[Resenha] - 'Lola e o Garoto da Casa ao Lado' @Novo_Conceito

postado dia 24 março 2013

Titulo Original: Lola and the boy next door
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 288
Edição:
Gênero: Ficção
Assunto: TEEN

Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado. (Skoob)


Lola é uma garota de 17 anos, o tipo da filha perfeita, ela tira boas notas na escola, não bebe, não fuma, nunca bateu o carro e muito menos sente algum tipo de vergonha, ou constrangimento por ser filha de um casal homossexual. Na verdade, Lola só tem três desejos 'bem simples' - no ponto de vista dela. O primeiro é  participar do baile de inverno da escola, vestida de Maria Antonieta. - Lola adora usar figurinos exóticos acompanhados de perucas coloridas, no seu dia a dia, e para o baile é preciso ousar um pouquinho mais - Seu segundo desejo é que seus pais aprovem seu namoro com Max, o cara é cinco anos mais velho que ela, além de ser vocalista de uma banda de rock que está sempre fazendo shows pela noite. E o terceiro é que nunca, jamais, em hipótese alguma, volte a ver os gêmeos Bell.

Trecho do Livro: "Tenho três desejos bem simples. Sem dúvida, pedir por eles não é demais. O primeiro é participar do baile de inverno vestida de Maria Antonieta. (...) O segundo é que meus pais aprovem meu namorado. (...) E meu terceiro desejo? nunca, jamais, em hipótese alguma, voltar a ver os gêmeos Bell. Nunca mais. " - Página 09

Realmente esses são "grandes" problemas apenas para uma adolescente, porém é a maneira como o "universo" decide conspirar contra Lola - isso sempre acontece nessa fase da vida não é mesmo? - e a maneira como ela acaba lidando com essa situação, que faz o livro ser tão apaixonante.



Como o baile ainda estava longe, Lola teria tempo o suficiente para criar o vestido, então ela decide dar prioridade em fazer com que seus pais aprovem Max, mas isso muda a partir do momento em que a família Bell, voltam a morar na casa ao lado. O casal de gêmeos Calliope e Cricket, eram seus amigos de infância, mas foi a desilusão amorosa com Cricket - a dois anos atrás antes deles se mudarem - que fez com que Lola sentisse arrepios em ouvir falar o nome de seus antigos vizinhos.


O livro é narrado em primeira pessoa, sempre no ponto de vista de Lola, o que me fez odiar um pouquinho a personagem algumas vezes. Mas isso em hipótese alguma prejudicou a minha leitura. Na verdade 'Lola e o Garoto da Casa ao Lado' é quele tipo de leitura tranquila que flui com facilidade, e que termina quando você menos espera, deixando um gostinho de quero mais. Cricket é um daqueles caras fofos que só existem mesmo nos livros, e que me arrancou suspiros diversas vezes. Porém em alguns momentos também tive vontade de lhe dar uns cascudos, confesso.


Stephanie Perkins, está de parabéns pela maneira em que conseguiu juntar em sua nova obra os personagens de seu antigo best-seller 'Anna e o Beijo Francês', sem forçar nada ou fazer parecer que eles tivessem caído de para-quedas na história sabe? Ter Anna e St. Clair nesse enredo, de jeito algum obriga o leitor a conhecer a primeira obra antes de iniciar essa leitura. Mas posso dizer que me fez ficar super curiosa pela história do casal, já que todos personagens secundários foram muito bem elaborados e eu me apeguei de mais a eles. Outro ponto forte foi que algo ainda tão polêmico - pelo menos ainda no Brasil - como a união de duas pessoas do mesmo sexo, e a adoção de crianças por casais gays, foi exposta de uma maneira suave e sincera, de jeito algum preconceituoso.

