[Resenha] - Cinquenta Tons de Cinza

postado dia 12 setembro 2012

Titulo Original: Fifty Shades Of Grey
Autor: E. L. James
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Série: Livro 1
Páginas: 480
Edição: 1
Assunto: Literatura Estrangeira-Ficçao Cientifica

SINOPSE: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja.

Minha ansiedade para ler 'Cinquenta Tons de Cinza' se deu principalmente pelo fato de ser uma história baseada nos personagens de 'A Saga Crepúsculo' (Pra quem ainda não sabe, sou viciada). Mas hoje ao terminar de ler este livro, confesso que E L James, conseguiu realmente criar uma história apetitosa, do tipo que você não quer parar de ler, e que quase não conseguimos enxergar ligações com a saga de Meyer.

Anastásia Stelee - ou Ana como prefere ser chamada - é o tipo de garota ingênua, inocente, se formando em letras na WSU, e que nunca se apaixonou nem mesmo se interessou muito pelos rapazes. Porém quando sua colega de quarto, Kate, adoece, Ana acaba indo em seu lugar para uma entrevista com o jovem milionário Christian Grey. Só o que ela não esperava é que o enigmático Sr. Gray, a deixaria profundamente atraída e apaixonada. Grey realmente é um homem muito lindo e atraente, do tipo que chama a atenção por onde passa, mas por trás dessa beleza toda é possível enxergar o seu lado extremamente dominador. Sem conseguir se manter longe da timidez e independência de Anastásia, ele acaba confessando a atração que sente por ela, desvendando para a garota seus desejos mais íntimos, através de um relacionamento que exige contrato assinado e termo de confidencia.

Trecho do Livro: "O único homem por quem já senti atração, e ele vem com o raio de um contrato, um açoite, e um mundo inteiro de problemas". Página 158

Devido aos vários comentários do famoso livro que caiu na boca do povo, vocês devem estar se imaginando que daí por diante o livro passa a narrar somente cenas de sexo, certo? Errado!
Esse é sim um livro de conteúdo adulto, e que eu não recomendo para menores mesmo, porém a narração de E L James vai além do erotismo. Narrado em primeira pessoa e no ponto de vista de Anastácia, podemos ver a dificuldade da protagonista de lidar com seus sentimentos em relação a um homem tão lindo, rico, poderoso, educado, atraente e ao mesmo tempo tão autoritário, arrogante, frio, autocrático e enigmático, que na mesma hora que a faz se sentir desejada, joga sua alto estima lá embaixo, fazendo a pensar que essa relação não passa de uma paixão carnal. Também me diverti muito com o inconsciente e a deusa interior de Ana - que horas faz a dança do sete véus e horas fica eufórica segurando pompons como uma líder de torcida - quem leu o livro sabe do que estou falando.

Trecho do Livro: [...] "Será que eu faria isso de novo? Nem sequer consigo fingir criar causa disso. Claro que faria, se ele me pedisse - desde que não me machucasse e que essa fosse a única maneira de estar com ele." Página 300

As cenas de sexo é evidente sim, não posso negar, caso contrário o livro não seria de conteúdo adulto, mas também é uma leitura envolvente, cheia de enigmas a ser desvendados. Gray ama Stelee, porém de sua maneira dolorida e complicada. Fará ele algo para mudar? Ana está realmente apaixonada, mas também totalmente desorientada com a maneira diferente e dolorosa que Gray tem ao demonstrar seus sentimentos. Irá ela persistir em uma relação tão complicada para uma garota tão inexperiente?
O final do livro é de cortar o coração - pelo menos para quem como eu, se envolveu ou torceu tanto pelo relacionamento dos dois personagens - porém é visível o amadurecimento da personagem, cheguei acreditar que Ana viraria o jogo, mas com o primeiro capitulo que a autora deixou da continuação desta história, minhas expectativas quanto a essa virada foram por água abaixo. Não sei muito o que esperar de 'Cinquenta Tons Mais Escuros', porém acredito que a autora novamente me surpreenderá e assim como em 'Cinquenta Tons de Cinza' ficarei super eufórica pela continuação.




