[Resenha] Branca de Neve e o Caçador - Livros em Filmes #05

postado dia 16 junho 2012

Titulo Original: Snow White and the Huntsman
Autores: Lily Blake; Evan Daugherty; John Lee Hancock; Hossein Amini
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012
Edição: 1
Páginas: 208
Área Principal: Ficção
Assuntos: Romance

Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Estou acostumada a ler livros que se tornam - ou se tornarão - filmes no cinema, mas ler um livro que foi escrito baseado em um filme, é novidade para mim. Primeiro fui ao cinema assistir o filme (Resenha Aqui), e em seguida fui ler o livro, que para minha surpresa trazia poucas novidades.

Assim como o filme o livro narra uma versão mais sombria do conto de fadas. Após a morte de sua esposa, o pai de Branca de Neve se casa novamente, ele só não imaginava que seria com a sua assassina. Após matar o Rei, Ravenna se torna a rainha do reino, trazendo sombra e destruição. Ela até poupa a vida de Branca de Neve, mas mantém a garota prisioneira na torre mais alta do castelo. Após descobrir que o coração puro da sua enteada lhe daria imortalidade, a rainha decide matá-la. Branca de Neve por sua vez consegue fugir, indo direto para a Floresta Sombria, local que nenhum homem saiu vivo, exceto Eric, um jovem caçador. Sem poderes na floresta a rainha ordena que Eric cace Branca de Neve, e ao ver o quão linda e ingenua é a garota,  ele decidi ajudá-la a lutar contra a madrasta.

"Ouça o choro da batalha. Deixe-o gritar desde as montanhas. Desde a floresta até a capela. Porque a morte é uma boca faminta. E você é a maçã."

O livro é dividido em duas partes - sim eles dividiram um livro de apenas 208 páginas - mas a divisão até que fez um pouco de sentido. Na primeira parte temos toda a fantasia do 'Era uma vez' e a ficção da famosa floresta sombria. Como adoro ficção gostei bastante da primeira parte com os pássaros que ajudam a princesa fugir, arvores que se mexem, pó alucinante, enfim, eu adoro como esse gênero literário foge da realidade. Já na segunda parte do livro as coisas regrediram um pouco. A narração passou a ser 100% fiel ao script do filme, e a riqueza em detalhes começou a desaparecer.

Eu já tinha lido algumas resenhas sobre o livro, e a maioria delas falavam de como o final foi apressado, parecendo até que ao fazerem questão do lançamento do livro junto com o filme, os autores não tiveram tempo para serem criativos. No inicio achei que isso era tudo 'intriga da oposição', pois a leitura estava ótima, e eu estava descobrindo coisas que não tinha sido exibidas nas cenas do filme. Por exemplo, no livro temos mais detalhes sobre como Ravenna se tornou tão poderosa, má e vingativa. No filme até foi exibido alguns flashes de sua infância, porém quando li um pouco mais sobre a vilã, até soube entende-lá. Outra coisa que ficou mais explicita foi a ligação entre ela e seu irmão Fin. Então acho que o livro era realmente necessário para esclarecer algumas incógnitas e cenas mal feitas deixada pelo filme. - Quando falo em mal feitas, quero dizer pouco especificadas - Porém tenho que concordar que o final ficou muito corrido e o livro acabou perdendo seus detalhes, principalmente nos diálogos e nos sentimentos dos personagens.

É claro que eu gostei de ler 'Branca de Neve e o Caçador', porque por mais que as coisas tenha saído do ritmo na segunda parte da estória, ele foi suficiente para mim conhecer melhor os sentimentos de outros personagens, além do de Branca de Neve. E falando neles, tenho que dizer sobre a minha decepção com o duque Hammond, que não passa de uma grande covarde. Compreendi os sentimentos sombrios da rainha má, e continuei na duvida quanto ao romance entre a protagonista, o príncipe e o caçador. Não que eu tenha continuado sem ter uma resposta para o final, mas porque realmente faltou romance no decorrer  do livro para que os sentimentos de Branca de Neve se tornassem justificativos no final. Não entendeu o que eu quis dizer ? Eu não vou liberar spoilers!!