Trecho do Livro: "Eu era perfeita para Nathan e Andy, assim como eles eram para mim." - Página 120

Resumindo, 'Lola e o Garoto da Casa ao Lado' é uma leitura leve, fácil e acima de tudo muito fofa. Não é nada excepcional, já que a história tem um tema clichê que me fez lembrar alguns filmes de Sessão da Tarde, mas o modo como somos absorvidos para esta leitura é que fez toda a diferença. Eu mesmo não queria desgrudar do meu livro - aposto que se eu tivesse pego no fim de semana, tinha lido tudo em apenas um dia. Recomendo a todos que queiram ler algo doce feito caramelo, fofo e muito cute. (rsrs... meninos me odiando agora) E mesmo eu não sendo muito fã de capas com pessoas, quero parabenizar a editora que manteve a capa original - e mesmo eu imaginando Lola e Cricket de outra maneira, tenho que reconhecer - que é linda, as cores tem tudo haver comigo. A diagramação merece nota máxima também!

NOTA: 


Xoxo

Comentários via Facebook

36 comentários:

  1. Adorei a resenha, gostei muito do livro também, apesar de que a Lola às vezes irrita, hehehe. Mas no fim, é uma leitura bem tranquila. Beijos

    http://www.estantedadebora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha horas que eu pensava, dãs Lola, só vc não está vendo isso ??

      Excluir
  2. Já vi em outros blogs a resenha deste livro e curti mto, Thai. Lola parece ser bem irritante às vezes, mas ao que parece esse livro é bom. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes ela irrita sim amiga, e o Crickt tbm, deu vontade de bater a cabeça de um com o outro ... kkkkk

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk... Já vi que farei caras e bocas com essa leitura!

      Excluir
  3. Oie,
    li esse livro faz pouco tempo e adorei tb, sem contar que concordo com você ele é lindo e a diagramação ficou ótima!!!

    Amei!!

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esqueci de citar na resenha, mas gostei do rodapé com explicações detalhadas, ficou mara tbm!

      Excluir
  4. Amiga eu tenho o Livro Anna e o Beijo Frances e esse ai. Eu não vejo a hora de ler, mas primeiro vou ter que colocar em ordem os que estão na frente (risos) Tenho um monte de livro pela frente para ler. Mas é uma delicia quando temos várias opções né ? hehe

    Outra coisa, queria dizer que achei bacana você postar imagens como você fez ai no post. Ficou bem interessante. Principalmente junto com sua resenha do livro. Parabens Linda. Adorei viu ?! Sucesso pra você

    Ahh queria sua opinião, porque como você tá a mais tempo em blog do que eu, eu gostaria que você desse uma olhada em meu post onde eu arrumei todos os meus textos de resenhas. Queria saber se tá bom...se é aquilo mesmo...porque como sou iniciante eu ainda me perco um pouco. Se vc puder me ajudar agradeço.

    Se cuida linda e tenha uma boa semana
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu fico triste de ter outros livros na espera é que tenho que me segurar para não comprar mais! rsrs ... mas é bom de mais!!
      Obrigado, que bom que gostou, estou sempre procurando trazer novidades para vcs sempre voltarem ao blog *-* rsrs
      Passo lá sim flor, vou ver e te dou um toque ;)

      Excluir
  5. Ei Tata!!

    Eu amei Lola!! Uma história calminha e adorável!!!
    Imaginei todas as cenas perfeitamente!!!!!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, que linda sua resenha, realmente por suas palavras podemos perceber que é uma leitura bem leve. Achei legal.
    A capa é simplesmente linda, não é? Já peguei na mão, mas não comprei. hehehe
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Capa é linda mesmo Ma, a lombada então, é a minha cara! rsrs ... sim é uma leitura muito gostosa, fofa e leve! Eu amei

      Excluir
  7. Gostei da sua resenha, flor. Ficou bem original e gostei da ideia de mesclar a resenha com as fotos do livro, que por sinal ficaram ótimas! :D
    Quero ler esse livro porque a Anna e o St. Clair aparecem e adorei o casal!

    Ei, eu ganhei um folheto desse livro da NC e estava escrito: "Lola e o seu vizinho" mudaram o título? Que isso produção? O.o

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mylla, que bom que gostou, fico feliz com os elogios *-*
      shauhsausha ... como assim produção? Recebi um folheto tbm, mas nem reparei, vou ver se o meu veio assim tbm.