Para finalizar, só recomendo este livro se você for maior de dezoito anos, ou se os seus pais autorizarem esta leitura, pois a narração envolve muitos palavrões, sexo, masoquismo e daí por diante. Para os mais crescidinhos que ainda estão na duvida, recomendo que deem uma chance, se é que você gosta de amores maus resolvidos. Eu simplesmente não consegui parar de ler, e estou louca de ansiedade pela continuação. Não vou pensar duas vezes para comprar no dia 15 de Setembro.


NOTA: 
Xoxo




Comentários via Facebook

41 comentários:

  1. Ha ha ha. Se eu já estava na curiosidade para ler, depois dessa resenha, minha vontade aumentou. Parabéns, Thai. Que resenha é essa?? Perfeita!!!
    Beijos
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2012/09/3-virtudes-que-se-tornam-pecados.html

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro e ele é realmente maravilhoso! Estou ansiosa pra que chegue logo o Cinquenta tons mais escuros que já encomendei!

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. EU querooooooooooo. Resenha perfeita.. Não vejo a hora de começar a ler..


    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uia bela resenha prima :D
    Interessante! e adoorei a capa do livro!

    beijooos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Escreveu muito bem essa resenha!
    Quero muito ler Cinquenta Tons de Cinza, mas vi críticas dizendo que sua escrita é "fraca" e o sexo, como vc disse, é evidente e livros eróticos costumam exagerar... Ainda assim, deve ser muito interessante a história de Grey e Ana.
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Eu li recentemente e adorei o livro uma história envolvente que prende do começo ao fim adorei mesmo

    Bjoss

    http://jhdocemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Tacy, sua linda!! Eu não me arrependo nenhum pouquinho de ter lido este livro, ele é maravilhoso, impossível de parar de ler!!
    Eu também quero logo o próximo Nati!! Obrigado Gui ;)
    Valeu prima!! Ha Monique, realmente não é nada clássico nem com uma escrita perfeita, é uma escrita bem mais popular. Como eu disse o sexo está presente sim, mas a história é super envolvente. Concordo Juh, eu não queria parar de ler!! haha

    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Curiosidade level 1000 para ler esse livro, quero saber se ficou diferente da Fanfic haha,

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa já vi comentários diversos sobre esse livro, de péssimo a maravilhoso, estou muito curiosa para ler!!!
    Parabéns pela resenha!!!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  10. De tanto ler resenhas desse livro, acabei decidindo: tenho que ler e ver o que eu vou achar. Não tem outro jeito, as opiniões estão muito divergentes. :x

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Isso é verdade gente, as opiniões estão bem divergentes sim!! Acho que mulheres mais maduras estão aceitando melhor do que as mais jovens, sei lá, é um palpite ... haha

    ResponderExcluir
  12. ah eu to lendo e to gostando viu
    nao sei pq o povo falando muito mau do livro, mas cada um com seu gosto né

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que quem gostou de Crepusculo é certo que vá gostar desse livro, o que não é meu caso...
    Cheguei na metade mas achei a leitura tão antipática, tão embromation, que não consigo continuar...
    D:

    ResponderExcluir
  14. Esse é um dos livros que está no topo da minha lista dos desejados :)
    Desde que começaram a falar sobre ele, me sinto com vontade de ler. Nunca li nada do estilo, mas acho que irei gostar, e quero ler em breve. Ainda mais depois de ver, na Bienal, o Grey (um cara super lindo que estava interpretando o personagem na estande da Intrínseca, haha!).
    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Tá todo mundo falando desse livro. Depois que ele virar filme, vou ver. Hahahahahaa (:P)
    Não sou fã de histórias assim, sei lá, sou chhaaaata pra livros. (=

    Bjuu
    Aprendi Sozinha

    ResponderExcluir
  16. Eu já li e adorei.
    Alias, já li a trilogia hehe
    Passei um fds todo lendo, muito bom.
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sua resenha!!
    Eu estou lendo esse livro, meio no começo ainda, (porque tive que dar uma pausa nele e ler outros livros de parceria).
    Agora voltei para ele novamente, mas ainda não sei dizer se é bom ou não, vou concluir a leitura para ver o que realmente acho dele ;)

    O seu blog é muito legal e já estou te seguindo.
    Te convido a vir conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  18. Que fique bem claro, em nenhum momento imaginei Bella e Edward como Ana e Sr. Gray! A história é totalmente outra, nada haver com Crepúsculo, então não se baseiem nisso para começar ou nem tocar no livro!!

