[Resenha] Crepúsculo: Livro de Anotações da Diretora - Catherine Hardwicke

postado dia 17 julho 2012

Título: Twilight Director's Notebook
Autor: Catherine Hardwicke; Raquel Zampil
Páginas: 176
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
Assunto: Cinema

Sinopse: Foi Catherine Hardwicke a diretora que conduziu a bem-sucedida adaptação cinematográfica de Crepúsculo, o primeiro livro da série fenômeno de Stephenie Meyer. Ao longo da produção do filme, em 2008, Catherine reuniu material fotográfico, rascunhos, storyboards e muitas histórias boas - tudo isso está publicado agora no Brasil em Crepúsculo - Livro de Anotações da Diretora. Por meio da vasta coleção reunida e organizada de maneira bem pessoal, Catherine mostra como funcionou o processo criativo que transportou o livro para as telas de cinema. Do roteiro à edição final, incluindo a pesquisa das locações, a escolha dos atores e dos figurinos, a construção das cenas mais importantes, os efeitos visuais e o desenvolvimento da trilha sonora, ela mostra, etapa a etapa, como o filme tomou forma, e ainda comenta curiosidades imperdíveis dos bastidores. 

Quem me conhece mesmo que só de vista, sabe que eu sou super fã da Saga Crepúsculo - os que não sabiam podem tomar isso como nota - e como uma boa fã eu costumo ler todos os livros e colecionar objetos que envolva Twilight. Eu ganhei 'Crepúsculo: Livro de Anotações da Diretora' da minha amiga Luciana, que por sinal é tão fã quanto eu. Até o momento eu não tinha tido a oportunidade de estar lendo este livro, pois desde que ele chegou pelo correio junto com muitos outros, a minha vida sofria algumas mudanças drásticas e acabou faltando tempo. Então hoje quando decidir dar inicio a esta leitura não fazia muita ideia do que estava me esperando.

Tudo o que eu tenho a dizer deste livro é que ele me envolveu do começo ao fim. Enquanto eu lia as anotações e visualizava as fotos e esboços das ideias de Catherine, parecia que eu estava frente a frente com a diretora, em uma especie de conversa confidencial, como a de um magico que revela seus segredos a uma pessoa que ele confia, ou até mesmo ensina um misterioso truque. Em alguns momentos cheguei a me imaginar com a equipe do filme, nos bastidores, lutando contra o tempo e um orçamento curto para tudo isso acontecer.

Alguns de vocês devem achar bobeira ler um livro de anotações de uma diretora de cinema, já que nele não teremos diálogos, romances, fantasias e etc. Confesso que até eu senti esse certo medo. E novamente fui surpreendida. Assim como qualquer outro livro, esse também tem o dom de nos transportar para uma outra dimensão, nos levando para o mundo do cinema, mostrando como toda essa magia acontece. E acreditem, nem tudo é só fantasia. Lendo esse livro de anotações vi que esse fenômeno que se tornou Crepúsculo, contou com uma equipe muito empeada no trabalho. Kristen por exemplo era menor de idade, tinha uma carga horaria de filmagens inferior a dos outros atores e não podia gravar de noite. Sem falar no clima da cidade que trazia sol, chuva e neve sempre na hora errada.

Trecho do Livro: "Kristen tinha 17 anos quando começamos a gravar, e há leis estaduais que limitam o numero de horas que um menor pode trabalhar. Assim, todas as cenas noturnas mais complicadas tiveram de ficar para depois. O bolo de aniversário dela tinha um grande relogio de glace e dizia: BEM-VINDA ÀS NOITES!" - Pagina 73

Mesmo sendo fã, só tomei conhecimento de algumas coisas lendo este pequeno livro. Gostei muito da maneira que Catherine publicou suas anotações, com um toque de humor, falando abertamente, de uma maneira muito clara e algumas vezes bem engraçadas, me fazendo rir alto. Não posso deixar de elogiar também a diagramação do livro, capa dura (hardcover), escrito com letras brilhantes no titulo e folhas lisas no interior dele. Um livrinho pequeno, porém muito bem caprichado.

Eu recomendo mesmo para vocês que é fã e acha que sabe tudo sobre a Saga Crepúsculo, mas principalmente para aqueles que não são fãs mas tem o objetivo de um dia trabalhar no cinema. Independente da função que você deseja exercer, seja na frente ou atrás das câmeras. Com apenas anotações Catherine mostrou o que é preciso para fazer um filme.

