[Resenha] Cordeluna

postado dia 02 outubro 2012

Titulo Original: Cordeluna
Autor: Élia Barceló
Editora: Biruta
Ano: 2011
Páginas: 310
Edição: 1
Gênero: Romance
Assunto: Ficção

Sinopse: Mil anos atrás, uma história de amor foi interrompida pela desgraça e uma maldição. Um poder tão maligno que tinha conseguido dominar seus espíritos geração após geração. E enquanto isso, os apaixonados esperam... condenados a se reencontrar e voltar a se perder por culpa do ciúme e do ódio. O cavaleiro e a dama. O guerreiro e a donzela. Até que talvez um dia, talvez em nossa época, séculos depois, um poder superior e benigno consiga pôr um fim ao malefício. Apaixonante novela que combina história e fantasia, amor e maldade, bruxaria e religião, criada pela escritora Élia Barceló, conhecida como a “Dama Negra” da literatura espanhola, ganhadora em duas oportunidades do Prêmio Edebé de Romance Juvenil. A história se passa na Idade Média e é muito bem retratada no livro, que destaca costumes e valores da época. As sangrentas guerras entre muçulmanos e cristãos pela expansão e posse de seus domínios. No posfácio, a editora explica os diferentes períodos da História e descreve a fascinante personalidade de El Cid. (Skoob)

Esse é o segundo livro que leio em Booktour, e confesso que valeu super apena participar. Avaliei como BOM (três estrelas), mas não entendam isso como algo ruim, vou explicar melhor durante a resenha.

Imagine você, junto a outras pessoas que você nunca viu na vida, em pleno o século XXI, passando uma temporada em um mosteiro, construído na idade média, e ao mirar os olhos em um garoto, acaba se apaixonando intensamente, e como se isso fosse pouco, durante a noite começa a ter dores, sonhos esquisitos e reveladores, e ao sair do alojamento se depara com espíritos. Parece meio sombrio, concordam?! Pelo menos foi o que eu achei, mas foi tudo isso - e mais um pouco - que aconteceu com Glória, durante um projeto da oficina de teatro que ela participava.

A narração é feita em terceira pessoa e dividida em duas épocas diferentes, sendo elas o século XI e o século XXI, e que a principio são bem paralelas uma da outra. Élia Barceló, intercalou nas páginas de 'Cordeluna', o romance vivido por Guiomar e Sancho na idade média e o de Glória e Sérgio nos tempos atuais. A principio eu até me assustei, como que sem mais nem menos, o livro passava de uma época para outra? Cheguei até a me incomodar, mas do meio para o final as duas histórias ganharam uma forte conexão, e no decorrer da leitura já tinha me acostumado. Esse toque deu ao livro um ar bem misterioso, porém abriu espaço para que eu ficasse meia impaciente com a leitura.

TRECHO DO LIVRO: "- Estou começando a ter a certeza de que há mil anos aconteceu algo crucial nessas duas datas e que agora estamos nos aproximando do momento em que o passado tenta voltar." - Página 147

No outro lado do enredo, temos Sancho Ramires, um jovem guerreiro, guiado e protegido por sua espada magica, Cordeluna. Infelizmente o rapaz acaba despertando o desejo da viúva Brianda, e ao mesmo tempo se apaixonando loucamente por sua enteada Guiomar. Movida pelo ódio e pelas forças das trevas, Dona Brianda se envolve com magia negra, e acaba interrompendo e amaldiçoando a vida do casal. E é ai, mil anos depois, que ambas histórias passam a se encontrar, refletindo em Glória, Sérgio, Barbara, Sibila, Quique e outros dos nossos personagens do século XXI. Os espíritos amaldiçoados, de todos aqueles que estavam envolvidos no romance de Sancho e Guiomar, retornam em busca de uma ultima chance, e a narração passa a fazer bem mais sentido do que antes.

Esse toque sombrio e misterioso foi o diferencial do livro, e o romance medieval vivido por Guiomar e Sancho, me fez mergulhar na história com bem mais entusiasmo. Fiquei bem curiosa, queria saber mais detalhes do destino que teria o casal, e ver a narração pulando de uma época para outra, acabou não sendo tão legal nesse ponto. Com tudo isso, o romance juvenil entre os personagens dos tempos atuais acabou se ofuscando, fiquei com a sensação de que ali faltou algo. Não sei se vocês me entenderam bem, mas acho que o livro acabou tendo um lado positivo e outro negativo com esse tipo de narração. Algo que em livros como 'A Casa das Orquídeas' e 'Águas para Elefantes', foi super positivo.