Recomendo este livro para todos que assistiram o filme, e assim como eu ficou sem respostas para algumas perguntas. E também recomendo este livro para quem não assistiu o livro, pois ficou jugando a interpretação da atriz principal. Leiam e depois me digam se realmente a interpretação dela dava para ser outra com essa personagem? Deixo aqui também o meu parabéns ao maravilhoso trabalho da Editora Novo Conceito, que fez uma ótima tradução e uma revisão da qual não tenho o que reclamar já que não encontrei nenhuma palavra faltando letras. A diagramação então foi excelente, e vocês podem estar vendo algumas fotos que tirei e postei aqui.
NOTA: 

Xoxo

Comentários via Facebook

56 comentários:

  1. eu tb to acostumada a ler livros q se tornaram ou se tornarao filmes. Dessa vez, tenho q fazer ao contrário: assisti o filme e dps ler o livro! Obrigada pela cida, Thai e bom fim de semana. Bjaaao
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2012/06/colecao-de-inverno-tracta.html

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não sou só eu que acho isso meio incomum então!! Tenha um ótimo fds vc também Tacy ;)

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bom o livro pelo o que você disse agora falta eu ler o livro e ver o filme, pra saber se é bom mesmo seguindo seu blog.

    Bjss

    http://blogbeyondbelief.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu estou ti seguindo, pois eu amei seu blog, que lindo!!!! *-*
    Esse é o meu blog, passa lá! (:
    Espero que goste http://meu2diario.blogspot.com.br/
    Ah, essa é minha fanpage.. curti? Eu curti a sua. (:
    http://www.facebook.com/Meu2Diario
    Um beijo. :*

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha! Quero assistir o filme e agora fiquei ansiosa para ler o livro! Só achei meio estranho dividir o livro em duas partes, sendo que só tem 230 páginas. Mas se fez sentindo, tudo bem :)
    Beijos

    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti... tô louca pra ver, mas o livro tbm nunca li... quero ler tbm.. ahahaha
    adorei o post!
    Ahh, se quiser conhecer meu blog vou adorar!
    Bjinhos e bom fds!
    Blog da Tainara
    www.blogdatainara.com

    ResponderExcluir
  7. Acabei de conhecer seu blog e achei ele lindo.
    Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    Ainda não tive acesso a esse livro =/

    ResponderExcluir
  8. Acabei de assistir o filme primaaa, e nao achei aquela coisaa de dizer "Ó MEU DEUS" ... Mas as cenas de ação foi legal... E como voce disse na sua resenha que achava que teria um triangulo amoroso e tals... eu tambem achei. kopaskposk
    mas foi bom o filme!
    e quero o livro, creio que vai estar mais detalhado. =]

    beijos primaa

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Recebi seu comentário no meu blog e vim dar uma passadinha para conhecer o seu. Parabéns, está tudo muito lindo por aqui e devo dizer que esta é uma ótima resenha.
    Adorei, realmente. Estava com receio de comprar este livro - ainda estou com um pouco, é verdade -, mas acho que vou dá-lo uma chance. Infelizmente ainda não tive tempo de assistir ao filme - com certeza o farei num futuro próximo.
    Sucesso e, novamente, parabéns pelo blog.
    Att,
    Tatiana (http://acervoblog.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  10. Acabei de chegar com ele em casa, vi o filme hoje e me apaixonei, hehe.
    Não vejo a hora de ler o livro, pode crer que esse vai ser devorado em uma madrugada !!

    Beijoos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    seu blog é muito bonito. Parabéns!
    A maioria das pessoas estao dando 3 estrelinhas
    nesse livro. Mas quero tirar minhas conclusoes.
    A resenha ficou mt boa!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tô fascinada! :O
    muito boa a resenha, to mais ansiosa pra ler esse livro, e quero lê-lo antes de ver ao filme..rs
    ah querida, obrigada pela visitinha agradável!

    Bjos mil, te cuide
    erikarayanaheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi linda quero assistir o filme o livro ja li..boa dica flor.bjs
    http://fernandacaterina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. ai eu to doidinho para ler o livro e logo após assistir o filme rrs

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Assim como você, eu também estou acostumada a ler livros que viraram filme e não contrário.
    Eu ainda quero ver o filme antes de ler o livro, e como ainda não consegui parar para ir ao cinema, isso ainda não aconteceu. :/
    Mas com certeza a diagramação do livro está linda demais. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  16. Em primeiro lugar, sejam bem vindos todos os novos seguidores, e muito obrigado a vocês que passaram por aqui e fizeram questão de deixar um recadinho!!
    É Pri, o filme parecia que envolveria um pouco mais de romance, mas o foco foi mesmo a ação ;)
    A diagramação é o que eu mais gostei no livro Luara .. haha ... mas vale a pena ler sim!!
    Gente eu fico boba toda vez que recebo um comentário de blogueiros maravilhosos que eu visito constantemente!! Valew s2

    Xoxo

    ResponderExcluir
  17. Oie Thais!

