[Resenha] - Amigos Inimigos

postado dia 01 setembro 2012

Titulo: Amigos Inimigos
Autor: Vanessa Martinelli
Editora: Novo Século
Páginas: 104
Edição: 1
Categoria: Ficção – Romance; Literatura brasileira

Sinopse: Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo? Para começar essa resenha, devo dizer a vocês que quando recebi o livro em parceria com a autora Vanessa Martinelli, ela adicionou uma cartinha, onde falava que 'Amigos Inimigos' é um livro pequeno, cômico e rápido de ler. Foi escrito para sua filha, pensando em quem se inicia na leitura juvenil. E ela não mentiu quando disse isso. (Skoob)

O livro narrado em terceira pessoa conta a história de Maria e Jack, dois adolescentes que no passado foram grandes amigos de infância, porém agora não se falam mais. Os dois são 'obrigados' a conviver juntos, pois além da amizade entre suas mães, eles são vizinhos e estudam juntos na mesma classe. Além de Maria e Jack, outros personagens como Patricia, Camila, Morgana, Mauricio e Pedro, fazem parte desse pequeno enredo. Não vou resumir muito porque o livro já é bem curto e se eu escrever de mais acabo entregando a história toda.

Durante a leitura eu voltei em algumas fases da minha adolescência, aquela época da escola, onde eu e a maioria de vocês compartilharam muitos dos nossos dias com colegas em uma sala de aula e também fora dela. Assim como na vida real, encontrei neste livro alguns personagens que são típicos de qualquer escola: os nerds, os distraídos que não querem prestar atenção em nada, os engraçadinhos, os bagunceiros, os mauricinhos e os revoltados que não dispensam um coturno preto e uma visita á diretoria. Trabalhos em grupos na casa de um e de outro membro da turma e passeios fora da escola, também são o tipo de situações mencionadas no livro, que provavelmente todos nós já vivemos e que foi muito legal relembrar durante esta leitura. Meu personagem favorito foi Morgana - não que eu tenha me identificado com ela na minha época de 'aborrecente' - e sim por que esta personagem deu um ar bem mais cômico ao livro, que na maioria do tempo gira em torno das brigas e sentimentos de Maria com Jack.

Sei que fui informada para ler este livro com os olhos de alguém de 11-12-13 ou 14 anos, mas confesso que foi impossível reencarnar a minha visão de adolescente, afinal já tenho 24 anos, e hoje vivo bem mais aliviada por ter acabado aquela fase. Então achei que no livro as coisas acontecem muito rápido, ou seria melhor dizer fácil? Na minha época de adolescente os conflitos com meus próprios sentimentos não se resolviam assim de uma hora para a outra. Para mim, esse é o tipo de livro que se fosse escrito de uma outra maneira, mais detalhado por exemplo, poderia repercutir da mesma forma, tanto para o público juvenil como para o público adulto. Sei que não dá para exigir muito de um livro com apenas 101 páginas, mas a narrativa acabou sendo acelerada e superficial, tanto no começo como no final. A autora não conseguiu surpreender e resumiu de mais o destino de cada personagem.

'Amigos Inimigos' realmente é uma leitura rápida e super juvenil, recomendo para o seu público alvo mesmo.
Aqueles que já passaram desta fase, não se enganem! Antes de começar a ler, estejam bastante ciente de que se trata de uma leitura para o público infanto-juvenil.
NOTA:   

Xoxo

Comentários via Facebook

35 comentários:

  1. Ah, Quero comprar para minha prima. Acho que todo mundo quando adolescente teve os conhecidos: "os nerds, os distraídos que não querem prestar atenção em nada, os engraçadinhos, os bagunceiros, os mauricinhos e os revoltados que não dispensam um coturno preto e uma visita á diretoria". faz parte da história de todos nós. Adorei a resenha, Thai. Como sempre!!! Bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse livro. Tb achei corrido e as vezes as coisas são bem por alto mesmo, mas o que mais me agradou foram os personagens que lembram pessoas que conhecemos, que agem e conversam usamos termos que nós usamos. Achei bem proximo a realidade mesmo. hehehe
    Mas parabens pela resenha e sinceridade. :) Ficou ótima!

    Bjokas
    Flavia - www.livrosechocolate.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Tacy, realmente é um livro que vale a pena ser lido por quem está passando por esta fase.
    Valeu Flá, esse dom o livro tem mesmo, pena que como vc disse as coisas são narradas meias por alto.

    xoxo

    ResponderExcluir
  4. ownt, eu adorei esse livro.
    Estou super curiosa para o segundo volume :)

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais, adorei a resenha, mas acho que o livro não me agradaria muito não :(.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. eu gostei da resenha, eu quero muito mesmo ler esse livro

    ResponderExcluir
  7. Thais, gostei da resenha!
    Eu já li esse livro e gostei bastante. Eu acho que não se trata de ler com os olhos de alguém mais novo, e sim de ler só pra distrair, sem esperar grandes tramas. Afinal pra mim a história é bem leve e é mais um passatempo pras horas onde não se tem o que fazer.
    Beijos!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  8. Uma leitura de dá vontade de ler, mesmo que eu já tenha saído dessa fase, mais pelo fato que saber o acontece com os dois, vou procurar para ler.

