e famosa estilista, tudo o que Tess sonha em ser.
Encantada com todo o luxo e as oportunidades ofertadas pelo Titanic, Tess acaba conhecendo Jack Bremerton, um rico empresário americano, que se vê diante de seu segundo divorcio, e que fica totalmente encantado com sua maneira de ser. Outro homem que acaba enfeitiçado por Tess é Jim, um dos marinheiros que faz parte da tripulação. Mas para ela o que mais importa naquele momento, é poder trabalhar com Lady Duff, te-la como sua mentora, e quem sabe um dia não ter mais que arrumar camas e servir o chá. Isso até o navio colidir com um iceberg e mudar o destino de 2.223 pessoas.
Trecho do Livro: 'O navio, proa para baixo, estava lentamente afundando na água. As pessoas começaram a cair dos deques como bonecos quebrados, debatendo-se, em cambalhotas, no mar. Ouvi-se um enorme estouro ... e então o Titanic desapareceu, sugado em uma única onda gigantesca, levando consigo toda luz, deixando os sobreviventes em total escuridão, só aliviada pelo brilho das estrelas.' - Pagina 64
Tanto Tess como Lucile se salvam, porém em botes separados. Como se tudo não fosse pouco é aberto um inquérito para descobrir o que de fato aconteceu na noite em que o navio mais seguro do mundo afundou. De acordo com os jornais algo misterioso e assustador aconteceu no bote número um, mais conhecido como o bote dos milionários, do qual Lucile e seu marido faziam parte. Tess se mantém fiel a Lucile, mas o que será que realmente aconteceu no bote número um? Porque o navio afundou? Porque os botes não foram o suficiente? Porque o socorro demorou tanto? Porque apenas um bote voltou para resgatar sobreviventes?
'A Costureira' é o primeiro romance da ex-jornalista Kate Alcott, nele temos detalhes legais e políticos do náufrago do Titanic. Usando figurantes basicamente reais a autora conseguiu abordar as verdadeiras informações desse desastre que entrou para história da humanidade. Além disso, vários outros aspectos foram sabiamente discutidos no livro, como por exemplo a luta das mulheres pela igualdade e direito ao voto.
Até então, tudo o que eu sabia sobre o náufrago do Titanic, se baseava no filme que a maioria, ou todos vocês também conhecem. Porém neste livro vamos um pouco além, e temos o foco voltado para os setecentos e três sobreviventes - 60% viajantes da primeira classe e mulheres. Aposto que assim como eu a maioria de vocês não sabiam que além de não ter botes salva vidas o suficiente, o navio não contava com equipamentos adequados como binóculos por exemplo, e que os marinheiros da tripulação não tinham treinamento algum para se a caso fosse necessário usar os botes, alguns deles nem remar sabiam direito.
Na minha opinião a autora fez um ótimo trabalho quanto a descrição e informações do inquérito e os escândalos envolvendo a classe alta, pós a tragédia. Seus personagens foram muito bem construídos, que ao finalizar a leitura pude concluir que não se tratava apenas de mocinhos e vilões. Já quanto ao romance, confesso que deixou a desejar. Mesmo tendo um triangulo amoroso - Jack, Tess e Jim - no alvo, ela não conseguiu desenvolver essa parte da história e escreveu um final que me deixou super insatisfeita.
Não posso deixar de comentar as semelhanças do livro com 'O Diabo Veste Prada'. Lucile é uma 'Miranda' da vida, super manipuladora, e Tess está tão cega quanto Andy, isso me fez voltar na mesma moral da história: podemos ser facilmente manipulados quando estamos atrás de um sonho.
Como foi possível ver nas fotos, a diagramação é linda, delicada e rica em detalhes. Porém a quantidade de erros de revisão me decepcionou bastante. Mas fora isso 'A Costureira' é um livro que te envolve o tempo todo, a ponto de te fazer sofrer até mesmo com a situação vivida pelos personagens secundários. Saber que tudo que eu li de fato existiu, é algo que faz do livro ainda mais vivo dentro de mim. Sou muito atraída por obras assim, e recomendo a leitura para todos que gostam de se distrair com livros que trazem um banho de fatos verdadeiros e históricos do mundo.
NOTA:

Xoxo
adorei teu post me fez querer ler o livro!
ResponderExcluirBjOs de Nana :)
nanapinhoemcores.blogspot.com.br
padrinhosdeumaflor.blogspot.com.br
Uau que livro hein? Amei a maquina em miniatura...super lindinha!!!
ResponderExcluirOi Thais!! adoro as suas resenhas e gosto muito muito muito das suas fotos! eu já tentei tirar fotos legais assim mas depender da boa vontade dos meus aplicativos é complicado haha um dia eu compro uma boa câmera pra mim ^^ até lá eu admiro as suas :)
ResponderExcluirFalando desse livro e da sua resenha, eu cheguei a ter cara de pau suficiente pra pedir esse livro como cortesia da editora de tanto que eu gostei da sinopse, mas claro que não consegui haha! eu adoro o filme, sou encantada pela história e louca pela oportunidade de ler sobre essa história sob uma nova luz e pelo que eu vi na sua resenha deve ser muito muito legal! fico triste por você ter ficado insatisfeita com o final :( isso me balançou hehe, mas ainda quero ler! As diagramações da geração são sempre lindas com uns errinhos mesmo né? Mas espero que não tenha diminuído a leitura ^^ noossa como eu falo demais haha até a próxima :p
Beijos!
esse livro é o proximo da minha fila de leitura e to super ansios Adorei a resenha! ate agora nao vi ninguem falando que é ruim!
