[Resenha] Dom Casmurro - Machado de Assis

postado dia 13 maio 2012

Titulo: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: L&PM
Ano: 1997
Páginas: 256

Sinopse: Capitu, Bentinho e Escobar formam o triângulo amo­roso mais conhecido da literatura nacional – com a condição de que acreditemos no narrador de um dos mais polêmicos romances brasileiros. Quem conta a his­tória de Dom Cas­murro é o próprio Bento Santiago, agora um senhor maduro que relembra a infância passada no bairro carioca de Mata­cavalos, quando conheceu o amor de sua vida: Capitu. Com a ironia que lhe é característica, Machado revolucionou o romance de amor, deixando para os leitores um dos grandes enigmas da nossa cultura: afinal, Capitu traiu ou não traiu? 
Quem aqui nunca ouviu falar em Machado de Assis, não é mesmo? Um dos gênios da nossa literatura Brasileira, que deixou clássicos como "Dom Casmurro", que aborda um assunto eternamente comum e discutível: o ciúmes.

O livro é narrado em primeira pessoa, através do personagem Bento Santiago, ou para os mais íntimos, Bentinho, e que ao passar dos anos é apelidado de Dom Casmurro, devido ao seu constante mau humor. Ele conta sua vida, segundo o seu ponto de vista, o que nos permite conhecer apena um lado de toda a história.
Quando criança Bentinho se apaixonou por sua vizinha, amiga e companheira de aventuras, Capitu, que mesmo em toda a sua inocência, era extremamente provocativa aos olhos de Bentinho. Órfão de pai e com uma mãe disposta a usá-lo para pagar uma promessa religiosa, ele é obrigado a passar sua adolescência em um convento, onde lá conhece Escobar, que vem a se tornar seu melhor amigo.
Sem vocação alguma e com medo de perder a linda garota com 'olhos de ressaca' por quem é apaixonado, Bentinho abandona o convento e em meio a tantas outras dificuldades, consegue então se casar com Capitu, seu amor de infância. Mas mesmo apaixonado por sua mulher, e disposto a fazer tudo por ela, Bentinho desenvolve um grande ciumes na relação de Capitu e seu melhor amigo Escobar, a tal desconfiança acaba lhe afastando de sua família e o tornando um homem totalmente amargurado.

Quando eu estava no Primeiro Colegial, a professora nos orientou em sala de aula, que devíamos ler essa obra de Machado de Assis, eu não me interessei nenhum pouquinho. Mas depois de alguns anos, correndo atrás de cursinhos e matérias para o vestibular, eu decidi que iria ler o tão popular livro "Dom Casmurro".
A minha edição era de uma linguagem bem difícil, bem incomum nos dias de hoje, mas para minha sorte o livro era emprestado, e a dona já tinha se dado ao trabalho de procurar boa parte das palavras no dicionario e rasurar por todas as paginas do livro.
No começo até pensei em desistir, mas depois de chegar até certa parte da história comecei a prestar atenção nos mínimos detalhes, a fim de descobrir se realmente Capitu seria capaz de traí-lo dessa tal maneira. Coisa que me deixa em duvida até hoje, e que nem mesmo um especialista foi capas de afirmar, e que deixa a cada um dos leitores essa grande incógnita.
É realmente uma obra que reuni inteligencia, habilidade e competência. Um trama bem elaborada onde o autor teve o cuidado de deixar argumentos admissível o bastante para os dois personagens, e impedindo assim uma opinião certeira entre os leitores.  E são esses motivos que fazem de 'Dom Casmurro' um romance maravilhoso, moderno e obrigatório a todos os apreciadores da leitura. Eu recomendo aqueles que por algum motivo ainda não tenha lido, que o faça o quanto antes, e aos que já leram, que aproveitem o espaço e a oportunidade para expressar sua opinião sobre esse eternamente discutível tema.

NOTA: 

Xoxo



Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar, mas obrigada pela dica! :D Vou ler talvez...
    Te seguindo como $ara Sequeira, amei o blog flor. Beijinhos*

    http://www.odiariode1menina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AH! já agora, quer fazer parceria comigo? Diga alguma coisa no meu blog :) http://www.odiariode1menina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Dom Casmurro *___* meu personagem preferido do Machado.
    Eu simplesmente amei ele, desde a doçura de Bentinho as rabugens de Dom Casmurro.

    Beijoos ^^ Seguindo aqui e no face!

    pam in blog . com
    @paminblog

    ResponderExcluir
  4. Nooooossa!
    Já fiz uns trabalhos dele. e é muuito interessante.
    lembro que tinha que ler uns livros dele... e acabei lendo pela metade. hsuhasuahsu

    ResponderExcluir
  5. O livro é muito bom mesmo!! A Globo tbm lançou a mini série uma época, mas eu não consegui acompanhar =S

    ResponderExcluir
  6. Um clássico muito li este livro para trabalhos escolares ,muito bom relembrar bjocas http://mulhervaidosacom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Entre os muitos livros nacionais, Dom Casmurro é o meu favorito! Li na adolescencia e jamais vou me esquecer dessa bela estória, e da pergunta que sempre nos assombrará: Capitu realmente foi fiel?

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente será sempre um mistério essa pergunta, mas sabe que eu acredito na inocência de Capitu, mas não posso comprovar nada né, é só intuição mesmo ... kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Adoro Dom Casmurro, sua história é fascinante !
    Seu blog tá lindo , viu ?
    Seguindo ,
    Tenha um fim de semana bem gostoso, e muita paz no coração !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    Beijo no ♥ !

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti a Minissérie, hehe. Nunca li o livro,
    adorei a resenha amiga... Adoro a Capitu KKKKKKK

    Beijoos

    Tem um post novinha lá no blog, dá uma passadinha lá?? Ficarei feliz.
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/2012/05/historia-do-cinema-voce-conhece.html

    ResponderExcluir
  11. Olá Thais, como vai?
    Me chamo Poliana Veloso
    Vi um recadinho seu num post meu, num blog onde sou colaboradora falando sobre o Pretty Little Liers.
    http://rockssip.blogspot.com.br/2012/10/pretty-little-liars.html
    Só para que saiba,eu que moro em Uberaba-Mg não a Thaís. Adorei seu comentário, assim como seu blog. Ele é lindo e criativo.
    Se puder dê uma olhadinha nos meus outros blogs, e me siga se quizer, já estou te seguindo.
    http://polianaveloso.blogspot.com.br/
    http://nadadefutilidades.blogspot.com.br/
    Beijo linda.

    ResponderExcluir
  12. Se me lembro bem, li esse livro quando ainda era bem jovem e o professor pedia trabalhos de autores nacionais. esse era o meu favorito. Adorei você ter se lembrado e feito a resenha dele. Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Machado de Assis consegue fazer um leitor se apaixonar por seus livros mesmo quando estes tratam de um tema pelo qual esse leitor normalmente não se interessaria - confesso que tramas de adultério nunca me despertaram vontade de ler, mas quando se tem um autor com a habilidade, o talento, a cultura, o vocabulário magnífico que esse sujeito tinha, qualquer assunto se torna interessante. Ah: depois de postar meu primeiro comentário, agora há pouco, é que vi a mensagem pedindo para quem tiver blog deixar o link. Se quiser visitar os meus, basta clicar na minha imagem de perfil. Será muito bem-vinda! Abraços, e eu voltarei!

    ResponderExcluir
  14. Toda vez que vou em algum Sebo nunca tem esse livro pra eu comprar, quero muito ler ele, porque além de ser uma ótima obra da literatura, Machado de Assis escreve livros perfeitos!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!