[Resenha] - Água para Elefantes

postado dia 07 julho 2012

Titulo Original: Water for Elephants
Autor: Sara Gruen
Gênero: Romance, Drama
Edição: 2011
Editora: Arqueiro
Paginas: 272

Sinopse - Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. "Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Aos 23 anos Jacob perde seus pais em um acidente de carro, a casa e todos os bens que ele deveria herdar estão hipotecados, prestes a fazer a prova final da faculdade de veterinária ele abandona a sala de aula e sem rumo acaba saltando dentro de um trem em movimento. Para a surpresa de Jacob os vagões desse trem pertencem ao circo Irmãos Benzini o Maior Espetáculo da Terra, onde palhaços, artistas, aberrações e animais exóticos dividem o mesmo espaço. Sem rumo ou grandes expectativas na vida, Jacob oferece seus serviços como veterinário em troca de um lugar para ficar. Só o que ele não esperava era se apaixonar por Marlena, uma mulher casada com August, seu patrão, chefe da tenda dos animais e braço direito de Tio Al, o dono do circo, um empresário cruel, sem coração e que não mede esforços para ser maior e mais famoso que qualquer outro circo na face da Terra.

Trecho do Livro: "Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra. Quando temos cinco anos, sabemos até os meses de nossa idade. Mesmo por volta dos 20 sabemos quantos anos temos. Tenho 23, dizemos, ou talvez 27. Mas quando chegamos aos 30, algo estranho começa a acontecer. A princípio, é um mero sobressalto, um instante de hesitação. Quantos anos você tem? Ah, eu tenho – você começa confiante, mas depois para. Ia dizer 33, mas não é essa a sua idade."

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo personagem principal – agora com 93 anos de idades - mesclando os capítulos dessa estória com seu dia a dia dentro de um asilo e as lembranças da sua juventude sob a lona do picadeiro. Essa troca de presente e passado faz com que o próprio personagem deixe de saber se está sonhando ou apenas lembrando. E se vocês estão achando que isso tornou a narrativa chata ou estranha, estão totalmente equivocados. Ver Jacob falar de seus sentimentos aos 93 anos de idade e no capitulo seguinte com 23, só enriqueceu ainda mais o livro, sensibilizando profundamente a leitura.

Além de romance, ‘Água para Elefantes’ mostrou principalmente como em tempos difíceis – nesse caso durante a Grande Depressão Americana - o ser humano se submete as mais humilhantes situações para garantir o fato de terem um emprego. Assim como Jacob, mesmo não concordando, os outros personagens tem que obedecer as leis irracionais do dono do picadeiro, que joga os desobedientes para fora do trem em movimento, suspende seus salários e maltrata os animais. Realmente o livro é uma mistura de sentimentos e situações que diversificou bastante o enredo, e eu gosto quando isso acontece, pois não fica aquela coisa monótona pelo qual o final é previsível.

A autora me fez criar uma ligação bastante forte com os personagens, não digo que me fez chorar - como outros livros já fizeram - mas realmente odiei August, admirei Walter e me apaixonei pela elefanta Rosie. Outra coisa que só tenho a elogiar Sara Gruen, foi a nota que ela deixou na ultima página do livro, falando sobre como surgiu sua ideia do livro e destacando fatos verídicos que originou muitas cenas como o elefante que roubava limonada e o gerente de um circo que foi assassinado e pendurado na lona do picadeiro, entre outras. Mas nada me comoveu mais do que ver que a sua dedicatória do livro pertence a dois importantes elefantes da história do circo Americano, Topsy e Old Mom.

Então se você tinha alguma duvida sobre ler ‘Água para Elefantes’, só o que posso dizer é que recomendo sim essa leitura. Esqueça tudo o que você viu no cinema, e comece o mais rápido possível a descoberta sobre os detalhes desta apaixonante estória, que te fará refletir em vários aspectos da vida. Este livro me chamou a atenção e fez refletir muito como o idoso deve ou gostaria de ser tratado, e principalmente que os animais não são assim tão irracionais. Mas eu acredito que esse é o tipo de leitura que pode ser tirada diferentes lições de vida, vai depender do que você conseguir enxergar. Estou dando apenas três estrelas porque como eu já tinha assistido o filme antes de ler o livro, então tudo ficou muito previsível no decorrer da leitura.