Trecho do Livro: "Neste livro, tento mostrar aos fãs e aos aspirantes a cineastas o processo que eu e minha equipe vivenciamos enquanto filmávamos Crepúsculo." - Pagina 09

NOTA: 
Xoxo

Comentários via Facebook

34 comentários:

  1. Oi, eu amei o seu blog, muito lindo mesmo. Estou ti seguindo, é claro. *-*
    Eu amo ler livros. Entramos em um mundo totalmente diferente, porém incrível, que dá vontade louca de viver aquilo - o que lemos, e sairmos nunca mais.
    Ah, eu curti a sua página no face..
    Um beijo(:
    http://meu2diario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha. Apesar de não ser fã de Crepúsculo, sua resenha conseguiu me deixar bem envolvida, eu não sonho em trabalhar com cinema, mas quem sabe um dia eu leio esse livro, rsrs.
    Parabéns pela resenha e blog,

    beijos,

    Juliana,
    http://ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais!

    Sabe, eu BABO por Crepúsculo, de verdade... e pelo seu post, resolvi começar uma coleção... pq vejo uma coisa melhor que a outra, e quero tudo! kkkk adorei a idéia desse livro, adorei os quotes, a resenha... parabéns! Você me fez algo maravilhoso!! kkkk

    Beijos,

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Katrynna! Para mim que não tenho dinheiro para viajar mundo a fora, ou largar minhas responsabilidades financeiras para seguir uma vida no cinema, televisão, circo ou qualquer outra coisa que nos divirta mas nos faça enfrentar a crise financeira, o livro é o melhor remédio que há. Através dos livros viajo para vários países e até mesmo outras dimensões. São os livros que me transportam para um mundo melhor onde a fantasia existe não só nos meus sonhos mas nas minhas horas vagas, quando viro uma nova página de um livro.

    Que legal Macelle, como eu disse eu tenho coleção de tudo que vejo e consigo comprar aqui no Brasil. Ainda falta muita coisas é logico, mas sempre que sobra um dinheiro invisto na minha coleção *--*

    Xoxo

    ResponderExcluir
  5. Thai, eu assisto a saga e estou lendo os livros, apesar de não me declarar fã. Agora, estou MUITO na vontade de ler esse livro, afinal conhecer novos ambientes, profissoes e como funciona (passo-a-passo) a construção de um filme muito me interessa. Se não fosse você, acho que nem iria saber q esse livro existe!! bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/
    Ah!! Já lhe agradeci lá no meu blog pelo selinho. Olha lá dps. bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu só vi msm o filme... mas parece ser ótimo!
    Beijos, Carol Nana
    www.chadatarde.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa o livro parece ser bem legal, gosto de livros que falam sobre aqueles detalhes que temos dúvidas que os livros e filmes não falam.

    http://www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  8. ADORO!! Como boa curiosa que sou, esse livro deve falar de tudo que nos deixam na dúvida,rsrs Amei a dica ;)


    Obrigada pelo carinho, sua participação é essencial para o nosso blog.

    Confira a postagem de hoje : http://www.ideiaoquadrado.com/2012/07/tumblr-cartoon-closets-looks-inspirados.html

    Beijos ;*

    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
  9. Gostei da ideia do livro! Mais diretores poderiam fazer algo assim!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho que ler este livro!!!
    *-*

    Tem um selinho para você lá no blog!!!
    É só acessar o link e pegá-lo,ok???

    http://www.estantedelivrosdamarievampi.blogspot.com.br/2012/07/ganhei-mais-um-selinho.html



    Parabéns pelo blog!!!
    *-*

    ResponderExcluir
  11. Mt boa a resenha, eu msm que não li nenhum livro fiquei interessada! :D

    Bjoos

    www.socialgatas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo Tacy, o que me chamou muita atenção neste livro foi as dicas para quem quer seguir neste ramo, pq a gente acha que é só chegar e filmar um filme, porém as coisas não são bem assim não. Tem que ter muita inspiração e criatividade.
    Sim Mareska, acho que outros diretores deveriam seguir o exemplo!! Obrigado pelo selinho Marie, vou correndo lá buscar ;)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha! Não conhecia o livro, mas gostei bastante. Ainda não li a sagra crepúsculo,só que vou ler um dia!^^
    Beijos! http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Paloma! Eu acho que é uma leitura muito apaixonante para quem gosta de romances como eu!!

