[Resenha] A Ultima Musica - Nicholas Sparks

postado dia 31 maio 2012

Título Original: The Last Song

Editora: Novo Conceito
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 400

SINOPSE: Mais uma vez Nicholas Sparks nos mostra porque é considerado o mestre do romance moderno e porque seus livros são adorados por leitores de todo o mundo. Seguindo a tradição de seus mais belos romances, ele agora nos apresenta uma comovente história sobre família, amizade, amor, amadurecimento e especialmente sobre como perdoar e recomeçar. Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão - o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão - A Última Música demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.

Se tem uma coisa que minhas ultimas leituras vem me ajudando bastante, é parar de julgar aquilo que ainda não conheço. Quando eu vi que Miley Cyrus, era a atriz principal de 'A Ultima Musica', não senti nenhum interesse pelo livro, achei que não seria muito interessante. Um dia conversando sobre as obras de Nicholas Sparks, com minha prima, ela me disse que este livro era realmente fantástico, assim como seus outros livros. Concordei que iria ler assim que possível, então a pouco tempo atrás, ganhei uma promoção onde o prêmio era um e-book, e adivinhe qual ?? Isso mesmo, 'A Ultima Musica' de Nicholas Sparks.
Devorei o livro em apenas quatro dias, durantes meus horários de folga depois  do trabalho e na hora de dormir.

O livro começa com Ronnie e seu irmão, Jonah, indo passar as férias de verão na casa de seu pai. O que para Ronnie é um pesadelo, uma vez que ficará longe de seus amigos e junto com o pai que ela não vê nem conversa a mais de três anos. Mexas roxa no cabelo, esmalte preto nas unhas e roupas escura, descreve perfeitamente sua fase sombria e mal humorada da adolescência. Desde o divorcio dos pais ela faz coisas como não cumprir o toque de recolher, errar todas as questões do vestibular de propósito e até mesmo furtar coisas insignificantemente em lojas, o que trouxe a ela alguns problemas com a justiça.
Enquanto Jonah aproveita ao máximo as férias na praia e a companhia do pai, Ronnie não passa um minuto se quer dentro de casa, e acaba fazendo amizade com Blaze e a turma de seu namorado Marcus, que acaba a colocando em mais encrencas ainda. Isso faz com seu pai passe a ser a unica pessoa com quem ela pode confiar, e assim se reaproximarem. Também graças a um ninho com ovos de tartaruga em perigo, ela conhece Will, e na tentativa de deixar os Guaxinim longe da ovada, os dois acabam se aproximando e vivendo um lindo amor de verão. Pra quem foi praticamente forçada a passar um verão inteiro no ultimo lugar do mundo que gostaria de estar, Ronnie terá que saber lidar com as grandes perdas, que chegam com a mudança da estação.

"Os verões sempre terminam"
Eu não imaginava que ficaria tão emocionada com este livro, a ponto de derramar lagrimas enquanto lia, muito menos que estaria me deparando com momentos semelhantes ao que já vivi. Narrado em terceira pessoa, 'A Ultima Musica' nos permite conhecer o interior não só de Ronnie, mas de todos os personagens envolvidos, até mesmo Marcus.
No começo vemos a rebeldia e desavenças que praticamente toda família enfrenta quando os filhos começam se achar os donos da rasão. Um período delicado que qualquer passo em falso - dos filhos ou dos pais - pode comprometer toda uma vida. Eu já passei por isso, e confesso aliviada, ainda bem que já passou!

FRASE DO LIVRO
"Às vezes é preciso se afastar das pessoas que você ama, mas isso não quer dizer que você os ama menos, às vezes, você os ama ainda mais..."
Depois o livro dá uma focada no romance adolescente que toda garota sonha um dia viver. O Will é o cara mais fofo que eu já vi, ele realmente sabe ser romântico e surpreender nas horas certas e da maneira correta. Além disso o que me admirou bastante é que a história destaca importantes pontos como amizade, confiança, perdão, amadurecimento, entre outras coisas, sem deixar que o enredo ficasse monótono e cansativo, batendo sempre na mesma tecla.

FRASE DO LIVRO
"A vida, entendeu, era bem parecida com uma música. No começo há mistério, e no final, confirmação, mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena..."
Porém o que me fez realmente ter essa história como uma verdadeira lição de vida, da qual todos deviam ler, é a mensagem de fé que Nicholas Sparks trás. Nós nunca sabemos quanto tempo temos, então porque dificultar a vida ? Pra que tanto orgulho em não poder perdoar ? Ao invés de acumular as magoas, o certo é que possamos usá-las para nosso próprio crescimento e amadurecimento. Pode até parecer clichê, mas devemos amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, porque nós nunca sabemos como será o dia de amanhã. Não reagir a provocações, ou vingar o mal com mais maldade ainda, significa que sabemos ser bons, e que é Deus quem controla nossas vidas.

