[Curiosidades] Você é o que você lê!

postado dia 15 maio 2012

Ou devo dizer você é quem você se identifica quando lê?! Ok, vocês devem estarem se perguntando do que é que essa maluca está falando? Pois bem, eu estava navegando na internet quando me deparei com um artigo bem interessante, e decidi dividir com vocês aqui do blog.


Os livros podem ter muito mais poder do que imaginamos. Pesquisadores descobriram que quando você se perde em uma obra de ficção, seu comportamento e os pensamentos podem se metamorfosear para coincidir com as do seu personagem favorito. Com certeza você já se identificou com alguns personagens literários como Harry Potter, Frodo, Katniss Everdeen, Artemis Fowl, Jon Snow... 
Quando essa identificação acontece, você acaba adquirindo ainda mais características do personagem. Ai você pergunta, como assim? Basicamente, quando você curte muito uma história e acaba se colocando no lugar de algum personagem, seu comportamento e pensamentos passam a se adequar ao que ele faria, mesmo que de forma inconsciente. Por exemplo, se você adora a Hermione, pode desenvolver seu lado mais intelectual, ou se gosta do Tyrion de Guerra dos Tronos, pode passar a se comportar de forma mais cautelosa e estratégica. Mas, claro, nem sempre o efeito pode ser bacana. O Harry Potter, por exemplo, tem uma fase de revolta na adolescência. Se tornar mais como ele, pelo menos naquele momento, não seria bacana para o leitor.

No meu caso eu me identifico um pouco com a gueixa Sayuri do livro 'Memórias de uma Gueixa' que eu li a pouco tempo. Assim como ela meus pais faleceram quando eu ainda era crianças, porém por outro lado ninguém me vendeu ou maltratou como fizeram com a personagem. E com o passar dos anos, não ter meus pais comigo, deixou de ser uma coisa pela qual eu me lamentava da vida, e decidi me tornar uma nova pessoa e correr atras dos meus ideais. 

Então agora que você leu esta matéria, me diga qual personagem de ficção você mais se identifica e o porque? Vamos lá quero ver todos respondendo, heim ....

Xoxo

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Adorei seu blog, e estou seguindo ta?
    Beijão.
    http://theworldteenager.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah como sempre me surpreendendo com suas postagens assunto que nós trazem reflexão eu quando leio um livro viajo na ''maionese'' kkk'
    Bem me identifico com a bella, sem fama, sem amigos verdadeiros e estranho para os demais
    kkkkkkk'

    ;*
    http://indiretasparavoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ultimamente nao tenho lido nadaa..


    www.palmacarla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Heey Minha flor de caruso, BFF. KKKK, hj eu tô que tô, mas bem. Adorei seu post, bem legal... Não tenho uma personagem com a qual me identifico, sou uma mistura de tudo o que leio, acabo absorvendo uma pouco de cada uma, e realmente muitas vezes não é bom. Se eu já era desastrada, depois de ler Crepúsculo virei um E.T ambulante, quando li Um Amor Para Recordar aprendi a por os sentimentos alheios a frente da minha felicidade, então acho isso um ponto negativo. Mas aprendi a desenvolver formas de que eles não me afetem no dia a dia...
    Como sempre, post maravilhosos... Por isso sou sua fã :)

    Beijoos


    Tem Post novinho lá no blog, ficaria feliz se você desse uma passadinha lá :)
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/2012/05/qual-seu-genero-literario-favoritos.html

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, acho qe é pq eu entro na historia como se fosse mesmo minha vida, neste momento do ultimo livro que li foi A ultima Musica, então estou bem identificada com a Ronnie, a personagem principal.

    amor sua resposta estava certa lá do Dolci Parole, me manda seu e-mail no nika_nelize@hotmail.com pra eu poder te mandar o e-book. beijos.

    http://blog-docespalavras.blogspot.com.br/
    http://nikanlz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pensando nisso, creio que me identifico bastante com a Ever de Para sempre - Os Imortais, o modo como ela é, me lembra bastante a mim mesma, e ao ler o post, ela logo me veio em mente e posso dizer, o quanto eu a acho chato e o engraçado é que também me acho muito chata as vezes, rsrs.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Estou amando tudo no seu blog!Os posts são super interessantes,sem contar no design,que está uma beleza!
    Se não te incomodar,segue meu blog??

    >>Clique<<

    Bjus,
    Sá♪♫♪

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito da saga Crepúsculo e da The Vampire Diaries, leio tanto e assisto a séries e os filmes que chego até sonhar rsrs..me identifico muito, acho linda as histórias de amor entre vampiros e humanos, tudo tão intenso e forte que fico imaginando kkkkk :D
    Adorei!!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu sou louca por romances devoro todos que posso! Agora o livro que me marcou mesmo foi os miserais de victor hugo, chorei lendo e tudo.
    http://kelly-club.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu ultimamente não tenho lido nadaa, preguiçosa kkk
    beijos flor.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal saber quais os personagens mais parecidos com vcs meninas!! Obrigado por comentarem!!

    Xoxo

    ResponderExcluir
  12. Li recentemente o livro "Ninguém é de ninguém" de Zíbia Gasparetto. Não trata-se de um livro teen mas recomendo para reflexão.
    Esta história, faz refletir sobre o falso e o verdadeiro amor, para que possamos perceber que a vida afetiva é um constante exercício de autodomínio. No final descobriremos que só possuímos a nós mesmos, pois ninguém é de ninguém.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica Rosi, e mesmo sem ler o livro, concordo plenamente com a frase que vc disse: só possuímos a nós mesmo!
    Alguma coisas que me aconteceram recentemente me fez ter mais certeza disso!! Vou colocar este na minha listinha!! Obrigado por compartilhar a dica!!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Parabéns pelo blog! Estou seguindo.
    Segue lá também..

    http://www.estanteseletiva.com/

    ResponderExcluir
  15. baa eu faz tempo que nao leio nadaa >____<

    http://afterinfinite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Pior que é verdade haha
    http://sweetdreamssah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei o texto *-*
    Muito bom. Eu adoro Memorias de uma Queixa *-*

    O blog está cheio de novidades, passa lá ;)

    http://www.ideiaoquadrado.com/

    Beijos ;*

    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
  18. Já conhece a página do nosso blog?? Ficaremos muito felizes com você fazendo parte da nossa rede, #VEM :

    https://www.facebook.com/ideiaoquadrado

    Beijos ;*

    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
  19. Me surpreendi quando li, na verdade acho que acaba sendo verdadeiro essa curiosidade. Depois que comecei e tomei melhor o gosto pela leitura ( Li beijada por um anjo, no caso menos o 4) Acabei me adaptando a personagem, tentei ser igual a ela ou pelo menos parecida, as atitudes e a forma com que ela tratava os amigos e o seu "anjinho".

    http://napontaenalingua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!