Titulo: Condenáveis: Uma História de Filho e Pai
Autor: Leonardo Torres
Editora: Não tem ainda
Ano: 2012
Páginas: 145
Gênero: Biografia
Sinopse: Ele descobriu que o pai havia sido preso através de um programa de TV. No início, sentiu culpa e vergonha por acreditar ser filho de um criminoso. Depois, raiva e aversão. Tudo o que queria era distância. Policial civil conhecido pelo combate ao tráfico de drogas, o pai foi acusado de venda de armas e repasse de informações sigilosas a traficantes procurados no Rio de Janeiro. Era a chamada Operação Guilhotina, que ocupou os noticiários nacionais em 2011. Estudante de Jornalismo, o filho tinha pânico que os colegas de trabalho descobrissem sua ascendência. Nunca pensou em visitar o pai na cadeia ou em telefonar para ele após sua libertação. O filho condenou o pai e, neste livro, explica o porquê. Skoob
Posso começar dizendo que para mim é maravilhoso ler mais uma obra nacional, e ver que os novos talentos da literatura Brasileira não param de aparecer. Como diz o próprio autor, este livro é uma forma de desabafo, uma espécie de terapia. Sabe quando você cansa de ser jugado? De ser sempre o vilão? E quer mostrar que também tem o seu lado na história? É mais ou menos isso que Leonardo fez.
Trecho do Livro: "Comecei a escrever este livro como uma forma de terapia. Precisava verbalizar a confusão que se passava na minha cabeça, sem medo de julgamentos. Queria ter o direito de ser politicamente incorreto na minha privacidade." - APRESENTAÇÃO
Filho de um policial corrupto, Leonardo, descobre através do noticiário o envolvimento de seu pai na Operação Guilhotina, e essa convivência, que nunca tinha sido fácil - por motivos pessoais - passa a ter mais um argumento para o afastamento definitivo do filho ao pai.
O livro é dividido em quatro partes, onde conhecemos o momento presente, a infância e a adolescência do garoto de pais separados, que se via como parte de um trato, onde seus fins de semanas e feriados acostumavam ser negociados. O que em hipótese nenhuma deixou a narrativa lenta ou cansativa. Foi através dessa ida e vinda entre passado e presente, que surgiu a oportunidade para conhecer melhor os personagens dessa trama verídica, e envolver outras questões em geral que abrange a muitas famílias.
A leitura é leve, e a forma envolvente como Leonardo Torres conversa com o leitor me agradou muito, dando pequenos toques cômicos - porém suaves - em cenas sérias. Se é que vocês me entendem.
Não foi necessário pegar mais de duas vezes no livro para finaliza-lo, e essa sensação de estar sabendo de algo que realmente aconteceu, e até mesmo conseguir me identificar com os dramas familiares, só aumentou o prazer e a curiosidade pela história.
Trecho do Livro: 'Dizem que as crianças já nascem conectadas as mães, por causa do cordão umbilical, e que os pais têm que conquistar essa conexão depois que o bebê nasce. É por isso que as mulheres podem ser verdadeiras vacas com os filhos, que eles continuam amando-as e buscando justificativas para os seus atos.' - Páginas 138
Eu gostei muito de ler 'Condenáveis' e recomendo sim, pois como já disse nesta resenha, nele são abordados outros assuntos que se faz presente na maioria das famílias. Deixo meus parabéns ao 'Leozinho' por ter tido a coragem de tornar todos esses sentimentos e situações públicas. Não comecem a leitura acreditando que ela estará totalmente voltada aos fatos que originaram o envolvimento do policial 'Trovão' na Operação Guilhotina, mas acreditem, através desses fatos podemos entender o tipo de homem que está por trás destas fardas.
Aposto que através dessa leitura muitos outros filhos se reconhecerão, isso pode até não ser necessariamente na posição pai e filho, pois ao contrário do que o autor falou eu não acredito que com as mães sejam diferente. Toda criança precisa ser conquistada pelos seus pais, definitivamente não acredito em laços sanguíneos. Me identifiquei muito com os sentimentos e a história de vida do autor, essa relação de ódio com o pai, mas no meu caso foi a mãe. E por pior que seja nossa situação, acredito que existem pessoas passando por coisas bem piores ainda. O melhor mesmo é agradecer a sabermos aproveitar o pouco - que nunca é tão pouco assim - que temos. Leiam 'Condenáveis', eu super recomendo a todos!
PS: É uma pena ainda não ter uma editora.
NOTA:
Aposto que através dessa leitura muitos outros filhos se reconhecerão, isso pode até não ser necessariamente na posição pai e filho, pois ao contrário do que o autor falou eu não acredito que com as mães sejam diferente. Toda criança precisa ser conquistada pelos seus pais, definitivamente não acredito em laços sanguíneos. Me identifiquei muito com os sentimentos e a história de vida do autor, essa relação de ódio com o pai, mas no meu caso foi a mãe. E por pior que seja nossa situação, acredito que existem pessoas passando por coisas bem piores ainda. O melhor mesmo é agradecer a sabermos aproveitar o pouco - que nunca é tão pouco assim - que temos. Leiam 'Condenáveis', eu super recomendo a todos!
