Título Original: The old man and the sea
Autor: Ernest Hemingway
Gênero: Romance estrangeiro
Páginas: 128
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: Essa é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Esse é o fio do enredo - fio tenso como o que prende na ponta da linha o grande peixe que acaba de ser pescado - com o qual Hemingway arma uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salao, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem- sucedido no seu trabalho.
Esse não era mais um livro que eu estava ansiosa para ler, mas como foi o mais votado pelo grupo literário que eu participo no Facebook, eu resolvi dar a ele uma chance.
Muito velho e azarado, Santiago já está a 84 dias sem pescar nada, ele até contava com ajuda de Manolin, mas os pais do garoto o proibira de pescar junto ao velho azarão. Porém no 85° ele está confiante ser seu dia de sorte e sai sozinho para a pesca e acaba fisgando um espadarte, que arrasta seu pequeno barco para o mar aberto. Será mesmo um dia de sorte? Será este o peixe que mudará sua fama de azarão?
Trecho do livro: "Mas, pensou, eu aguento-as com precisão. O que já não tenho é sorte. Quem sabe? Talvez a tenha hoje. Cada dia é um novo dia. É preferível ter sorte. Mas eu prefiro ser exato. Assim, quando a sorte vem, está-se pronto para ela".Essa foi uma leitura curta, porém com uma escrita não muito comum, como as que eu prefiro ler. Felizmente isso não fez com que a narrativa ficasse cansativa, e eu só não terminei a leitura em menos tempo porque essa semana foi meio corrida. Enfim, essa não é uma resenha muito fácil de ser feita para mim, já que eu não sei bem como descrever o que senti. No começo não tive muito interesse pelo livro, tanto pela escrita como pela falta de ação. Porém tudo isso mudou a partir do momento em que Santiago pescou o peixe-espada, e a cada segundo eu tentava imaginar o que aconteceria na próxima estrofe.
Trecho do livro: Mas era assim grande; e, no fim dessa volta, veio à superfície a umas trinta jardas apenas, e o homem viu-lhe a cauda fora de água. Era mais alta do que uma grande foice e cor de alfazema pálida, acima de água azul-escura. Ao passar mesmo abaixo da superfície, o velho via-lhe o imenso bojo e as listras de púrpura que o enfaixavam. A barbatana dorsal estava retraída mas as peitorais, medonhas, abertas de par em par.O personagem foi muito bem elaborado, e por mais que a maior parte do livro seja contracenada apenas por ele, é incrível ver a determinação do velho pescador, seu amor pelo jovem Manolin, a quem te faz tanta falta a companhia, e a maneira como ele enfrenta as dores, câimbra, fome, cede e até os perigos do mar aberto. Na pratica eu não sei se realmente é possível um pequeno barco ser movido pela força de um peixe, então parando para pensar nesse ponto a estória foge um pouco da realidade. Mas devido a toda emoção transmitida por Santiago, seja ele se relacionando com o garoto, o mar, ou o peixe que ele está prestes a matar, tudo acaba se tornando muito real.
Trecho do livro: Tudo nele e dele era velho, menos os olhos, que eram da cor do mar e alegres e não vencidos.'O Velho e o Mar' é mais uma daquelas obras que eu recomendo ser lida devido a sua lição de vida, onde vemos um homem movido por sua fé, independente da situação que se encontra. Uma lição de amizade e carinho para com o próximo, determinação e conflitos com o seu próprio eu. Recomendo esta leitura a todas as pessoas, independente de suas idades ou afeição com a arte da pescaria. É um livro curto, que irá te tomar apenas algumas horas do dia, mas que trará fortes emoções.
NOTA:

Xoxo
Olá,
ResponderExcluiresse livro tem tanto tempo que li,
mas ainda me recordo da capa, era verde e o desenho do barco era branco. Essa capa é bem mais bonita!
Quando li, também achei meio cansativo no ínicio.
Mas depois a leitura melhorou.
Sua resenha ficou ótima!
Lucas / Era uma vez...
livrosecontos.blogspot.com
Esse livro tem várias edições mesmo Lucas, eu tbm sou fascinada por capas *---*
ResponderExcluirA história parece boa!
ResponderExcluir***POST NOVO LAH NO BLOG ***
Bjinhos e ótimo fds!
Blog da Tainara
www.blogdatainara.com
Oie Taya,
ResponderExcluirRealmente a capa é belíssima...
Gostei da história, apesar de não ser meu ponto forte, mas é pequenininha, dá pra ler em umas horinhas, hehe.
Beijos - Barbara Sá.
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/
tbm era um dos livros que eu menos quis ler rsrs. Ta eu tenho que parar de julgar um livro pela capa não é mesmo? rs
ResponderExcluirhttp://garotoonerd.blogspot.com.br
Considerando o autor, parece o tipo de livro que a gente precisa ler pelo menos uma vez na vida!
ResponderExcluirParece ser um otimo livro, vou procurar ler, estou seguindo se gostar segue o meu beijo beijo
ResponderExcluirbmocassim.blogspot.com
@cupcake2
ótima dica!!!
ResponderExcluirTem post novo cheio de amor no BLOG PRAS MENINAS, espero todas vcs lá, suas lindassss
http://oblogprasmeninas.blogspot.com.br/
Mega bjo!
Minha amiga já leu esse livro e disse que achou interessante, não foi sua leitora preferida mas gostou rs :D
ResponderExcluirBeijos
Té
lolaporlola.blogspot.com
Ja li e amei..super recomendo esse livro..bjs
ResponderExcluirhttp://fernandacaterina.blogspot.com.br
bom saber!! vou comprar esse e ler.