    Eu estou quase terminando este livro, e até para uma obra que foi adaptada de um filme ele tem um bom enredo.
    Branca de Neve nunva foi minha princesa favorita rs... mas esse ton mais sombrio dado a história fico bem legal mesmo.

    Espero não me decepcionar com o final.

    bjus;***

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. Que legal Ane, quando vc fizer resenha me avise!!

    Xoxo

    ResponderExcluir
  19. Não li o livro, apenas vi o filme, mas concordo com você... o final foi bem apressado.
    Eu esperava tanto pela guerra, batalha... achei que ia ter mais gente apoiando (até fantasiei na minha cabeça que os animais iriam se juntar a ela... kkk)
    daí tudo se resolve em poucos minutos!
    Mas, mesmo assim gostei! rs

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box

    Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  20. Então...

    Bom, folheei esse livro na Livraria e percebi que é mais baseado no filme e tem os ares de um épico: leitura rápida, corrida e sem muito aprofundamento. Porém, a história é muito boa. Essa nova versão de conto de fadas ficou mais bem construída, decerto pra adaptar pro público adulto e YA. Exemplo:

    ♦ Branca de Neve aqui fica corajosa, ainda delicada, mas ousada. E também continua bondosa :D

    ♦ A maldade de Ravenna agora é explícita: ambiciosa por beleza e fortuna (no conto de fadas essas coisas são implícitas)

    Entre outros;

    Pra por as cartas na mesa, por ser um livro não tão grande e com aquela diagramação (lembra da decoração dos capítulos?) dá pra você ler até na livraria, uma talvez duas horas (disfarça quando algum funcionário vier chatear srsrs) porque é uma leitura que entrete sabe?! Acho que a Novo Conceito tá se adaptando bem à esse mercado de ficção.

    Enfim, uma leitura boa, mas feita as pressas pra acompanhar o filme. Podia ser melhor
    att., CJ
    Braunne BR

    ResponderExcluir
  21. Linda a resenha, e eu concordo que temos que ler o livro primeiro pra depois assistir o filme. Eu fiz isso e é bem diferente! É muito bom o livro, muito boa a historia e o filme perfeito!

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li o livro, mas tenho certeza que é uma linda historia. Kristen P-E-R-F-E-I-T-A como sempre é mas como uma princesa ta mais linda ainda pqp.

    ResponderExcluir
  23. Eu entendi o livro ser pequeno por ser baseado em um roteiro de filme, achei a estória muito legal mesmo, uma nova versão sombria da Branca de Neve e que não teve o clichê do príncipe com ela e sim com o caçador, original. A diagramação é linda mesmo desse livro *O*

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei muito desse livro, eu já sabia que seria praticamente a mesma coisa que o filme, já que foi baseado no roteiro. No entanto, percebi vários detalhes bem bacanas que no filme não aparecem. Como a intensidade real da relação da rainha com o irmão e a forma como a Branca se apaixona.
    Curti muito ;)

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  25. Oi^^ Eu simplismente amei é muito bom! Eu amo o seu Blog <3

    ResponderExcluir
  26. Eu li o livro e recomendo...E diferente de tudo já vi em relação a contos de fadas,é tão surreal q você vai até esquecer q é contos de fadas!!! Branca de Neve é tudo q eu queria ser...Corajosa, determinada, ela tem uma força admirável!

    ResponderExcluir
  27. O livro realmente dá umas complementadas na história, a edição dele está linda, cheia de detalhes.
    O filme é incrível, a história de uma Branca de Neve guerreira foi uma ótima sacada, e mais incrível ainda por causa da Kristen, ela estava perfeita!!

    ResponderExcluir
  28. Adorei sua resenha! O filme é bom, apesar de eu ter achado um pouco cansativo. Quanto ao livro, espero ler em breve...

    xoxo

    ResponderExcluir
  29. O livro é super lindo, amei sua resenha, ainda não li porém agora comprarei o livro essa semana ainda. Ahh, também vi o filme e amei a Krist, pena que agora estou um pouco magoada com ela, mas enfim, Rob tá livre pro mundo. hehe
    Beijinhos e se cuida.

    ResponderExcluir
  30. Eita eu tbm... costumo ver o filme primeiro e depois leio o livro, pois é mais rico em detalhes...
    http://simplesmenterosi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Muito boa sua resenha.Vou correndo comprar

    ResponderExcluir
  33. Amei o filme, agora só falta eu ler o livro, sou grande fã da Kristen.
    Adorei a resenha, amoo o blog.
    ROBeijos

    ResponderExcluir
  34. oie
    confesso que perdi a vontade de ler esse livro, pois está todo mundo falando que a história é fraquinha, que não é tão bom assim, até o filme falam que é mediano.
    entao nao seu se vou ler.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  35. Adorei o livro Thais ,a história parece legal e muito interessante quando tiver a oportunidade vou ler .

