[Resenha] - Cinquenta Tons de Liberdade

postado dia 13 janeiro 2013

Titulo Original: Fifty Shades Freed
Autora: E L James
Editora: Intrínseca
Série: Livro 1
Páginas: 544
Gênero: Ficção

Sinopse: Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade. (Skoob)

'Cinquenta Tons de Liberdade' é o terceiro e ultimo livro da trilogia 'Cinquenta Tons de Cinza' (resenha), então consequentemente essa resenha apresenta spoilers do livro anterior, 'Cinquenta Tons Mais Escuros' (resenha).

Após a sensação horrível de quase perder o homem de sua vida em um acidente de helicóptero, Ana Steele aceita o pedido de casamento de Christian Grey, prometendo a si mesma nunca mais abandona-lo e passando a ser agora, nada mais nada mesmo que a invejada Sra. Grey.
O livro começa com o casal aproveitando o final da lua de mel na praia Beach Plaza Monte Carlo. E se você está se perguntando 'como assim o livro não começa com o pedido e a cerimonia de casamento?', eu explico. Esses momentos foram mostrados ao leitor através dos flashbacks de Ana, o que acabou nos poupando de algumas cenas desnecessárias.

Graças ao desejo de vingança de Jack Hyde, Grey e todos os membros de sua família passam a viver com a segurança reforçada, e tanta proteção assim acaba irritando Ana, que fica a maior parte da história sem saber os verdadeiros motivos dessa proteção. O começo e meio do livro fica a maior parte do tempo dando voltas sem sair do lugar. Ana sempre tomando suas atitudes desaprovadas por Christian, mas que de um jeito ou de outro acabam resolvidas da mesma maneira: sexo baunilha ou sexo no quarto vermelho da dor.

    

Posso dizer que este terceiro livro acabou me decepcionando um pouco. Sempre vejo vários leitores se queixando com o fim de algumas séries, porém esta é a primeira vez que isso acontece comigo. Não que eu tenha achado ruim, mas esperava um desfecho muito mais emocionante. O que me faz pensar assim são as irritantes brigas de Ana e Grey que sempre acabam em sexo, isso em um nível muito mais repetitivo do que os livros anteriores, causando um certo cansaço na leitura.

Acredito que E L James poderia ter nos poupado de umas 150 páginas, ou mais, contida neste ultimo livro. Porque mesmo sabendo que se trata de um livro erótico e que evidenciar o quanto o casal fazia sexo poderia dar enfase a uma certa parte da obra, acho que essa descrição excessiva foi mesmo desnecessário. Parecia que a autora estava apenas enchendo linguiça, deixando a melhor parte do livro para depois do capitulo vinte.

A autora me tocou profundamente ao mostrar nas ultimas páginas do livro, alguns pensamento e momentos vividos por Christian na sua infância. Outro ponto positivo foi o epílogo que conta um pouco da vida dos protagonista dois anos depois. Sem falar que E L James nos surpreendeu voltando ao primeiro livro da série, precisamente durante a cena da entrevista, mas desta vez narrado pelo ponto de vista de Christian Grey. Esses foram motivos suficiente para elevar meu conceito e a nota do livro, mas sentindo que 'Cinquenta Tons de Liberdade' realmente deixou a desejar.

NOTA: 

PS: Como a maioria de vocês já sabem, a série 'Cinquenta Tons de Cinza', em breve ganhará sua versão no cinema, então nem tudo está acabado, logo logo falaremos novamente de Cinquenta Tons por aqui ;) 


Xoxo

Comentários via Facebook

34 comentários:

  1. A parte do Grey contando como foi a entrevista foi um presente né? Eu já estava cansada de tantas cenas de sexo e de repente ele acaba desse jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Kelly, achei isso tbm, foi muito carinhoso da parte da autora!! Eu achei que ficou muito na mesmice, praticamente o livro todo, quando de repente, do capitulo vinte ao final eu fui em uma engrenada só!! rsrsrs

      Excluir
  2. Oie :D

    Parabéns pela sua resenha .

    Estou aqui imaginando como deve ser essa trilogia ousada , acho que vou gostar e ao mesmo tempo não gostar e ler para ver né , beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Gabriel, acho que a experiencia é valida, pelo menos eu nunca tinha lido esse tipo de livro!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que não tenho muita vontade de ler esse livro? rs
    Sei lá, falam tanto, tanto dele mas nunca me despertou o interesse! ;)
    De repente, eu dou uma chance hihihi

    Beijos
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tudo é uma questão de mídia Pri, e esse livro foi muito divulgado né!

      Excluir
  5. Não sou muito fã de livros eróticos, mas esse ano darei uma chance pra essa série.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não quero ler nada assim pelo menos por um tempo! rsrsrs

      Excluir
  6. Oi!
    Eu ainda vou ler o volume 2 e o 3, então fiquei com medo de ler a sua resenha. Livros eróticos não são, nem de longe, meu estilo favorito, mas gostei desse mistério em torno da infância de Christian, e vi que você escreveu que isso vai ser revelado. Me deixa ansiosa, apesar de você ter dito que o livro deixou a desejar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não considero esse o meu tipo de livro favorito Gabi, ainda mais com esse ultimo livro da série que só tinha sexo o tempo todo, mais do que nos livros anteriores, que eu gostei tanto! Quero ler sua resenha depois heim ;)

      Excluir
  7. Para mim esse livro foi os dois outros juntos, a única diferença era que eles estavam casados.
    Curti a resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Bah,. pq no segundo livro já estava quase tudo desvendado sobre Christian, a diferença é que nesse ultimo ele falou sobre isso mais abertamente com a Ana, mas no ultimo capitulo ... kkk ... gostei muito mais nos livros anteriores do que esse!