PS: É uma pena ainda não ter uma editora.
NOTA:

Xoxo
Esse livro é incrivelmente excelente!
ResponderExcluirAcabei de ler também e inclusive é atual resenha do blog tbm. rs
Pude ver que seu ponto de vista seu, foi bem parecido com o meu. Como vc disse é uma leitura leve, então é fácil de ser entendida por todos +_+
Excelente resenha!
Lucas
livrosecontos.blogspot.com
fiquei curiosa quero ler...valeu pelo pela resenha..bjs
ResponderExcluirhttp://fernandacaterina.blogspot.com.br
Hey
ResponderExcluirGosto de livros que envolvem temas policiais e tals
Não conhecia esse livro.
Gostei bastante da resenha e espero lê-lo algum dia.
Sucesso para o autor, espero que ele encontre uma editora logo logo
beijos e boa semana
Nana - Obsession Valley
Fiquei curiosa com a capa e agora adorei sua resenha...
ResponderExcluirBeijos
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/
Muito boa a resenha do livro adorei saber que estamos com uma safra muito boa de novos autores é bem por ai mesmo
ResponderExcluirBoa semana
Bjoss
Adorei a resenha.
ResponderExcluirEu não conhecia o autor, agora esse é mais um que entra para minha listinha de desejados rsrs
Beijinhos
fulanaleitora.blogpost.com.br
Existe um significado pra esta capa, e quem leu e quem ler o livro vai entender do que eu estou falando!!
ResponderExcluirEu ja tinha visto uma resenha sobre este livro em algum lugar e agora aqui, parece ser realmente bom.
ResponderExcluirJa vai pra minha lista de aquisições futuras. rs
Parabéns pela resenha.
Beijoos
Jaque - Meus livros, meu mundo.
Já tinha visto uma resenha desse livro e ele não tinha me interessado. Ainda não estou com AQUELA vontade, mas agora mudei um pouco de opinião. Curti mesmo.
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Nunca tinha ouvido falar desse autor nem desse livro. Confesso! rs.
ResponderExcluirNão sou muito fã de autores brasileiros, mas tenho que admitir que venho me surpreendendo muito.
Resenha escolhida pelos leitores - Belle.
Passa lá!
Manuscrito de Cabeceira.
Bjs.
É vendido pelo próprio autor? Me interessei. A história parece ser muito boa, e é sempre interessante ler (consequentemente incentivar e ajudar) novos autores brasileiros...
ResponderExcluiroie Thais
ResponderExcluirnao conhecia esse livro, e q pena não ter editora, mas logo irá ter, já que é um otimo livro
adorei a resenha
veja a minha caixa de correio da semana
http://www.lostgirlygirl.com/2012/08/caixa-de-correio-18-especial-bienal-de.html
bjos
Sim Isabel, este livro está sendo vendido pelo próprio autor. Muita gente não o conhece pelo fato de não ter uma editora ainda gente, mas espero que esse quadro venha a mudar em breve, pois o livro do Leozinho merece ser lido por todos!
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Quero muito ler este livro, li a primeira resenha dele em outro blog e amei, li agora e vi mais uma opinião positiva, é uma pena mesmo não ter editora, é triste a forma que os autores nacionais sofrem para divulgar os livros, que chato.
ResponderExcluirLinda resenha, beijos!
www.idelmaria.com
Nossa, parece um livro simplesmente delicioso. A capa não me chamou muito a atenção, mas a história que você explicou pela resenha parece passar um turbilhão de emoções. Este é um que eu quero ler, *o* Tomara que encontre uma editora, se isto for melhor para ele <3
ResponderExcluirChel Lima - http://corujando.org
Realmente os autores nacionais sofrem um bocado com divulgação, ainda bem que existem os blogs literários para dar uma força!!
ResponderExcluirDesde que li a sinopse desse livro, venho me interessando por ele. Não curto muito literatura nacional e assuntos os quais são retratados nesse livro, mas a história me parece ser muito boa, e bem contada. A sua resenha é a primeira que leio, e fiquei feliz em saber que o livro é tudo o que parece ser. Quando a minha fila de leitura diminuir, vou arrumar um espacinho para ele ^^
ResponderExcluirBeijos.
Esse livro parece ser muito bom mesmo. È ótimo ler histórias de vida, porque geralmente os identificamos sempre. Já entrevistei o autor e vi que é uma pessoa muito simpática e simples. Desejo muito sucesso para ele.Beijocas
ResponderExcluirBy Jornalismo na Alma.
Leia sim Gabi ;)
ResponderExcluirEu concordo com vc Paloma, sempre nos identificamos!!
xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br
Fiquei curiosa, mas é a primeira vez que vejo um livro sem editora!! Bjs
ResponderExcluirhttp://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2012/08/instaglasses.html
Oi Thais!
ResponderExcluirJá li Condenáveis e gostei muito, assim como admiro o autor pela sua coragem!
Beijos