ResponderExcluirBjuxx
Oi Thais!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, nem mesmo sabia que havia algum com o tema da tragédia com o Titanic. Gostei dos pontos que você ressaltou, o foco que a autora dá para história bem mais abrangente que o filme que a maioria conhece. Gosto muito de livros que usam fatos reais como pano de fundo da história. Ótima resenha e lindas as fotos.
Beijos
http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/
Oi Thais! Eu não sabia de fato do que o livro se tratava até agora e te confesso que achei curioso a escritora abordar o Titanic, fiquei curiosa!
ResponderExcluirGostei da sua resenha!
Beijão
Ei Thais, que livro iradooo, super amei e tb quero pra mim. A diagramação é realmente demais! Amei a sua resenha e, sem duvida nenhuma eu vou acolher a sugestão e colocar esse livro na minha listinha ^^
ResponderExcluirbeijos
Kel
http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br
Tata, to com esse livro aqui... Que vontade de ler, mas o tempo tem sido tão inimigo...
ResponderExcluirAdorei as fotos, a resenha!!!
Beijos
Adorei a história, a escrita é bem legal, mas eu realmente mudaria aquele final, haha.
ResponderExcluirBeijos,
http://www.segredosentreamigas.com/
A história parece bonita, mas acho que não leria. Romance histórico sempre me atrai, mas não é muito a minha praia; talvez por pura falta de costume mesmo. Engraçado, porque filmes desse tipo eu costumo gostar bastante!
ResponderExcluirA capa é mesmo linda e pelas fotos dá pra ver mesmo o cuidado que tiveram com a diagramação... mas erros muito grandes de revisão me frustram a ponto de afetar minha opinião da história.
Não conhecia o livro, mas adorei saber que ele tem como tema o navio Titanic, pois amo o filme. Logo lerei o livro. =)
ResponderExcluirhttp://leituramagnifica.blogspot.com.br/
Quando eu soube que a Geração ia lançar esse livro, fiquei super entusiasmada. Eu sou apaixonada pelo Titanic e por tudo o que envolve ele, então um livro que tenha esse desastre como plano de fundo tem tudo pra se tornar um dos meus favoritos. :)
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Oi flor, primeira vez por aqui e estou adorando tudo. Logo de cara li essa sua resenha maravilhosa que fez A Costueira entrar para minha lista de desejados, facinho!
ResponderExcluirEu sou super fã do filme Titanic, e essa nova história trazendo não só a tragédia como foco, mas o pós tragédia me deixou muitíssima interessada!
Acho que lerei com toda certeza, pois quero muito ficar sabendo do outro lado dessa história. Fquei aqui chocada ao saber que os marinheiros não sabiam remar direitio...Como assim? Vão pro mar e não foram preparados? Minha nossa, isso foi o fim da picada pra mim.
Acho que só pra saber mais sobre isso, já leria o livro, mas quero tmbm conhecer a hstória da Tess.
Ótimo tetxo querida. Bjokas
www.lerepensar.com
Oi querida,
ResponderExcluirEu recebi esse livro de cortesia e estou doida para começar a ler. Sou fascinada por livro com fatos históricos e o Titanic é um assunto que adoro. A capa está linda realmente.
Amei demais a caixinha de música da sua avó *.*
bjs
http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br
Acho que essa é uma das melhores resenhas que vi tua Thais, adorei de verdade. Eu já estava morrendo de curiosidade pra saber sobre o livro e após essa resenha fiquei com muita vontade de comprar ele! A capa é fantástica e o fato de estar meio que contando fatos sobre o Titanic me empolgou bastante! *---*
ResponderExcluirPrimeira vez que vi uma caixinha de musica como maquina de custura, adorei!
Beijinhos. :3
Thai Querida, A Costureira, não sei se vc lembra, é o livro que eu estou mais querendo ler ultimamente. Bastou eu saber que ele era ambientado no século XX para me apaixonar. Adoro antiguidades e história! E essa caixinha de música??? Me apaixonei! Será que ainda vende em algum lugar desse mundo??? EU QUERO UMA!
ResponderExcluirBjs
http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/
O livro é muito bom mesmo, fiquei surpresa pois pensei que seria uma história bem simples, e quando vi, encontrei um histórico sem igual.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Oi querida,
ResponderExcluirestou completamente louca pra ler esse livro, me parece ser ótimo e depois da sua resenha eu me apaixonei mais.
Ah, vi esses dias uma miniatura dessas e por pouco eu não comprei HAHAHA
Abraços,
Marinah | Blog Marinah Gattuso
Oiee
ResponderExcluirEstou dooida pra ler esse livro. Falaram tão bem dele que é impossivel que seja ruim.
A capa é linda, e só de ver as fotos ai em cima, dá pra perceber que a editora caprichou hem?
MilkMilks
DM
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Pirando nessa capa akiii kkk , a mais linda que já vi, acho linda a história do Titanic , já fiz o pedido la na saraiva e estou e ele esta a camiho aqui de cada ;D , mal posso esperar pra começar a leitura ;)) beijoooos
ResponderExcluirhttp://entreversosepaginas.blogspot.com.br/
Só por usar esse cenário de Titanic já fiquei morrendo de ler! Eu não gostei do enredo de O Diabo Veste Prada, mas acredito que por mais que duas personagens desse livro se assemelhem, ele é bem melhor...
ResponderExcluirA diagramação é perfeita até por foto! Essa capa é de tirar o fôlego.
Beijos
http://estantedasfadas.blogspot.com.br/