ResponderExcluirbeijos!!
http://escreverdayse.blogspot.com.br/
Thais seu blog é lindo!!!
ResponderExcluirParabéns pela dedicação *_*
Aline Dias
Paião por livros
Eu tbm julgo muito os livros pelas capas e acabo errando feio!! rfsrsr ... Mas falando que o livro se trata de pescaria e de um personagem já idoso a gente acaba não fazendo muita questão de ler, e ao contrário disso, a história é bem interessante. O que me aborreceu mais foi a escrita mesmo!!
ResponderExcluirXoxo
Eu gostei da resenha... gosto de livro com aventuras assim... acho que é o costume do meu ensino fundamental onde os professores gostavam de passar livros assim pra gente ler... rs
ResponderExcluirBjoos
www.socialgatas.blogspot.com
Adorei sua resenha, super bem feita.
ResponderExcluirNão conhecia o livro e me interessei bastante, parece ser bom mesmo, quem sabe um dia eu pegue ele para ler ^^
A capa não curti, achei meia estranha, enfim...
Beijos
Bruna
Livros de Cabeceira
Esse livro é um daqueles que eu não colocaria em uma lista de 'vou ler' se eu não visse ninguém falando sobre ele, já que a capa e a sinopse não me atraíram. Mas pelo que você disse, esse livro parece ser muito interessante, com uma lição bem legal pra se passar. :) Gostei da dica.
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele me pareceu bom mesmo lendo sua resenha. Pelas lições que ele traz, acho que daria uma chance pra ele sim, não agora ><
ResponderExcluirBeijos
Meu outro lado
Adorei a resenha. A capa do livro é linda e acho que iria gostar da leitura!
ResponderExcluirBeijocas!
http://palomaviricio.blogspot.com.br
Tenho muita vontade de ler os livros do Hemingway, mas confesso ter certa preguiça. Os clássicos meio que não são o meu forte. Sempre que posso evitá-los, o faço - é idiota, eu sei, mas virou meio que um estigma.
ResponderExcluirGostei da resenha. Não pretendo lê-lo tão cedo, mas valeu para dar um gostinho do que é este livro.
Att,
Tatiana
http://acervoblog.wordpress.com
Obrigado Brubs, vc é uma fofa mesmo!! Concordo com vc Luara, eu só li pq foi o mais votado pelo grupo, se não nem teria ouvido falar nele! E muito obrigado a todos vcs por elogiarem minha resenha *---*
ResponderExcluirResenha maravilhosa! Já estou querendo ler..bjks
ResponderExcluirwww.chocolatecommenta.com
Deve ser lindo!
ResponderExcluirResenha perfeita. Assim que entrar de férias vou catar ele em alguma livraria.
Beijos!
mulheralfa.com
@mulher_alfa
é, não é um livro que me interessa muito hahaah pescar é tãaao parado hahaha
ResponderExcluirAbraços! (http://elektry.blogspot.com)
Porém a pescaria neste livro não é muito parada Lucas ... rsrs
ResponderExcluirXoxo
Eu comecei a ler esse livro, não gostei não.
ResponderExcluirbeijos
Ótima resenha, o livro deve ser muito bom!
ResponderExcluirbeijos
http://anaclaudiac.blogspot.com.br/
Sou louca para ler esse livro. Ele está na minha lista a um bom tempo.Fiquei com mais vontade ainda. É o tipo do livro que gosto.
ResponderExcluirEsperando sua visita:
http://www.ideiaoquadrado.com
Beijos ;)
@WelenMedeiros
O começo do livro não é tão legal quanto o meio mesmo Ray!!
ResponderExcluirFiquei com a impressão de ser quase um livro de auto-ajuda. E com certeza não é um dos gêneros que mais gosto.
ResponderExcluir____________________________________________________________
Já conferiu as promoções que estão rolando no blog O Leitor?
Ainda não?
Não sabe o que está perdendo.
Dia 12 de julho é o último dia para participar da Promoção Dia dos Namorados Literário, onde são sorteados 5 livros e um kit de marcadores e serão seis sortudos. Você pode ser um deles.
Além disso, o Concurso Cultural do mês é sobre a obra "A última entrevista do casal John Lennon e Yoko Ono". Participe também!
Para saber mais, basta clicar na aba promoções.
Obrigada pela atenção,
Pamela
resenhista do blog O Leitor
http://oleitor2.blogspot.com/
Oi, Thais!
ResponderExcluirAssim como a pescaria, o livro tem cara de ser monótono. Nada contra pescaria, até gosto, na verdade, mas ler sobre... acho que não iria rolar :s
Beijos,
Bianca - www.epilogosefinais.co.cc
Ah, é complicado quando não sabemos o que escrever na resenha né? Eu particularmente fico frustrada quando isso acontece comigo. Em relação ao livro, confesso que não é o meu estilo favorito, mas se um dia surgisse a oportunidade leria sem problemas.
ResponderExcluirBeijos&beijos
Book is life
Olá.
ResponderExcluirAdorei a resenha :D Eu nunca tinha visto sobre esse livro. Não me interessei muito, não é exatamente o tipo de livro que eu gosto de ler. Mas enfim, talvez eu até desse uma chance a ele, quem sabe UAHSUAHS
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Não achei um livro de auto-ajuda não Pamela! Não digo que é monótono, ao contrário, durante o tempo que o velho passa no mar o livro fica mais interessante, pq ficamos curiosos para saber se ele vai conseguir pegar o peixe e voltar para casa! Quem gosta de ler não tem nada a perder com essa estória !!
ResponderExcluirXoxo