Autores: Maria Fernanda Guerreiro
Titulo: A filha da minha mãe e eu
Editora: Novo Conceito / Jovem
Ano: 2012
Edição: 1
Páginas: 256
Área Principal: Ficção
Assuntos: Drama
Sinopse: Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.
Eu fiquei muito entusiasmada com este livro quando li a sinopse, porém não fazia ideia de que ele iria além do relacionamento mãe e filha. Quando comecei a ler pensei que todas as minhas expectativas tinham ido por água abaixo. Acho que isso é comum quando idealizamos muito um livro antes de lê-lo. No inicio tomei isso como um ponto negativo, mas ao finalizar esta leitura, acho que a melhor coisa foi esse livro ter sido totalmente o contrário do que eu imaginei.
Frase do Livro: "E foi assim, entre tantos desencontros, que descobri que existiam duas Marianas: a filha da minha mãe e eu." - Página 29
Tudo começa quando Mariana faz um teste de gravidez e descobre que está gravida, ela fica feliz, mas tem certeza que antes de se tornar mãe, precisa se sentir filha, e essa vontade dela só faz sentido ao decorrer do livro. Dai por diante começa uma volta no tempo. Em meio as lembranças familiares da personagem principal, ela narra desde sua infância, quando ela tinha cinco anos, seguindo pela sua vida afora.
Para mim o livro iria tratar particularmente de um difícil relacionamento entre mãe e filha, e realmente ele até faz isso, mas vai além, passando pelos bons e maus momentos de uma família inteira e não só de Mariana e Helena. O que é um ponto muito forte, pois a autora soube desenvolver vários temas dentro do ponto de vista de um único personagem, e sem deixar a narrativa cansativa.
Frase do Livro: 'Muitas vezes não é o que se diz que magoa, mas o tom com que se fala que faz toda a diferença.' - Página 100
Helena teve um passado difícil, abandonada pela mãe, ela e seus irmãos foram criados pelo pai. Acho que isso acabou a tornando uma pessoa com sentimentos abafados pelo destino. Tito é aquele tipo de pai sem pulsos firmes, que mesmo casado não conseguiu romper o umbigo umbilical com seus pais. Guga é um garoto imaturo, que de tanto receber atenção e amor em exceção, acabou mimado sem saber lidar com os seus próprios problemas. E Mariana sem conseguir o tipo de mãe que sempre quis acabou se apegando ao pai, o que só fez piorar seu relacionamento com Helena.
Presenciar o drama familiar desses personagens me fez ver como eu me enganei achando que certas coisas só aconteciam na minha família. Eu costumo dizer que a minha vida é uma espécie de montanha russa, cheias de altos e baixos, subidas esperançosas e decidas inesperadas. No livro é assim também, cada vez que eu terminava um capitulo um problema era resolvido, mas ao iniciar o próximo um novo drama aparecia, deixando o enredo cada vez mais real. Até criei uma certa familiaridade com as diversas situações citadas. Era como se cada personagem trouxesse um pedacinho de algum dos meus parentes, ou até mesmo da minha história.
Ler 'A Filha da Minha Mãe e Eu' foi como ver uma novela da vida real, onde cada capitulo é cercado por um novo dilema, cheios de conflitos e novas emoções. A autora conseguiu reunir temas polêmicos como aborto, drogas, abuso sexual e muitos outros sem causar dificuldade na leitura. Faço questão de o indicar para jovens rebeldes como Guga e também os mais fechados como Mariana, adultos que vivem em cima do muro como Tito e os que acham que abafando sentimentos conseguirão respeito. Enfim, é o tipo de livro que você deve ler e repassar para sua mãe, pai, irmão, primo ou até mesmo a família toda. O único pecado foi a má correção da editora, que em vários trechos deixou palavras incompletas ou frases faltando palavras.
Xoxo
Acho engraçado o título desse livro, não sei porque. Todo mundo parece achar a história bonita! É bom quando um livro é diferente do que a gente pensava, de um jeito positivo!
ResponderExcluirO titulo do livro só passa a fazer sentido quando a Mariana diz aquela frase da página 29, que eu citei na resenha!!
ResponderExcluirHey
ResponderExcluirAh acho a capa desse livro tão linda.
E ele aparenta ser super família, e pela sua resenha é o que ele realmente é.
Que apesar desses altos e baixos, sua família está sempre com você..
Aqui tem duas Julianas.. a filha do meu 'pai' e eu KKKKKKKKKKKKKKKKK meu pai
Minha mãe me conhece melhor. Não, eles não são separados :S
beijos
Nana - Obsession Valley
hahaha... e a Mariana tbm é chamada de Nana no livro, igual vc Ju!! rsrsr ... mas é isso mesmo, o livro é super familia. E por mais que em toda família sempre existe uma briguinha ou outra, temos que ter em mente, que tudo passa nessa vida, amigos, colegas, namorados ... mas a família é quem estará sempre com a gente!!
ResponderExcluirXoxo
Hey,
ResponderExcluirtinha lido a sinopse logo quando lançou na novo conceito e gostei bastante, enfim... Mas não sei se compraria, tenho tantos livros pra comprar, e pouco dinheiro e.e
Amei a resenha, o livro parece ser bacana ^^
Bye,
http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/
Obrigado Iasmin!! Eu tbm tenho uma lista enorme de livros e pouco dinheiro pra comprar ... hahaha
ResponderExcluirxoxo
Que legal sua resenha. Creio que o enredo relata muita coisa que acontece na vida real de uma família, por isso a gente se identifica tanto.
ResponderExcluirwww.leitorait.com
Isso mesmo Glaucia!!
ResponderExcluirNossa , que legal sua resenha , amei ! seguindo o blog já
ResponderExcluirhttp://chocolateeoutrasdrogas.blogspot.com.br/
Tenho vontade de ler esse livro. Não é meu tema preferido, mas são tantas resenhas falando que é bom que fiquei curiosa né? rsrsrs
ResponderExcluirBjinhos
Flavia - Livros e Chocolate
Ah obrigado meninas, e eu realmente recomendo o livro!!!
ResponderExcluirXoxo
O título do livro já é bem diferente. O conteúdo parece ser beeem melhor. Fiquei curiosíssima!! Bjs, Thai
ResponderExcluirhttp://radarmexeriqueiro.blogspot.com/