      Excluir
  8. Oi,
    Ainda estou no primeiro livro e tem vezes que gosto da trama e tem vezes que não rsrs.
    Não li a sua resenha toda porque como é o último livro da trilogia fiquei com receio de ler algum spoiler :)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm senti isso pela série, amor e ódio! rsrsrs ...

      Excluir
  9. É uma pena que tenha deixado a desejar, também não me decepcionei com o final de nenhum série até hoje. Não pretendo ler CTC, mas um dia quem sabe.. Fico feliz que apesar da prolixidade e do excesso de cenas de sexo repetitivas ela tenha melhorado após o capítulo 20 e te emocionado de certa forma.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  10. obrigada pela visita
    http://crisartigossensuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Thais
    Eu li o livro ja a algum tempo,me apaixonei pela trilogia e os personagens mas como não se apaixonar por Cristian Grey não é mesmo haha.Adorei a sua resenha como vc também viu eu me decepcionei com alguns trechos do livro tbém mas ainda assim continuo fã e esperando anciosamente pelo filme

    bjos

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rico e bonito, como não se apaixonar? kkkkkkkkkk .... mas eu não faço o estilo Ana Steele, de jeito nenhum! shaushausha

      Excluir
    2. HAHAHAHA Thais me lembro em que em alguns momentos na minha adolescencia eu era um pouco como ela meio timida na minha insegura as vezes acho que gostei mais ainda do livro por causa disso

      bj

      Excluir
  12. Ainda não li nenhum livro da trilogia mas estou muuuuito ansiosa.
    O livro recebeu críticas ótimas e esse gênero gera muito interesse. Estou muito ansiosa para ler o romance entre Ana e o Chris!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei dos livros, mas não que eu tenha virado fã deste tipo de leitura. Mas vale a pena ler sim!

      Excluir
  13. Também não achei este o melhor da trilogia. A coisa do sexo baunilha jogou um pouco de água no fogo de todo mundo, acho. Hehehe
    Para mim, o primeiro é o mais intenso!
    E desculpe-me pela demora em retribuir a visita! Estive viajando esses dias e só chequei minha caixa de e-mais agora!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  14. gente eu li o primeiro, achei decepcionante
    mas me disseram que o segundo é bem melhor que o primeiro sahsahu ento como tenho a trilogia toda vamos ver
    legal o terceiro ter coisas há mais do christian, acho que vai ser interessante ler :)
    pena que ela deixou a desejar no final
    nao curto final de trilogias que me deixam assim ;w;

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Que bom que ela soube inovar e colocar materiais novos no livro, mas que pena que ela repetiu o mesmo erro do primeiro livro que era terminar todas as discussões e impasses com sexo.
    Li apenas o primeiro e não tenho nenhuma pressa para terminar a série.
    Parabéns pela resenha,
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. uau que blog lindo!!! Me apaixonei pelo layout, é super lindo mesmo.
    Nunca li 50 tons mas também não é um tipo de livro que me agrade =/
    http://valeu-a-pena-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga! Lendo a sua resenha acho que a série foi satisfatória no geral, pelo visto os livros crescem.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Olá! Desculpa encher o saco, mas é que temos um projeto que ajuda pessoas com bulimia, anorexia, depressão, automutilação e bullying. Pedimos a sua colaboração para ajudar a divulgar o projeto. Se tudo caminhar bem muitas mais pessoas serão ajudadas. O nosso blog é esse : burlive.blogspot.com.br
    Muito obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  19. a um tempo atras o meu clube do livro discutiu sobre esse livro e foi bem engraçado

    ResponderExcluir
  20. Nossa então chegou ao fim?
    Ainda não entrei nessa onda de ler romances eróticos,ainda não li nenhum livro da trilogia 'Cinquenta Tons de Cinza',mas pelas resenhas o leitor pode ficar no mínimo curioso,né?
    Nossa um dos liros mais comentados ultimamente no mercado editorial mundial,uma verdadeira febre.
    Erika Leonard James consegui causar tanto,que trouxe vários livros na onda.

    ResponderExcluir
  21. Desde o primeiro livro virei fã da trilogia,em geral gostei bastante do terceiro livro me exclareceu bastante algumas dúvidas que tinha concordo tbém que outras coisas não gostei e me deixarem na duvida quanto ao casamento da Ana se foi mesmo daquela forma que aconteceu não sei pra mim ficou um pouco vago mas em gerael foi bom

    bj

    ResponderExcluir
  22. Pq vc sabe que eu amo suas resenhas né, thai? Já achei q ia odiar o ultimo 50 tons, mas, cm vc disse, q tem epílogo, já melhorou, pelo menos pra mim. Eu AMO epílogos. Gosto de saber da vida das personagens dps do "happy end". Sou bem curiosa e resenheira. hihihihihiihi. Brijo

    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2013/01/

    ResponderExcluir
  23. Eu não li Cinquenta Tons de Cinza, mas eu achei meio esquisito eles se casarem. Eu acho que ficaria mais emocionante se eles terminassem ou sei lá, qualquer outro final, menos esse.

    Beijos, Lari
    http://www.bagacodelaranja.com

    ResponderExcluir
  24. Quero achar a trilogia toda pra guardar de recordação e quando der saudade ler tudo de novo

    bj

    ResponderExcluir
  25. Tenho a mesma opinião sobre o terceiro livro, tanto que acabei lendo de modo mais lento, e não com tanta ânsia como os anteriores. As brigas do casal, o sexo, sexo, sexo e sexo, o Christian com as crises dele... É claro, Christian É Christian, mas foi algo meio cansativo. E no epílogo a parte da entrevista com o ponto de vista dele ♥♥♥ Ela deveria lançar um livro assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!