[Resenha] - A Janela de Overton

postado dia 09 junho 2012

Titulo Original: The Overton Window
Autores: Glenn Beck
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 384
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: JORNALISTICO

Sinopse:Um plano para destruir os EUA vem sendo preparado há cem anos, e agora está prestes a ser colocado em prática... Alguém será capaz de impedi-la? E se você descobrisse que tudo em que você acreditou até hoje não passa de uma grande farsa? Que a roupa que você veste todos os dias pela manhã, assim como o carro que você dirige não são escolhas suas? Que o governante que você elegeu na última eleição para comandar sua cidade e seu país também não depende de você? E se chegasse à conclusão de que toda autonomia e livre-arbítrio que você julga ter, na verdade, atendem a um outro comando que não as suas ideias e a sua própria vontade? 

Eu demorei muitoooo para ler este livro, e não é porque ele é grande não - já li livros bem maiores e demorei menos tempo - a razão por minha demora foi o fato de que esse gênero de livro realmente não faz meu estilo. Confesso que em vários momentos pensei em desistir da leitura, mas eu sou uma pessoa dura na queda, e hesitei até o ultimo momento, e hoje trago aqui a resenha.

O personagem principal Noah Gardner, é um homem rico, solteiro e de bem com a vida, aliás não é para menos, já que ele é o vice-presidente da empresa Doyle and Merchant - uma empresa de relações públicas - e o presidente é ninguém mais, ninguém menos do que seu pai, Arthur Gardner. Em mais uma comum sexta-feira de trabalho, Noah cruza com Molly Ross, que estava pregando algo sobre uma reunião no quadro de aviso, extremamente atraído por ela, Noah decide ir até esta reunião da Founders Keepers - uma espécie de organização politica focada em restaurar a liberdade da população do seu país - seu único interesse era se aproximar de Molly, e leva-la para sair, mas o que ele não esperava era que a partir daí tudo desse errado naquele dia e nos próximos que estariam por vir.

Esse livro é dividido em três partes, o começo me deixou bastante atraída, porque logo de cara temos um assassinato em uma cabine telefônica, envolvendo bastante mistério durante as primeiras páginas. Em seguida a história passa a girar em torno de Noah, e confesso que depois da parte que ele chega na Founders Keepers, a leitura virou uma decepção total para mim. Acho que eu não esperava receber um balde de água fria, molhado com muita, mas muitas palavras mesmo envolvendo politica e uma linguagem totalmente voltada a isso. Em algumas partes até cheguei a me sentir um pouco burra, por não conseguir desenvolver uma harmonia com as palavras escrita no livro, e por mais que a maioria das páginas viessem com um rodapé extremamente informativo, eu percebi que o meu problema era realmente porque eu detesto politica. Isso ficou muito mais óbvio quando na metade da estória o romance de Molly e Noah ganhou mais detalhes, e a partir daí eu vi que a minha praia é romance, aventura e ficção.

Quanto aos personagens, cheguei até ver resenhas que tachavam Noah como uma fraco, mas ao contrário disso eu achei ele um cara fofo, que devido a intensidade dos seus sentimentos, acabou fazendo muita besteira. Já a Molly me deixou bastante decepcionada no começo, eu achei que ela era uma oportunista, até que cheguei ao ultimo capitulo desse enredo todo. Deu pra perceber que eu me foquei no casal né? Mas não são só eles que entram em cena não! 'A Janela de Overton' trás muitos outros personagens decisivos, como o melhor amigo/ex-namorado de Molly, a mãe dela, o pai de Noah e muitos outros.

Deixando a visão politica de lado, posso dizer que gostei deste livro pelo fato de que ao decorrer da estória muitas coisas acontecem, ele é cercado de reviravoltas e surpresas, deixando algum rastro de mistérios em algumas partes e depois aquela sensação de descoberta quando avançamos mais alguns capítulos. Mas será que eu realmente odeio tanto a politica assim ?? E vocês, será que vocês não gostam também de politica ou certas coisas fazem com que a gente pense que não gosta?? Eu acho que uma vez que temos algo como detestado por nós, bloqueamos nossa mente para tudo que envolva essa coisa, e desviamos ela para um outro lado, e foi mais ou menos isso que me aconteceu quando comecei a ler os discursos políticos de alguns personagens. Vivemos uma politica tão corrupta e agressiva nos últimos tempos que acabamos evitando nos envolver com ela, e parando para pensar, conclui que é isso que Glenn Beck deixa evidente quando diz que as notícias (TV, Internet, Rádio e etc) são manipuladas pelos profissionais de relações públicas, com o propósito de tirar o foco de um fato importante. Assim, os interessados acabam direcionando a opinião pública para outros acontecimentos.