    Xoxo

    ResponderExcluir
  15. Oi Amiga da Leitora.Amei seu blog *_*

    ResponderExcluir
  16. Oi Flor amei seu blog
    Parabens estou seguindo seu blog se puder retribuir ficarei grata bjos
    miilecharmedemeniina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. uiui,ainda não li esse ainda,sou fã da saga ,e preciso ler esse livro!!
    sua resenha : maravilhosa!!
    obrigada pelo seu comentário no blog.
    beijos linda!!
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Ta ai um livro relacionado a Saga que eu ainda não li, kkkkkkk
    Fiquei curiosa e com vontade de ler, você sempre descavando as coisas em Taya.
    Beijoos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu vi esse livro numa livraria faz um bom tempo, claro que fiquei muito interessada nele, amo também a saga Twilight, tenho até alguns poster's dos filmes aqui, mas fora os livros da saga, e o de Bree Tarner, não tenho mais nada e sou super curiosa em ler esse. Amei sua resenha e amei ler sobre sua experiência lendo esse livro, com certeza quero o meu *O*

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Adorei o Blog as dicas tudo Já seguindo retribui?

    http://it-girls-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie!

    Este livro foi feito mais para quem é fã mesmo, porque com ele você passa a entender todo o processo de adaptação do livro para os cinemas. Quem não gosta nem do livro e nem do filme, não vai se interessar, principalmente porque é um livro mais para admirar do que propriamente ler. É bem legal mesmo e parece com os muitos livros que surgiram sobre o assunto, mas com uma coisa mais pessoal, já que é tem informações da diretora.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. 176 páginas, dá pra ler rapidinho....

    Seu blog é lindo, parabéns, o layout é um luxo, estou seguindo.

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu amo Crepúsculo, mais não sou TÃO fã. Apesar disso, sua resenha me deixou com muita vontade de ler, parece um livro bastante envolvente mesmo^^
    Seguindo (:

    sempretimida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Não gosto muuito de Crepúsculo. Para falar a verdade, não li nenhum livro, só vi os filmes... Mas imagino o quanto esse livro deve ser ótimo para os fãs. Ia adorar um livro assim tratando de alguma saga que eu curto!

    Beijos
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Tem dica de leitura no blog,passa lá e confira:
    http://www.ideiaoquadrado.com

    Beijos ;)

    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
  27. Oi, Thais!
    Já gostei mais da saga, hoje em dia nem tanto. Mas acho bem legal esses livros, principalmente pra quem é fã. Tenho os de Harry Potter e de vez em quanto releio para matar a saudade <3

    Beijos,
    Bianca Sampaio - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pela parceria. Estou seguindo seu blog, me segue de volta e se tiver interesse tmb podíamos fechar parceria: http://valsales.blogspot.com.br/ (tt: @val_sales, valeria_val16@hotmail.com) ... bjs

    ResponderExcluir
  30. Oiii, não sou completamente maluca por crepúsculo, mas foi um série que eu não li eu engoli foi muito legal, então posso me considerar apenas uma louca por crepusculo kkkkk.

    Aproveitando tem um selinho para você no meu blog, passa la.



    Beijos e Boa Noite.

    Samantha - Coração Com Tinta
    Visite Nossa Página no Facebook

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler esse livro e não entendo pro que ainda não o li,
    acho que é falta de tempo, mas gosto de tudo sobre ele,
    só falta o mais importante que é começar a ler.
    Maravilhosa resenha.
    Voltarei em breve.
    Poliana Araújo
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. eu sou mega fã e é claro q li esse livro.
    amei.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/
    bjos

    ResponderExcluir
  33. Eu sou suuuuper fã de Twilight, mas ainda não li esse livro D:
    Espero ler um dia, afinal conta muito sobre como é feito um filme. E isso me interessa muito!
    Thais tem um selinho pra você no meu blog, espero que goste.

    Beijos
    http://vendesecadeiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ouvi falarem tri bem desse livro, quero ele agora. *-* Também sou fã de Crepúsculo.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!