[Resenha] Romeu e Julieta - Histórias de Shakespeare

postado dia 21 janeiro 2013

Título: Romeu e Julieta
Subtítulo: Histórias de Shakespeare
Autor: Andrew Matthews e Tony Ross
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano: 2010
Páginas: 72

Sinopse: Já disse Romeu que “zomba da dor quem nunca foi ferido”. E existe no mundo uma só alma que não tenha sofrido de amor? Se existe, é a mesma que nunca ouviu falar de Romeu e Julieta, talvez a história de amor mais conhecida de todos os tempos. Nesta adaptação dirigida ao público infanto-juvenil a peça de William Shakespeare foi transformada em prosa e ganhou ilustrações em preto e branco do premiado artista inglês Tony Ross. O livro inclui ainda um prefácio de Heloisa Prieto e dois posfácios: um discute a questão do amor e do ódio na trama e o outro trata do Globe Theatre, onde muitas das peças de Shakespeare foram encenadas pela primeira vez. Este é o volume inicial de uma série de adaptações, destinadas ao público juvenil, das histórias mais conhecidas desse autor excepcional.

Comprei este livro pensando que era uma coisa, e quando recebi, vi que não era nada do que eu tinha imaginado! (Sim, na empolgação com a 'Black Friday' eu não li a sinopse.) Na minha cabeça eu estava adquirindo uma adaptação da peça de Shakespeare - Romeu e Julieta - e realmente isso é uma adaptação, só que para crianças. Porém, no fim das contas, achei essa leitura super valida, pois se tratando de um blog literário, é importante que eu fale e recomende livros para aqueles que estão começando agora também.

Este livro nos conta de maneira rápida e ilustrativa, a trágica história de amor, vivida entre uma Capuleto e um Montecchio. Os dois se conhecem por acaso no baile de mascaras da família Capuleto, e imediatamente se apaixonam e se casam as escondidas. Mas como nem tudo é perfeito, Tebaldo, primo de Julieta, notou a presença de Romeu durante a festa, o que para ele foi um insulto já que ambas as famílias são inimigas a muito tempo. Isso gera uma briga entre Romeu e Tebaldo, que acaba matando Mercúrio - amigo de Romeu. Fora de si e em um ato totalmente de ira, Romeu mata Tebaldo. Assim ele é banido da cidade e consequentemente para longe de sua amada, que está de casamento marcado com outro homem. Desesperada e com a ajuda do frei Lourenço, Julieta forja a própria morte e Romeu inconformado e sem saber da verdade, acaba se suicidando ao lado do corpo - desacordado - de Julieta.

    

Como eu já disse no começo da resenha, este livro é totalmente voltado ao publico infanto-juvenil. Mas mesmo se tratando de uma história trágica, de amor e ódio, a leitura nesta adaptação é fácil e bem leve. O autor transformou uma obra inesquecível que já agradava todo o tipo de publico em algo bem menos formal. Fez poesia virar prosa e adicionou importantes informações sobre Shakespeare e suas obras no final do livro. Além do mais, as ilustrações feitas por Tony Ross, chega a dar um ar mais cômico no enredo.


O livro é fino e suas páginas, na maioria das vezes, contem mais desenhos do que escrita. E essa diagramação diferente me fez lembrar a minha época da escola, quando a professora de português nos mandava escolher um livro para ler e depois fazer uma redação valendo nota. Eu já achava as cartilhas e livros didáticos o suficiente para prolongar o tempo da lição de casa, então eu sempre procurava os livros mais curtos e cheios de ilustrações para fazer esse tipo de trabalho. Assim eu iria me divertir com as figuras, entender melhor a história e ao mesmo tempo fazer uma boa redação.

É muito importante que os pais e professores incentive o habito da leitura, porém não dá para tomar o gibi da criança que acabou de entrar na pré-adolescência e obriga-la a ler um livro da qual não tem nada que chame sua atenção á primeira vista. Eu indico a adaptação 'Romeu e Julieta' de Andrew Matthews, para o seu publico alvo mesmo, os jovens. Indico também para aqueles que estão começando a ter o habito de ler recentemente, e para os pais que desejam incentivar a leitura e o aprendizado de seus filhos mais novos. Porém isso não impede que uma pessoa mais madura adquira seu exemplar, pois conheço muitas pessoas adultas que adoram intercalar um livro juvenil entre uma leitura e outra.