Posso dizer que 'Cordeluna' é um romance juvenil, indicado para aqueles que gostam de romance com um toque suspense. Mas também recomendo para aqueles que como eu, gostam de histórias medievais e de personagens misticos. Além disso o livro trás acontecimentos históricos, os costumes de épocas, e as lutas entre cristãos e muçulmanos, ocorridas na Espanha. Impossível se perder na linguagem, pois o rodapé das páginas são sempre informativos. É o primeiro livro que leio da editora Biruta, e não posso deixar de elogiar a linda diagramação e a impecável tradução, não encontrei nenhum erro se quer.
NOTA:    

Xoxo

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Oi Thais!

    Ah, ultimamente tenho visto vários comentários do livro e achei super interessante! Gostei dos temas que ele parece abordar! Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sofia, pra quem gosta do gênero é um livro bom de ser lido! Em algumas partes associei ele com contos de fadas ... hahah ... eu adoro!

    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Oie Taya,
    Confesso que não fiquei muito animada para ler esse livro não. Sabe quando a chama não acende? Pois é!
    Essas coisas com temas amais antigos tem que ter um up para me chamar atenção, hsuahsua.
    Mas curti sua resenha, gostei que você ressaltou os pontos fortes do livro :)

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei muito, mas achei o nome do livro muito bonito!

    ResponderExcluir
  5. Livros sem erros merecem uma estrela só por isso, SHUAHUSHUA. Acho super legal quando leio um livro sem ter que tá parando espantado com alguns erros absurdos sabe? Enfim, a estória parece bem interessante e concordo com você quando diz que em "água para elefantes" foi bem sucedido. Adorei o livro e dei 5 estrelinhas, SUAHUSA. Apesar de gostar da resenha e você deixar claro por quais motivos perdeu 2 estrelas e que mesmo assim foi ótimo participar do BT, não me interessei mt sabe? :/ é isso, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. para quem gosta do genero parece legal mesmo.
    gostei muito da resenha ^^
    se desse eu comprava o livro, mas tenho uma pilha pra ler viu

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Boa resenha. Bom, apesar das três estrelinhas e sua resenha e talz, não me interessei muito. Não sei porque .-. Mas enfim, quem sabe um dia, se eu tiver uma oportunidade :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro.
    Achei interessante a história.
    Vou adicionar na minha listinha, adoro histórias de epoca. Todas me lembram Rei Arthur, que eu amo *o* hahaha
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey
    Ainda não conhecia esse livro.
    Gostei bastante da capa, e super gostei dessa coisa de romance com toque de suspense!
    Prato cheio para pessoas que curtem ambos os gêneros, como eu!

    Ótima resenha

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha ainda não li nenhum livro do gênero mas amei a história

    Beijos

    http://jhdocemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Thais!!

    Eu já havia visto essa capa em vários lugares, mas não sabia bem do que se tratava e a sua resenha foi bem esclarecedora. Pena que eu não goste muito de leitura medieval, mas adoro um bom romance! rs As imagens ficaram ótimas, a diagramação parece mesmo ser muito linda! rs

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Confesso que quando olhei para o livro achei que eram as casas de Hogwarts.. oakoakswd fail pra mim.. lindo livro

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. A história parece bem interesssante, mas não sei se leria, bom é você que lê sobre épocas históricas que é oq ue você realmente gosta, eu gosato de romances mais atuais, mas não dispenso um livro pelo tema, já li livros assim já amei alguns e me decpcionei com outros.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. shuashauhsa ... faz lembrar mesmo Guilherme!! Eu ri com seu comentário ;D

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha! Curioso pela leitura *_*
    Bjs!
    http://bobagemdagente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Primeira vez que vejo livro dessa autora, o nome e bem diferente e capa e um pouco sombria de mais. A história chamou minha atenção, já coloquei na minha listinha de leitura.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha Thais.
    Esse livro me lembrou Invasora- A convocação.

    Quero muito lé-lo pois agora fiquei curiosa para saber mais sobre o romance de Glória e Sérgio.

    Beijinhos, Alicia.

    ResponderExcluir
  18. gostei da resenha, o livro parece bom, mas não tão empolgante, entao nao sei se leria.
    gostei da capa.....rsrsrs achei engraçado o Guilherme falar que a capa parece as casas de Hogwarts.
    :-)

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, o livro parece ser bem interessante já que se trata de assuntos que eu adoro muito, como tempo Medieval. *--*

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!