    Bjss

    http://blogbeyondbelief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Thais! Eu já o li, e concordo com você quando disse que resumiu demais o destino de cada personagem, o final ficou um pouco 'acelerado', mas de qualquer forma achei o livro ótimo!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  10. Muito legal a resenha, bem sincera, o que é o mais importante de uma resenha. Meio dificil, quando o livro tem uma linguaguem infantil, não é todos os livros que conseguem alcançar a todos.

    ResponderExcluir
  11. O pessoal dessa faixa etária deve gostar desse!

    ResponderExcluir
  12. Olá :)
    Ain, eu gosto de livros que me façam lembrar de épocas em que eu era mais nova (como se eu fosse muito velha Q). Mas acho que não leria esse. Sei lá, apesar do nome da autora ser lindo, não me sinto tããão interessada no livro. Enfim, ótima resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  13. adoro esses livrinhos rapidos e leves, são ótimos pra descontrair quando voce tem milhares de coisas da faculdade! haha
    estamos te seguindo!
    começamos um trabalho novo aqui na blogsfera, confere?
    http://blogheymoon.blogspot.com.br/

    beijaaao, ;*

    ResponderExcluir
  14. Tipo, eu não quis dizer que não vale a penar ser lido, mas eu acho que prefiro livros com mais emoção galera. Mas como a maioria de vcs falaram é algo pra ler quando estiver querendo se distrair com algo curto, leve e rápido!!
    Hey Moon, vou conferir e seguir sim, pode deixar comigo, adoro conhecer blogs novos!!

    xoxo

    ResponderExcluir
  15. Já li e simplesmente adoreiii.
    Claro que não é aquele livro perfeito da vida, mas é fofinho! hahahhauha gostei bastante dele (;
    Primeira vez aqui, estou seguindo!

    Alyne,
    www.livrosedesejos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Quando li este livro, já tinha lido uma resenha negativa, então fui sem muitas expectativas. A Vanessa escreve de forma bem simples mesmo, felizmente não é mal escrito, mas a história em si é básica demais, né?

    Eu gostei muito da Morgana *-*

    Acho que (mesmo sendo clichê) a autora poderia se delongar mais na narrativa, trazendo um pouco de complexidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Tô esperando o livro chegar aqui para resenhar, mas acho que vou gostar muito, pelas resenhas que eu já li ele é bem leve e gostoso pra passar o tempo. Beijos, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  18. È um livro bom, diferente, ás vezes é bom voltar a ler livros de outras faixas etárias, relaxa.

    ResponderExcluir
  19. Gente eu gostei sim da leitura, não é atoa que dei 3 estrelas, se fosse ao contrario daria uma ... uhsauhsa ... só que eu acho que dava para ter aproveitado melhor o enredo, e irei ler o próximo com certeza!

    ResponderExcluir
  20. Que resenha tudo. Dá muita vontade de ler o livro.
    Adorei a história da Maria e do Jack, é o tipico "não gosto de você mas eu sinto algo por ti."

    Muito linda a história, e também adorei a capa.

    ResponderExcluir
  21. Eu já tive amiga-inimigas kkk
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Quando vi esse livro, não achei que fosse nessa faixa etária, e até gostei bastante dele !
    Mas agora que li essa resenha fiquei com dúvida se vou ler mesmo ou não, eu tenho 15 anos, já vou fazer 16, e acho que o livro não vá me interessar muito, mesmo assim vou dá uma chance a ele !
    Gostei da resenha (:
    Beijoos :*
    - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  23. Esses livros são bons pra voltar a ser jovenzinha, mesmo! hahah

    Pior que eu me lembro dessa fase, o sofrimento que era pra falar com o menino que eu gostava, desespero por isso! ahahah ainda bem que passa!

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha, o livro parece ser bom!!

    ResponderExcluir
  25. É o tipo de livro que chamo de Sessão da Tarde. Sua resenha ficou ótima e me deixou com muito mais vontade de ler o livro.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Tenho curiosidade de ler esse livro, a pesar da classificação ser infanto-juvenil gostei da historia, acho bonitinha a capa dele.

    ResponderExcluir
  27. Já havia lido algo sobre esse livro e fiquei bem interessada. Costumo gostar de livros mais leves assim, com uma narrativa jovem. São divertidos e bons pra quando estamos meio pra baixo, haha.
    Quem nunca teve um amigo-inimigo, não é mesmo? Faz parte da vida.

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha, o livro parece ser bom!!

    ResponderExcluir
  29. Não conheço o livro mas adorei a resenha. Gosto de livros que trazem leitura leve, entendimento fácil, para poder intercalar com as leituras mais pesadas.

    ResponderExcluir
  30. É o tipo de história que mais gosto,com certeza vai pra minha lista no skoob.

    ResponderExcluir
  31. Um bom livro para meu filhotes adolescentes lerem...

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!