FRASE DO LIVRO
"As vezes leva tempo para entender o que Deus quer que você faça. A voz de Deus nada mais é do que um sussurro, que tem que ser ouvida atenciosamente para entende-la. Em outras vezes é obvia, e o som tão alto como sinos tocando..."
Esse é o tipo de livro que eu indico para todo o mundo, seja você pai, filho, mãe, tio, tia, irmão ou o que for. Ficaria muito feliz se minha família, meus amigos e até mesmo meus inimigos conhecesse essa história fantástica e assim como eu, levasse isso como uma lição de vida. Depois que li este livro - além de chorar bastante - refleti em alguns pontos da minha própria vida. Sei que meu amadurecimento é visível aos olhos de quem um dia me conheceu aos 17 anos de idade. E que hoje vivo a vida nesse ritmo, usando tudo - seja coisas boas ou ruins - para meu favor e amadurecimento pessoal. Mas estarei mentido se disser que não preciso rever o meu relacionamento com Deus. Sempre tive muita fé, mas me sinto totalmente em divida com ele depois de conhecer essa história. Sei que ainda posso progredir bastante, aliás, todos nós podemos sempre progredir e amadurecer com as coisas da vida.
Demorei horas para finalizar essa resenha, mas o 'AUltima Musica' é tão perfeito que sinto que não consegui expressar todos os meus sentimentos. Então para finalizar só tem uma coisa que eu posso falar: se você ainda não leu esse livro, pare de perder tempo, pois assim como ele fez a diferença pra mim, tenho certeza que fará pra você também. E me desculpem se prolonguei de mais o texto, pois é como eu disse, ainda não foi o suficiente para dizer o quão bom está obra é.
NOTA: 


Xoxo

Comentários via Facebook

30 comentários:

  1. Um bom ponto de leitura e entretenimento é aqui viu? Parabéns! O filme parece ser perfeito, asseste o filme que vai estrear essa semana Branca de neve o Caçador e trás pra nós o que achou (só uma dica). Um abraço! Aqui é muito gostoso de ler.

    depoisdopouco.blogspot.com
    @larissasilva_a :*

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei este livro no dia 19/05 da minha amiga Kelly de aniversário, estou lendo e simplesmente adorando!!!Eu recomendo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha Bianka, essa sua amiga não poderia ter dado um presente melhor!! Depois que eu li este livro já sei o que darei de presente para algumas pessoas que conheço em datas especiais!!

    ResponderExcluir
  4. to arrepiada ! amei, e esssas frases, o que é isso lindas, tenho que ler esse livro AGORA,rsss
    beijo , Thais e passa lá no meu cantinho :http://casascoisaseoutros.blogspot.com/2012/06/sextacriativa-comoda-da-amanda.html

    ResponderExcluir
  5. Adoreeei amiga, só vi o filme e realmente não chega perto da profundeza do livro, uma amiga ia me emprestar e eu não pensei que fosse tão bom. Agora vou roubar dela forver õ/
    haha, Sua resenha está perfeita, e ele com certeza merece 5 estrelas !!

    Beijooos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/2012/05/editora-parceira-baldon-indicacao-de.html

    ResponderExcluir
  6. Obrigado meninas, é Lilian as frases chega a arrepiar!! Tem horas que o pai de Ronnie fala cada coisa que me deixou de boca aberta!! O livro é ótimo, super recomendo galera!!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é perfeito. A história é linda e vale muito a pena ler. Já assisti o filme também, que é lindo *---*
    Beijos

    blogmodaonline.blogspot.com
    Te espero lá :D

    ResponderExcluir
  8. ameeeeeeeeeeeeeeeega, adorei seu blog!!!! Sou muuuito louca por leitura e AMO os livros do Nicholas Sparks!!!! São todos muito lindos. Maei a dica!! Bjaao
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. A historia realmente é linda! E eu recomendo também!
    :)

    ResponderExcluir
  10. As frases só dão aquele gostinho da gente querer ler ele! Eu ganhei um livro do Nicholas Sparks e não imaginava que ele fosse tão bom escritor, perfeito! E este também parece.
    http://napontaenalingua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sempre ouço falar muito bem das obras do Nicholas, e infelizmente ainda não pude ter oportunidade de ler. Com sua resenha, fiquei ainda mais interessada na leitura dos livros do autor, e em breve quero poder ter a chance de conhecer a Ultima musica e sentir essa grande emoção que o escritor passa com sua palavras!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    Ps: Já aceitei seu pedido de parceria Thais! Muito obrigada por escolher o DIAE como parceiro!