NOTA:  
Xoxo

Comentários via Facebook

41 comentários:

  1. Eu gosto de livros assim. Já sou grandinha (18 anos) rs e gosto dessas adaptações. Ninguém é obrigado a ler livros todos pomposos, cheios de poesias e palavras antiquadas que até cansa a leitura. Se tiver adaptações assim, é super válido qualquer um ter.
    Gostei bastante da resenha! :)

    Beijos e boa semana!
    Blog|Fã Page|Twitter|Sorteios

    ResponderExcluir
  2. Oii Thais!!
    Bom, eu também acredito que toda a leitura é válida, principalmente quando se tem um blog voltado para a literatura, rs.
    Já aconteceu muito isso comigo, de simplesmente comprar na empolgação, por vezes me surpreendi positivamente e em outras, nem tanto, haha.
    Achei interessante o Romeu e Julieta voltado para pessoas mais jovens, é um clássico a ser conhecido e se for p ser de forma menos impactante, que seja
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Já aconteceu isso comigo também viu rs, mas concordo com você que toda leitura e valida para aquelas pessoas apaixonadas por leitura assim como nós rs.
    Esse por sinal gostei bastante, gosto muito dessas adaptações para crianças :)
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que essa façanha não acontece só comigo ... kkkk ... sou distração total!!

      Excluir
  4. Oi amiga... Parece bem legal, eu nunca achei essa bendita peça de Shakespeare, gostei desse livrinho, haha. É tão a minha cara de criança :)

    Beijoos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shaushaush ... existem varias adaptações amiga, eu quero uma mais madura, vou procurar!

      Excluir
  5. Oláá, tudo bem?

    Belíssimo post!

    Passei pra apreciar um pouquinho das suas ideias e do seu cantinho =D
    E pra deixar um 'oi' também!

    Espero que você tenha uma ótima semana, e que tenha dias maravilhosos.

    Um grande beijo

    Inté mais

    ;**

    ResponderExcluir
  6. Poxa parece ser bom fiquei com vontade de ler.

    www.mundogarota.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais bom dia
    Adorei esse livro as ilustrações são ótimas e essa história nunca cansa né eu sou apaixonada pela obra

    bjos

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Achei super legal esse livro. Acho que ele seria perfeito para ser um livro paradidático para as crianças que estão começando a ler. Ter várias figuras faz com que as crianças se interessem mais pelo livro e quem sabe no futuro eles não pegam o clássico Romeu e Julieta para ler?

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. comédia a imagem do Romeu com o veneno mas....
    enfim acho ótimo dar livros desses para crianças ou pessoas
    q não são íntimas da leitura como vc disse.
    Mts pais tentam dar livros de adultos às crianças e essas
    acabam por detestar a leitura, por não entenderem o livro.
    Enfim, achei válido a resenha ^^
    sapatilhadecristal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais, eu nunca li uma versão (nada mesmo) de Romeu e Julieta. Acho que essa leitura parece mesmo válida, e independente de ser voltado para crianças, deve ser mesmo gostoso relembrar as leituras de infância com essas imagens.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu quero conhecer outras adaptações também de Romeu e Julieta, é uma obra que eu amo!! Assisto o filme sempre que posso!

      Excluir
  11. Ah que coisa linda *-*
    Eu AMO Shakespeare, qualquer coisa que tenha a menor relação com ele e suas obras eu leio hahaha
    Adorei o livro, a capa é super fofinha.
    Achei super interessante, vou procurar ler, com certeza :)
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. oie
    que livrinho fofo.
    e toda criança deveria ser icentivada a ler.
    Adoro q vc gostou do livro, recomendo q leia a versão integral da obra,
    eu li e amei!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Mi, vou querer que vc me indique direitinho qual foi que leu para eu não comprar errado! rsrs

      Excluir
  13. Adoro Romeu e Julieta!
    Parabéns pelo blog, muito bom.
    pos-descobertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Thais!!
    Tudo bem??
    Acho que é a primeira vez que visito o Amiga da Leitora e amei seu blog! Super fofo, o layout bem gostoso de ver, tudo organizado, parabéns!