Frase do Livro: "A vida é o maior espetáculo da Terra." - [Capa]

NOTA:   


Xoxo

Comentários via Facebook

35 comentários:

  1. Adoreei esse livro, definitivamente :)

    Beijos

    Barbara Sá - Segredos Entre Amigas

    ResponderExcluir
  2. Eu li e não achei tão bom, esperava mais do livro!
    Beijos

    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você "Blog Moda", esse livro não me surpreendeu, achei a história meia chatinha.
    Esse livro mostra o que acontece na maioria dos circos, maus tratos aos animais. Por isso que não gosto muito de circos porque voce nunca sabe o que está "por trás" daquela encenação toda.

    Beijokas
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii!!Quero te convidar para participar do sorteio q tá rolando lá no blog!
    http://poquimdemim.blogspot.com.br/2012/06/sorteioquer-ganhar-um-perfume.html

    Passa lá dps! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thais!
    Eu adoro esse livro! Gostei muito da temática, da maneira como ela tratou do assunto, não foi só a beleza do circo, mas sim os bastidores dele que, muitas vezes, não tem nada de belo :/ Gostei do filme também, foi fiel à sua maneira :D

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  6. Thais, não li o livro, apenas vi o filme.
    Devo admitir que o filme me decepcionou um pouco, então imagino que o livro seja bem melhor.
    Sempre acho os livros melhores. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Flor, o seu blog foi escolhido no concurso do meu blog, vai lá conferir e pegar o seu selinho! :D
    Bjoos

    http://www.socialgatas.blogspot.com.br/2012/07/resultado-do-concurso-especial-ferias.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Thais!
    Eu quero muito ler esse livro, de verdade. Mas tá difícil de conseguir viu? Primeiro porque não tenho dinheiro pra comprar, segundo é que ninguém quer me emprestar. :(
    Mas ok... eu sobreviverei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Olá querida amiga !
    Passando pra saber as novidades e avisar que tem mimo no blog pra ti !
    O link:
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/2012/06/interagindo-com-blogosfera-14.html
    Beijo, Lílian e Vera
    Tenha um fim de semana próspero e feliz!

    Beijo no ♥ !

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Ótima resenha. Eu ainda não li esse livro, mas espero ler em breve :D Parece ser muito interessante mesmo, eu não sei se eu iria gostar, mas eu quero ler assim mesmo. Sou teimosa UAHSAUHSUAHS Que bom que gostou do livro :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Oi Thais,
    Quando eu li este livro, gostei muito deste livro quando eu li, mas quando vi o filme fiquei muito decepcionada, tantos detalhes que passou em branco, paciência né.
    Ótima resenha.
    Bjos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Acho que irei me emocionar com esse livro como me emocionei com o filme, apesar de diferentes. Com certeza está na minha lista de leituras <3 E ah, muito obrigada pelo selo indicado *___________________________*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  13. Oi linda!
    Eu ainda não assisti,mas adorei a dica desse filme,neste inverno adoro assistir filmes, eu irei assistir simm!
    Eu estava no site de uma amiga e vi o seu link lá, resolvi então fazer uma visita.
    Já estou te seguindo, por favor, me segue também

    Visite o meu Blog :

    http://aliadosdabeleza.blogspot.com.br/

    Bjs...

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,você já viu que ganhou o nosso concurso (Especial Férias de Julho)?Adorei seu blog e ele está entre os 5,confere lá o que eu e a Kesia escrevemos sobre ele!Beijos,
    http://garotateenoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Luara, se vc quiser posso te emprestar flor!!
    Depois vou te mandar um e-mail p gente combinar, é que eu acabei de me mudar e ainda estou instalando internet entre outras coisas lá em casa. Mas te empresto sim se vc quiser ;)

    Xoxo

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Muito obrigada por comentar lá no blog.
    É muito bom dar uma passada no seu blog.
    Resenha excelente.
    Livro surpreendente também.
    Estou querendo muito fazer esta leitura.
    Espero sempre ler uma resenha dessa quando vier por aqui.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é ótimo. Li e me apaixonei completamente. Assim como o filme, que também ficou ótimo. É uma história encantadora! Ótima resenha.