Pra mim o final do livro foi satisfatório já que deixou algumas coisas inacabadas e aquela sensação de continuação. Sim eu adoro isso, pois só assim as minhas esperanças de uma continuação são quase certeiras. Apesar dos pesares 'A Janela de Overton' é um livro que eu indico para as pessoas que desejam ir além de uma leitura light e de fácil compreensão. É um thriller de suspense e política, válido não só para quem gosta desse gênero, mas também para aqueles que procuram nos livros uma experiência de vida.
Não posso deixar de agradecer e elogiar a Editora Novo Conceito, que desenvolveu um kit maravilhoso para este livro, com um mistérios a ser desvendado antes mesmo de abri-lo. É uma caixa com um cadiado trancando o livro dentro dela, nesta caixa temos três dicas para desvendar a senha do cadeado. Criatividade nota mil nos kits da Novo Conceito, ganhei 'A Janela de Overton' em uma de suas promoções no facebook, e espero que mais kits lindos como este ainda venham por ai.

NOTA:




Xoxo

Comentários via Facebook

25 comentários:

  1. Diferentemente de você, adoro esse tema. Haha
    Gosto bastante de Política, muitos não gostam porquê envolve muito filosofia, haha. Mas eu curto bastante, e gostei do Assunto ser JORNALISMO õ/ Minha preferência, haha. E pelo que você falou tem um romance pelo meio... Vou adquiri-lo!!

    Beijoos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Thaís!
    Que bom que você gostou do meu blog, e é claro que eu vou vir sempre aqui! Gosto do que você escreve, e acho que não leria esse livro da sua resenha... Não faz muito o meu estilo. Pelo visto nossas opiniões são iguais! rsrsrs...
    Você não achou nenhuma ferramenta para seguir meu blog porque ele não é da Blogspot. Mas você pode me linkar (e aí eu te linko também), ou então fazer parceria. Ou então me seguir pelo meu novo blog (pessoal) que eu estou começando a divulgar, mas que está com um pouco de problemas... (mais sobre ele no meu novo post).

    Bjs,
    Ariane;)
    http://onedayatime.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Thais,Realmente livros sobre política e jornalismo não me atraem muito kkk , mas do jeito que você expôs a resenha deu até vontade de ler rsrsrs... , seu blog está cada vez mais lindo , gostaria de saber como você consegue esses banners lindos e esse theme perfeito kkk , bom é isso.

    Ahh e vou ter que te dar outro puxão de orelha, você não está mais entrando no msn kkkk , estou te esperando ok ? kkkk bjs e é isso :D

    PS : Gostou do meu blog ? hehe :D bjs , como agora você é uma blogueira superstar com mais de 270 seguidores dá uma forcinha pra divulgar o meu ? :) ( que está com míseros 3 seguidores D: ) beijokas

    xoxo
    http://diariesadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais!

    Esse livro não me atrai...
    E, pela sua resenha, acho que não vou gostar muito também. :/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Você foi desafiada http://mulhervaidosacom.blogspot.com.br/2012/06/primeiro-desafio-entre-blogueiras.html

    ResponderExcluir
  6. Você não é a primeira pessoa que me diz que o livro deixou a desejar, o que triste, já que eu gosto muito da temática.
    Já o tenho aqui há um tempo, e espero ter tempo para ler logo para confirmar se eu vou achar a mesma coisa.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Não gosto deste tema, e provavelmnet eu não leria esse livro (:
    Gostei da sua resenha.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  8. Hey, tinha lido uma resenha extremamente criticando esse livro como fraco e decepcionante, mas lendo a sua, tive outra perspectiva sobre ele, eu amo romances, aventura e ficção, amo muito esses gêneros, acho que seria um certo desafio eu ler A janela de Overton, não seria uma leitura de agora, agora. rs

    Os kits da NC são super criativos não?! *_*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  9. Olá :D
    Poxa vida, que pena que não gostou. Eu não me interesso muito por esse livro, mas eu sou teimosa e ainda espero ler um dia UAHSUAHSUAHUS Espero que sua próxima leitura seja melhor :D Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  10. Ah que massa a resenha flor adorei!! obg por passar lá no blog, por seguir, pelo seu carinho, to retribuindo tudinho! e espero te ver mais lá.



