[Resenha] O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupery

postado dia 24 maio 2012


Titulo Original: "Le Petit Prince"
Editora: Agir
Autor: ANTOINE DE SAINT-EXUPERY
Ano: 2000
Número de páginas: 93

O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parábola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Príncipe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. Em narrativa poética, o autor vai elaborando sua visão de mundo e mergulha no próprio inconsciente, reencontrando a criança de cada um de nós. É o verdadeiro desenho número 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Príncipe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo...... O Pequeno Príncipe causa encanto a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe, "um pedacinho de gente inteiramente extraordinário" que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios; o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento; o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber; o homem de negócios que possuía as estrelas contando-as e contando-as em ambição inútil e desenfreada; a serpente enigmática; a flor a qual amava acima de todos os planetas. "Na primeira noite adormeci pois sobre a reai, a milhas e milhas de qualquer terra habitada. Estava mais isolado que o náufrago numa tábua, perdido no meio do mar. Imaginem então a minha surpresa, quando, ao despertar do dia, uma vozinha estranha me acordou. Dizia:- Por favor desenha-me um carneiro!" 
Boa parte das pessoas que eu conheço - e que gostam de livros - já leram 'O Pequeno Príncipe', mas eu nunca tive grande interesse por esta fabula. Não é de hoje que quando me deparo com uma frase ou o desenho do pequeno príncipe, logo penso: 'preciso descobrir qual é a magia nesta história que deixam todos apaixonados por ela.' Então mesmo achando que poderia me deparar com um livro totalmente infantil, resolvi conhece-lo, e em pouco tempo descobri qual é a magia desta história toda.

O livro começa com o relato de um piloto que depois de suas tentativas frustrantes com desenhos, optou por esta profissão. Um certo dia, durante uma de suas viagens aéreas, seu avião sofre uma pane e ele é obrigado a pousar no deserto do Saara. E depois de uma noite sem água, sem comida, sem nenhum meio de comunicação ou qualquer uma pessoa ao seu redor, ele é surpreendido pela companhia de um garotinho com cabelos loiros e esvoaçantes, pedindo repetitivas vezes que o piloto desenhasse para ele um carneirinho.

O Pequeno Príncipe vem de um pequeno planeta, onde além dele é abitado por três vulcões que medem a altura do seu joelho e um deles está extinto, e uma orgulhosa e exigente flor, que foi o grande motivo pela qual ele decidiu deixar o seu pequeno e tranquilo mundo.
Antes de chegar na Terra ele viajou por vários outros planetas, e conheceu estranhas criaturas, como um rei solitário que acreditava mandar em tudo, um bêbado que tinha vergonha do seu vicio, um homem de negócios que estava tão ocupado que nem mesmo levantou a cabeça para olhar o pequeno príncipe, entre outros mais, até que por fim ele conhece a Terra, e uma raposa, que pedia encarecidamente que o pequeno príncipe a cativasse.

Esse é realmente um livro fantástico, onde em cada planeta e a cada pessoa que o pequeno príncipe conheceu, acabou sendo para mim, uma lição de moral, e me fez refletir em diversos valores e nas coisas simples da vida, que complicamos tanto quando nos tornamos adultos. Me fez refletir também no valor que tem uma amizade, e como avaliações precipitadas podem nos levar a solidão. Realmente é um livro curto de apenas 93 páginas, mas quando terminei a leitura, pude concluir o quanto estava enganada quando juguei o livro, achando que se tratava apenas de uma leitura infantil, onde pessoas da minha idade não fossem tirar grande proveito. Até me identifiquei com o pequeno príncipe, que por jugar sua flor, iniciou sua jornada sem a companhia dela, e ao adquirir experiencias, reconheceu com seu coração, que mesmo havendo milhares de flores no mundo, a sua é simplesmente unica. Portanto aconselho a todos, tanto os jovens quanto os adultos, que conheçam o livro 'O Pequeno Príncipe', antes de juga-lo. Porque por mais que você leia grandes livros, vai ser impossível dar valor a inocência da infância - que vive hoje ou que já viveu um dia - sem que conheça esse garotinho de cabelos loiros e esvoaçantes.

NOTA: 


Xoxo

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Passando pra deixar um alô pra minha parceira Thais, sempre com ótimas dicas em seu blog. ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia lido este livro quando eu tinha 10 anos e ja reli ele pelo menos umas 5 vezes desde então... ele não é só para crianças ele tem frases que fazem os adultos refletirem :) eu gostei muito

    http://friendsperfection.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie amei o post to muito afim de ler esse livro vo ve se compro ele na estante virtual.
    Bju amiga, tem post novo la tbm ^^

    ResponderExcluir
  4. Nhõoo... Meu primeiro livro, hehe
    Adoroooo ele, ensina mil e uma lições de vida !!