    Beijos :)
    http://itgirl-sweet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sempre li resenhas ótimas de Água para Elefantes. Infelizmente, esse não foi uma livro que gostei de ler e achei que leitura não rolou pra mim, sabe? Mas enfim, não troquei o livro e ainda o tenho na estante. Espero ler daqui alguns anos, quando tiver mais madura, e pretendo gostar! Hahaha :D

    ResponderExcluir
  19. Oi Thais!

    Eu sou um dilema quanto a esse livro. Tenho muita vontade de ler, mas também muito receio. Assim que tiver a oportunidade, vou pegar para ler e acabar logo com isso... rsrs A sua resenha está ótima!

    Beijos,

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não consigo empolgar muito pra ler esse, nem o filme eu assisti ainda... mas todo mundo fala bem dele. Quando minha pilha diminuir um pouco, acho que arrisco a leitura!

    ResponderExcluir
  21. Já assisti o filme. O livro está na minha lista de leitura!! bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu ainda não li o livro, acredita?
    Só assisti o filme e, não digo que é um dos meus favoritos, mas quebra um galho...
    Beijos,

    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu não sabia que tinha o filme Katielle =S

    ResponderExcluir
  24. Oi linda!!! Não li o livro mas assisti o filme e gostei muito...bjus
    http://simplesmenterosi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. O livro de Água para Elefantes é bem diferente do filme gente, quem lê sabe muito bem que os filmes deixam muito a desejar quanto aos detalhes da leitura!!!

    xoxo

    ResponderExcluir
  26. Você falou muito bem do livro, mas deu apenas três estrelinhas... não entendi muito bem :s
    Mas mesmo vendo resenhas positivas como a sua, eu não consigo me interessar pelo livro. Não é uma história que me agrada :(
    Mas se um dia eu tiver a oportunidade de ler Água Para Elefantes, vou ler sim ^^

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Ameii esse livro e adorei o seu blog !
    Parabéns pelo blog.

    Já estou te seguindo se puder seguir o meu tbm ficarei muito grata!
    Dicas de makes, esmaltes e tutoriais!

    justagirloriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oii Gê, dei apenas 3 estrelinhas pq infelizmente o fato de eu ter assistido o filme primeiro acabou deixando o final da história sem muita surpresa. Eu lia o livro e já sabia tudo o que ia acontecer, por mais que no livro os detalhes são maiores, e outras diferenças a mais não fizeram com que a leitura fosse surpreendente como deveria ter sido. Não especifiquei isso na resenha né - esqueci - mas é um livro bom, o fato de eu já saber tudo o que ia acontecer que desanimou um pouco!!

    Xoxo

    ResponderExcluir
  29. Adorei esse livro muito bom !!!!
    Adoro ler, gostos das suas dicas.....
    Bjs http://fernandacaterina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Todos os livros são muito lindos !!!!
    E românticos
    Bjs
    http://fernandacaterina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. só eu que sou completamente apaixonada por essa capa e por essa história, e por esse livro??? haha, espero que não!

    ResponderExcluir
  32. Amei o livr, a historia e tdo mais, mas eu acho q prefiro muito mais o filmes.. o livro é realmente bom, super recomendo, mas eu prefiro o filme.. ;)

    ResponderExcluir
  33. Já li o livro e adorei, porém o filme me agradou bastante, a história como é contada, os atores retratam muito bem isso no filme além de serem lindos, adoro os dois hehe. Muito bom

    ResponderExcluir
  34. Ótima resenha!
    Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, ele um possui uma história encantadora.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir
  35. Tenho esse livro em casa, mas ainda não li. Eu acho o filme muito bom!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!