    BEIJUXX
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Se vc realmente gosta de politica, principalmente a dos EUA, vai gostar muito deste livro Bah!!
    Não estou conseguindo deixar comentário no seu blog Ariane, quero sim fazer parceria ;)
    Eu até entrei Lauro, mas é difícil entrar todos os dias no MSN ... kkkkk ... eu trabalho de segunda a sábado, ai já viu né?!
    Estou muito feliz com a visita de tantas blogueiras que eu admiro tanto *---*
    Realmente eu não achei um livro legal Luara, mas a leitura é válida sim! E concordo com vcs que esse tema não é muito atraente ainda mais pra leitoras que como eu prefere Ficção, aventura e romance ;)

    Xoxo

    ResponderExcluir
  12. Me interesso muito por livros assim, me intrigou!
    otima resenha, gosto dos temas :D



    www.exclamegirls.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor!
    Passando pra retribuir sua visita e o que encontro? Mais um blog pra minha lista de blogs fofos *-*
    Seguindo! :D
    Li essa resenha desse livro que nunca tinha ouvido falar, e confesso que não sou fã de livros nesse estilo, não. Acho que esse eu passo.. rsrsrs

    Bjokas

    Flávia
    http://livrosechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Thais, acho que vc daria uma excelente escritora, porq vc reescreveu o livro! Eu não sou muito fã de política, mas gostei muito do seu resumo, beijão!!!

    http://debby-beleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acho que vi muito burburinho em cima desse livro no ano passado, nunca me chamou atenção, e com a nota que deu afirmo o meu desinteresse relativo a ele. Mas sua resenha ficou incrível!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ai fiquei super curiosa para ler :D

    http://acheipelocaminho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Um toque de suspense... Adorei!!! Quero ler!! Huhuuu
    Obrigada pela dica, bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2012/06/casais-estilosos.html

    ResponderExcluir
  18. Obrigadoooo Flavia, eu tbm amei seu blog, estarei sempre visitando!! Magina Debby, mas quem sabe um dia eu invista profissionalmente nisso né?! Eu tbm pensei que seria uma coisa Kivia, mas a leitura foi totalmente ao contrário do que eu imaginava!!

    Obrigada pelos comentarios amores

    Xoxo

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia esse livro,mas gostei da resenha.
    http://i-teenbr.net.tc

    ResponderExcluir
  20. oi,
    otima resenha.
    Tenho esse livro, mas ainda não li, não é muito o meu estilo, mas vou tentar para ver o que eu acho.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  21. Putsss nota 2, e eu com ele lá em casa.... Puts será que vira gastar meu tempo ??

    beijos

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. adoro este gênero e pretendo lê-lo ainda este ano.

    ResponderExcluir
  23. Nossa estava pensando em ler...mais 2, acho que acabei de mudar de ideia.
    Também não gosto muito dessa temática.

    ResponderExcluir
  24. Eu não conhecia esse livro, gostei da resenha apesar de o livro não ter me chamado atenção, não sou muito fã de livros que envolvam politica. Me arriscaria a ler pelas frases que aparentam ser bem 'chamativas' e com aquele toque especial de 'tapa na cara', pois a vi aqui no blog. Quem sabe num futuro bem distante eu leia?

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. nao gostei. dei uma olhada no skoob antes de ler aqui e lá nao esta falando muito bem nao. e queria ter a certeza de que o livro realmente nao era muito bom e tirei minha duvida. adorei a capa e estava curiosa pra saber do que se tratava o livro, até gostei da historia, mas o desenrolar dela nao me cativou :\

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!