    Será que foi no seu Instagram que vi a foto desse livro? Não me lembro, mas sei que foi no Instagram de alguém, hahaha. Eu achei que fosse ilustrativo mas não infanto-juvenil! OMG, adorei! O meu sobrinho nasceu semana retrasada e quero entupi-lo de livros, de preferência os clássicos. Nada desse negócio de galinha pintadinha, palhacinhos fofos... tem que começar com conteúdo né??

    Obrigada pela dica, acho que é válido até eu ter uma versão dessa! Hehehehe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então espero que volte sempre Jeh!! hehe .. que bom que gostou *-*
      Foi sim amiga, eu sempre encho meu insta com as fotos dos livros que estou lendo ... hahaha... é isso Jeh tem que encher ele de livros para acostumar desde pequeno ;)

      Excluir
  15. Para quem está começando a ler é um prato cheio.
    Afinal de contas Will é Will ♥
    Gosto muito de Sonho de Uma Noite de Verão ♥

    Beijinhos
    Helana O'hara
    http://www.intheskyblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Parece bonitinho. deve realmente ser bom pra quem está começando a ler.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Que interessante esse livrinho. Eu ja li Romeu e Julieta de Shakespeare mas essa história infanto- juvenil é uma opção para quem começar no mundo da leitura.
    Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. amei seu blog, ta de parabéns ! beijos
    seguindo !
    http://dezoitodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, realmente esses livros com linguagens mais simples e ilustrados chamam mais a atenção das crianças e pré-adolescentes! E é legal que eles já começam conhecendo um clássico.

    Beijos
    Vst? http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Thais
    Realemnte livros com essa linguagem mais simples atrairia as pessoas que não tem muita paciencia de ler livros com uma linguagem mais dificil como Romeu e Julieta,uma linda obra que vale a pena ser conferida

    bjos

    @Juh_DoceMel

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi querida, como vai?
    Achei bem legal a ideia de divulgar os livros para as crianças também, é sempre bom, vai que quem está lendo seu blog é um pai/mãe/tio/tia/irmão/irmão e quer influenciar a criança desde cedo, né?!
    Ainda não li nada de Shakespeare (não me julgue HAHAH) até tenho alguns exemplares em casa, quem sabe esse ano eu não dou um espaço na minha lista pra eles.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, bem e vc ?? Eu adoro clássicos!! Pegue para ler sim Mah, vc vai gostar ;)

      Excluir
  22. Eu amei a sua indicação, estava mesmo procurando um livro para comprar pra minha irmã de nove anos e não fazia ideia do que, porque historias da disney ela já sabe de cor.
    E se eu comprar irei ler também claro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Thais, gostei muito da resenha e do livro. Que ótimo presente para se dar a uma criança. Achei lindo o livro e a ideia de fazê-lo com ilustrações.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/p/blog-parceiros.html

    ResponderExcluir
  24. Oiie!!!
    Já vi esse livro e achei tão fofinho *-*
    Sempre é válido ter esses livros, mesmo sendo infantis e querendo ou não vc foi surpreendida
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  25. Adorei e já quero ler!
    Aproveitando que estou no lugar mais propício, quero te convidar para participar de um meme. Indiquei seu blog e gostaria muito que participasse. Dá uma olhadinha lá ;)

    Beijos,
    Infinito Particular

    ResponderExcluir
  26. Gostei do livro, muito bacana e fofo. Mesmo sendo voltando ao público jovem, fiquei interessada em compra-lo, é gostoso ler leituras assim, leves e boas, e intercalar entre as leituras dá uma relaxada ;)

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  27. Adoro livros que não são pra minha idade. KKK As vezes leio livros de conteúdo adulto e outras vezes para crianças! Eu tenho certeza que iria adorar esse livro já que tem desenhos e aparenta ser engraçado!

    ResponderExcluir
  28. Eu nunca li Romeu e Julieta, confesso saber a história, mas nada dos detalhes. Esse livro seria interessante para o público juvenil, como você falou *u*
    Já eu vou procurar o texto teatral e ler, estou curiosa com a história!
    Beijos

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!