    ResponderExcluir
  19. OMG Gabi, imagina eu vendo o sósia no Sr. Gray *-*
    Essa Bienal estava perfeita mesmo, que pena que eu não consegui ir =S

    xoxo

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é bem comentado, e tem muitas opiniões diferentes! Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Li um monte de resenhas negativas, mas em compensação também vi gente que viciou loucamente. Ele é uma das minhas leituras do momento e confesso que estou achando mais cômico do que audacioso /: Mas tudo vale a pena por causa do Grey, que perdição viu x: hahah

    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  22. oie
    gostei da sua resenha
    confesso que vou ler esse livro só por pura curiosidade.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  23. O começo é bem água com açúcar mesmo Mi, e eu também ri muito com essa leitura, principalmente no inicio! Leia sim Michele, pelo menos já acaba com a duvida né?! haha

    xoxo

    ResponderExcluir
  24. Primeira resenha positiva que eu leio! Mas, concordo com os comentários acima, é incrível a quantidade de pessoas comentando que adoraram o livro/odiaram o livro. Eu não queria dar uma chance, mas quem sabe?
    Beijos, Ni

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha , assim que tiver a oportunidade vou ler o livro , já li um livro que falava sobre sexo e tinha muitos palavrões , tenho que confessar que me envolvi muito com a leitura e foi o único livro que me deu vontade de ler 3 vezes , pois não tinha continuação e eu não queria que a leitura acabasse , espero que com Cinquenta tons de Cinza seja o mesmo , beijos Lauro.

    diariesadolescente.blogspot.com

    Xoxo ;D

    ResponderExcluir
  26. Olá parceira...Adorei o livro!!! Já estou terminando o terceiro... A trilogia é tudo de bom...
    http://simplesmenterosi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. eu nem sei mais o que pensar desse livro...
    sempre vejo opiniões diferentes... =)
    Isso é bom né?!!
    No seu me deu curiosidade... mas não sei não...

    www.minhasegundaface.blogspot.com
    visito sempre!!

    ResponderExcluir
  29. Puts, eu não gostei muito do livro, mas vou ler a continuação para ver se a série melhora...

    Achei a Ana muito bobinha o livro todo, sei lá! E o Grey é muito estranho, eu não sei se conseguiria gostar de alguém como ele... e não estou falando pela parte sexual, mas porque ele é muito cheio de regras, e é frio demais... não gostei disso nele... quero ver se ele vai melhorar :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Tb me apaixonei por essa história e tb não vi nenhuma ligação com crepúsculo... e estou louca esperando o 3 e ultimo livro...

    ResponderExcluir
  31. Me apaixonei por essa história, estou lendo e amando!

    ResponderExcluir
  32. Esse é um daqueles livros que realmente te prendem à história, porém, ele é mais divertido e engraçado do que erótico. Chorei de rir quase que a leitura inteira! hahaha O uso de palavrões é excessivo e desnecessário, mas, algumas personagens até possuem alguns aspectos interessantes. (:

    ResponderExcluir
  33. Todos falam muito dessa série.. mas será que é isso tudo mesmo??

    ResponderExcluir
  34. Todos falam muito dessa série.. mas será que é isso tudo mesmo?? ²

    Já vi muitas opiniões que ou eram 8 ou eram 80. Então não sei muito o que pensar...

    ResponderExcluir
  35. ótima resenha, mas confesso que os comentários que surgiram a respeito dele me deixaram com mais vontade de ler, e quando li minha reação foi: exageraram! Juro que esperei mais dele sabe? falaram dele com se fosse uma inovação, um livro completamente diferente de todos os outros, e já li livros com o mesmo assunto parecidos e até mais picante que CTC, enfim, não que seja um livro ruim, mas muitos exageraram quanto a aperfeiçoa- lo demais.

    ResponderExcluir
  36. Dizem que este livro é o máximo e pela sua resenha já vi que é. Ansiosa por ler. :)

    ResponderExcluir
  37. Adorei sua resenha, pretendo ler logo este livro.

    ResponderExcluir
  38. Adorei a sua resenha ja li o livro e quero ler de novo.

    ResponderExcluir
  39. Adorei a sua resenha ja li o livro e quero ler de novo.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!