    Beijoos


    Tem post novo lá no blog, vem me visitar??
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/2012/05/vale-pena-locar-de-novo-noivas-em.html

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse livro e bem lindo!Acho que e um ensinamento para todos .. todas as pessoas tinha q ler esse livro .


    www.docedemeninas.com beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oiê !
    Passando pra desejar um excelente fim de semana. http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    adoro, e tenho e de tempos em tempos leio, rsss
    Beijo e paz no seu ♥ !
    “Desejo que encontre maneiras para se fazer feliz no intervalo entre o instante em que cada dia acorda e o instante em que ele se deita pra dormir... Que se sinta livre e louco o bastante pra deixar a sua essência florir.’(Ana Jácomo)

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre vejo pessoas dizendo: "a foi meu 1º livro..." rs + a unica coisa q lembro era do desenho q tinha (acho q no SBT) e eu amava!!!! rsrs Li uma vez tbm q é um livro tipo 'talismã' e q o ideal é ganhá-lo d presente p q surta os efeitos necessários... (lenda ou não...) Hj tenho 28 anos e sempre pego e acabo não comprando pq me lembro disso!! hahaha Mas seu post me deixou ainda + desejosa d lê-lo!!! Mto bom, parabéns!! Joseane Bragança.

    ResponderExcluir
  8. A resenha ficou muito boa! É a primeira vez que visito seu blog e eu adorei! É um mimo! Ótimo final de semana, bjs.

    http://coresdoparaiso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa Joseane, eu não sabia disso de talismã não, que legal né?! Super interessante!!!
    Eu tbm lembro que passava em desenho no SBT, eu adorava, mas mal me lembrava do conteúdo, só lembrava que ele morava em um planeta bem pequeno, tinha uma rosa e veio parar na terra ... kkkk
    Mas é bom a gente ler depois que pega uma certa idade tbm, pq as lições de vida deste livro, serve tanto para uma criança como um adulto!!

    Bjus meninas

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro esse livro! Desde pequena que já o li tanta vez, e de cada vez que leio, interpreto as coisas de maneira diferente! Há sempre coisas novas para aprender nele!

    Beijo*

    http://mantinhaderetalhos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esse livro (álias o post de amanhã é de quote dele)
    Muito bom o post. Nem precisa dizer que ADOREI!!!

    Dica de filme hoje no blog,passa lá e deixe sua ideia :
    http://www.ideiaoquadrado.com
    Beijos ;*

    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
  12. Obrigada meninas, odoro o blog de vcs tbm!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, vi o seu link em outro blog e adorei!!! Já estou te seguindo e adoraria se me seguisse de volta!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Pamela, obrigado!! Já estou indo lá no seu blog visitar e te seguir tbm ;)

    Xoxo

    ResponderExcluir
  15. todo mundo fala desse livro né *---*

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li esse livro,mas ele parece bom. Eu apenas fui em uma exposição relacionada ao livro O pequeno principe.
    http://i-teenbr.net.tc

    ResponderExcluir
  17. Adoro esse livro! Foi o primeiro que li quando comecei a ler e a cada vez que leio ele,mas lições o Pequeno Príncipe me dá!
    Amei sua resenha,simples e super inteligente...
    beijokas \o/
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Caramba!!!
    Todo mundo fala maravilhas sobre O Pequeno Príncipe!!!
    Gostaria de lê-lo também.

    *-*

    ResponderExcluir
  19. Caramba!!!
    Todo mundo fala maravilhas sobre este livro!!!

    Gostaria de lê-lo também!!

    *-*

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Como alguns devem saber, toda a obra original de Antoine de Saint-Exupéry entrou em Domínio Público em 1/1/2015 (exceto nos EUA e na França). Isto significa que o seu maior clássico, "Le Petit Prince", também está em Domínio Público. Ao longo de 2014 eu traduzi a obra francesa para o português e trabalhei nas mais de 40 ilustrações originais para criar uma edição digital com a maior qualidade possível. Este ebook se encontra atualmente à venda na Amazon pelo preço mínimo, R$1,99. Esta foi a forma que encontrei de levar esta obra monumental para o maior número possível de corações. Se lhes interessar, segue o link:

    http://www.amazon.com.br/gp/product/B00RO2K7XC/

    Com carinho,
    O tradutor.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!