    ResponderExcluir
  36. como o livro foi baseado no filme, a diferença entre eles é pouca, então eu gostei mais do filme. mas o livro é ótimo. *-*

    ResponderExcluir
  37. Já assisti o filme, agora só falta ler o livro...

    ResponderExcluir
  38. Oh,Lord! A Branca de Neve e o Caçador*w* Eu assisti o filme e é muito bom<3 Porém,entretanto,todavia,o filme é sempre diferente de um bom e único livro,não tive a chance de lê-los,porém espero que a sorte esteja ao meu lado. É sempre bom ler o livro,pois conta detalhes,e você pode usufruir de sua imaginação,pensando em como seria VOCÊ sendo os personagens!(sim,eu faço isso) XD S-O-R-T-E A M-I-M <3

    ResponderExcluir
  39. A Branca de Neve e o Caçador*w* Bem,o Filme ele é muito bom,porém,entretanto,todavia,não deixo sequer de lado um bom e velho livro,com suas páginas cheia de emoções,aonde você pode usufruir de sua imaginação,se colocando no lugar dos personagens,viajando. E de livro pro filme,é diferente pelo teus detalhes que há mais,pois o o filme corta partes,então eu gostaria muito de usufruir da minha imaginação com esse belo Livro.S-O-R-T-E A M-I-M <3

    ResponderExcluir
  40. A Branca de Neve e o Caçador*w* Bem,o Filme ele é muito bom,porém,entretanto,todavia,não deixo sequer de lado um bom e velho livro,com suas páginas cheia de emoções,aonde você pode usufruir de sua imaginação,se colocando no lugar dos personagens,viajando. E de livro pro filme,é diferente pelo teus detalhes que há mais,pois o o filme corta partes,então eu gostaria muito de usufruir da minha imaginação com esse belo Livro.S-O-R-T-E A M-I-M <3

    ResponderExcluir
  41. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES



    Estou doida para ler essa nova versão e fazer uma comparação com a história tradicional para ver qual é a melhor.

    ResponderExcluir
  42. Quando eu li que esse livro ia ser lançado e que era baseado no roteiro do filme eu pensei que seria um mero caça níqueis para faturar mais um pouco na onda do filme, mas eu já li outras resenhas além da sua bem elogiosas para o livro, e também a edição é muito bonita e bem cuidada, então acho que é uma leitura que vale a pena.

    ResponderExcluir
  43. Não li o livro ainda mas assisti o filme quando estava no cinemas, sinceramente não achei a estória lá essas coisas, espero que o livro me traga boas surpresas mesmo com o final apressado! Não é uma das minhas futuras aquisições principais mas merece ser lido! Adorei a resenha ^-^

    ResponderExcluir
  44. Gosto dessa proposta de revisitar os clássicos e humanizar essas 'princesas' todas. Nem todo mundo é só mal ou só do bem. Adoraria ler o livro.

    ResponderExcluir
  45. Esta semana eu assisti o filme...achei ótimo e o livro também é incrível!!!

    ResponderExcluir
  46. Amei essa resenha, o livro é perfeito, Amo a atuação da Kristen, Amo as partes principalmento do caçador. Uma perfeita história da Branca de Neve

    ResponderExcluir
  47. ADORO O FILME,MAS NUNCA LI O LIVRO,ACHO MEIO INCOMUM,UMA COISA NOVA SABE.

    ResponderExcluir
  48. eu já assisti o filme, e realmente gostei... espero poder comprar o livro logo!

    ResponderExcluir
  49. Que bom que vc não liberou spoilers, detesto rssr

    Como vc eu vi o filme primeiro, agora ganhei o livro e estou com um pé atrás para ler. Mas, vou dar uma chance pra ele, assim posso compreender melhor os sentimentos das personagens!

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  50. Eu to mto ansiosa pra ler logo esse livro!! Eu amei o filme e espero q o livro seja tão bom quanto.. e a sua resenha está perfeita ;)

    ResponderExcluir
  51. Assisti ao filme não sabia que tinha o livro gostei basntante mais da Charlize em especial que arrasou no papel

    bjos

    ResponderExcluir
  52. Eu não vi o filme nem li o livro, prefiro ler o livro. Eu realmente não gosto da atuação da atriz principal... Já tentei começar a ver este filme uma ou duas vezes mas nunca conclui.
    O livro tem mais informações né? Vou procurar para ler... Querendo ou não, eu me interesso pela história :D
    Beijos

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!