      Excluir
  8. Oi Thais!

    Depois que li Anna já fiquei curiosa para ler Lola, a autora tem uma forma leve e divertida de envolver o leito. Pelo que percebi da sua resenha com Lola não é diferente. Adorei sua resenha e as fotos ficaram ótimas. Quero ler logo esse livro.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Thais,

    Sou louca para ler Anna e o beijo francês. Lola deve ser um livro fofo mesmo e tem horas que precisamos ler livros assim. Fiquei curiosa para ler e alías, amei as fotos :)
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei Lola primeiro pq fiquei sabendo que não ter lido Anna e o Beijo Frances não implicaria na leitura. Mas agora estou com muita vontade de ler o livro de Anna!

      Excluir
  10. As vezes é bom ler temas clichês, tem umas histórias boas,

    bjOos

    ResponderExcluir
  11. Amei a sua resenha! Além de muito bem escrita, as fotos ficaram lindas!
    Como você disse, de alguma forma nos vemos obrigado a ler Anna e o Beijo Francês primeiro. Irei ler logo Anna e em seguida Lola :D
    Gosto de romance juvenil - com pitada chick-lit - e espero não me decepcionar.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriel, mas eu disse que não somos obrigados a conhecer uma história antes da outra, mas quem ler Lola antes de Anna vai querer ler Anna, e vice-versa!!

      Excluir
  12. lola é uma leitura bem tranquila né *-* estou doida pra ler

    ResponderExcluir
  13. Oie Lôra !!
    Adorei sua resenha. Já estava bem curiosa quanto a leitura desse livro, agora estou bem mais. As fotos se encaixaram super bem no contexto :)

    Beijos.
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  14. concordo com voce li esse livro recentemente e fiz resenha no blog depois se quiser da uma olhada adorei sua resenha mtuuu fofaa
    um beijo enorme
    http://cantinhodanina19.blogspot.com.br/2013/03/resenha-lola-e-o-garoto-da-casa-ao-lado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou olhar sim amore, eu adoro trocar opiniões sobre um mesmo livro

      Excluir
  15. Oi Thais! Eu ainda não li o livro,mas vontade não falta, não gosto de narrativa em primeira pessoa, pois sempre fico irritada com o personagem, espero que eu não sinta muito isso neste livro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo a narrativa em primeira pessoa, mas nesse livro foi irritante em algumas vezes, então eu acho que vc vai se irritar sim amiga! rsrs ... é que a Lola demora a tomar uma atitude, e a gente perde a paciência de vez em quando com ela ... kkk

      Excluir
  16. Oi Thaís! Não li o livro, e confesso que era uma obra que não tinha praticamente nenhuma vontade de ler, porém sua resenha me deixou curiosa, mesmo. Já tinha há bastante tempo vontade de ler "Anna e o Beijo Francês", parece tãaaaao lindo!!!
    Adoro clichês bem trabalhados, haha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso Sofia, um clichê mas bem trabalhado!!

      Excluir
  17. Thaís lindona, achei super fofa a capa do livro, e gostei bastante da sinopse do livro! Uma boa dica de leitura! Bjos

    Débora Santos

    https://www.facebook.com/ImpressoesDeUmaLeitora?fref=ts

    ResponderExcluir
  18. É a primeira resenha que me fez olhar Lola com mais expectativas, pois li alguns resenhas bem negativas. Posso concluir que apesar do tema ser clichê é bem bacana e leve, ótimo para se passar o tempo aproveitando uma boa leitura!

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura leve Sammy, vc deve ler quando não estiver exigente com um tema muito bem elaborado e diferente!

      Excluir
  19. Thais, eu li Lola no mês passado e adorei o livro, ele é leve, com alguns dramas adolescentes, e muito fofo.
    Adorei a Anna e o Etienne aparecer no livro, porque amei Anna e o Beijo Francês.
    Adorei a sua resenha!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!