    ResponderExcluir
  12. morro de vontade de ler esse livro, e tbm o diário de uma paixão, ja assisti o filme mas queria ler o livro ótima dica flor bjoss

    http://seubloggerdetonando.blogspot.com.br/

    http://mundinhodavamp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já li e amei! Muito bom mesmo.

    Beijinhos
    Dani

    (http://dannysfashion.blogspot.com.br/)
    @_DanniC_

    ResponderExcluir
  14. Haaaaa Samy, to pulando aqui!! Eu amo seu blog flor ;)
    Eu tbm quero ler mais obras de Nicholas Sparks em breve!!
    Obrigado pela visita pessoal!!

    ResponderExcluir
  15. Não li o livro mas assisti o filme...essas frases são d+
    http://simplesmenterosi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei muito seu blog parabéns, também adooooro literatura, estou seguindo e vou acompanhar sempre =)

    beijos

    Mayara
    http://naturabrasiliadf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adoro e adorei o filme também!!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Chegando de mansinho pra elogiar o teu bloguinho *_*

    E humildemente te convidar para participar do primeiro sorteio do Cute, o prazo para inscrição é até amanhã (02.06) as 18h ;)

    Abraços...

    http://www.cutetapemeasure.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie adorei seu blog, as postagens perfeitas.
    Segue meu blog ? Sigo de volta, Só avisar !
    Bejim: Wallyson
    Do: www.fatosdaminhavidinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Já li, e é mágico! Adorei muitoo! ♡
    Lots of love, Sara.

    http://www.odiariode1menina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nenhum livro do Nicholas Sparks =/ Quero muito ler esse... Assisti ao filme, ao contrário de você gosto muito da Miley (aliás, melhor atuação dela na minha opinião hehe) e chorei muito com o filme, tenho certeza que chorarei muito mais com o livro... Pela sua resenha, parece que o filme não mudou nada! Eu também estou em dívida com Deus, as vezes chego a não acreditar, tenho medo que isso atrase minha vida... Vou procurar logo esse livro!

    Anjo, tô te seguindo aqui já!
    Espero sua visitinha no meu blog: http://livrosebatons.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Quero muitoooo ele! Deve ser emocionante demasiadamente!^^ Já fico apaixonada só de ler sua resenha.^^
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Hey,

    Já li esse livro, e não gostei muito não, rs. Não gosto do Nicholas Sparks, acho os livros monótonos e forçados '-' O drama que ele cria não flui, pelo menos para mim :/

    Parabéns pela resenha :)

    Abraços,
    Yago
    Amigo do Livro

    ResponderExcluir
  24. Olá, Thais.
    Acho que os livros do Sparks tem essa maneira de conquistar o leitor não apenas pelo romance, como também pelas personagens, pela fé e por tudo aquilo que o livro passa. Acho que se não tivesse dado a primeira chance, continuaria sem ler os livros do autor, mas felizmente dei essa chance e apesar de preferir outros gêneros literários, com ele isso muda facilmente.
    Ainda não li esse livro, mas certamente foi fazer e também assistir ao filme.

    Parabéns pela resenha :)
    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado pessoal, é legal ver gente nova por aqui, pode ter certeza que retribuirei as visitas e manterei sempre o contato!!

    Xoxo

    ResponderExcluir
  26. Claro tou seguindo de volta .
    http://fatosdaminhavidinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Li esse livro antes de ver o filme os dois simplismente maravilhosos amei

    bj

    ResponderExcluir
  28. Já vi o filme e acabei de comprar o livro, to louca pra ler.

    ResponderExcluir
  29. Não li o livro, assisti o filme e achei- o "meia boca" filminho sessão da tarde... mas acredito q como a maioria dos filmes, o livro é melhor...

    ResponderExcluir
  30. Olá Thais!! Tudo bem??
    Li este livro ano passado e confesso que estava mega animada por ouvir tantas coisas boas sobre o autor, mas quando li fiquei mega feliz por que me apaixonei pela historia. Me surpreendi, ri e claro chorei bastante... Se tornou um dos meus livros preferidos!! Mas não gostei do filme, completamente diferente da historia...
    Bjuss!! E parabéns pela resenha =)

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!