O carnaval está acabando e nossas ruas começam a ficar mais calmas e voltar ao normal - pelo menos pra mim que moro no interior, e acredite quem quiser, vira um inferno essa época do ano. Os mercados ficam lotados de turistas, a praça e a cidade também. Sem falar nos sem noção que entram nas inúmeras ruas contra mão que temos por aqui. Mas hoje finalmente a programação da TV já começa a se reorganizar, as visitas vão embora e nós retomamos ao batente. E eu vim aqui para falar de como começou esse meu relacionamento com os livros. Também não sou nenhuma veterana em blog literário, porém quero compartilhar um pouco com vocês do que aconteceu para eu dar inicio a uma relação amigável com os livros e tomar gosto pela coisa. E quem sabe assim eu consiga abrir a mente daqueles que fogem de um bom e grande livro por aí.
Na minha época da escola - isso pode até parecer um século sendo escrito assim, mas não sou nenhuma idosa - apropriadamente na 5° série, minha professora de português que se chamava Regina, fazia mensalmente uma atividade com a classe, nos levando até a biblioteca para escolher um livro e alguns dias depois apresentar a ela uma redação sobre o mesmo. E eu como não era boba - ou achava que não era - ia direto nos livros mais finos, recheados de figuras e de preferencia de histórias populares como por exemplo 'Alice no País das Maravilhas'. Assim eu nem precisaria tocar no livro, até que o dia de entregar a redação se aproximasse.
Os anos foram se passando os professores sendo trocados e no colegial eu me mudei para o interior de São Paulo e por incrível que pareça, a minha nova professora do 1° colegial, que dessa vez se chamava Mara, fazia o mesmo exercício que a professora Regina. E eu mantive a minha mesma tática, até trocar de período no 2° colegial, e de professora também. Daí o negócio era mais embaixo, a professora indicava os livros mais comuns do vestibular e quem quisesse ler que fosse atrás, quem não quisesse, para ela não faria nenhuma diferença.
Só depois de muito tempo, quando eu até mesmo já tinha terminado o colegial, foi que tive o verdadeiro interesse em pegar um livro e lê-lo até o final. Sentindo emoções que eu nunca imaginaria sentir em meio a uma leitura. Eu achava que essas coisas só aconteciam quando eu estava assistindo a um bom filme.
Pode até parecer clichê, mas o primeiro livro que eu comprei com o meu dinheiro e porque eu realmente tinha vontade de ler foi 'Lua Nova' de Stephenie Meyer. Eu até tentei ler 'Harry Potter' de um amigo meu na volta de uma viagem, mas como o livro não era meu, tive que entregá-lo quando chegamos, e não pude finalizar a leitura. Mas naquela época não foi o suficiente para me fazer ir atrás de um exemplar para mim. Essa vontade só surgiu após eu ter assistido o filme 'Crepúsculo', que me fez entrar em seguida na internet e descobrir que o filme se tratava de um livro. Foi aí que eu acabei caindo em um site que disponibilizava o primeiro capitulo do livro, comecei a lê-lo e quando finalizei o primeiro e único capitulo que tinha no site, lamentei muito por minha pequena cidade do interior não ter uma livraria ou uma biblioteca pública. E isso me fez pensar seriamente na biblioteca que eu tive disponível dentro da escola por tantos anos e nunca dei valor.
Mas, como obra do destino - no momento nem me lembro o porque - eu passei na banca de jornal e acabei dando de cara com nada mais nada menos do que o livro 'Lua Nova' na prateleira. Não pensei duas vezes ao pagar R$ 49,90 no meu primeiro livro - caro não é mesmo? - mas daí por diante foi como ganhar uma caixa de BIS, onde nós abrimos o primeiro e tão pequeno chocolate e não conseguimos parar de comer até acabar com a caixa inteira.
Algumas pessoas podem ver a saga de vampiros das priores maneiras possíveis, mas para mim ela só consegue ser vista como um lindo romance, independente se são vampiros, zumbis ou qualquer personagem sobrenatural. Eu só consigo vê-lo como um livro que mesmo eu tendo terminado a escola, conseguiu despertar em mim a vontade de ler e procurar novos gêneros e leitura, coisa que nenhum professor foi capaz de fazer! Depois de 'Lua Nova' muitos outros livros vieram, até mesmo literatura Brasileira como 'Dom Casmurro' que no colegial eu não dei a minima.
Por tanto eu acredito que precisamos dar valor para a pequena biblioteca da escola, ou até mesmo para o livro chato - ou que você julga como chato sem mesmo ter lido - que o professor acaba de recomendar para uma prova ou coisa do tipo. As vezes nós só precisamos dar uma oportunidade para o novo, para descobrir que assim como os filmes, seriados e internet, o livro pode fazer parte do nosso dia a dia, sem nos fazer mal algum.
E para você, foi ou é muito complicado pegar em um livro? Principalmente quando ele tem aquela aparência gordinha ? Você se lembra qual foi seu primeiro livro que você comprou, leu ou ganhou na vida??? Comentem!!
XOXO
sempre gostei de ler, menos os livros do colegial kkk acho que o único que eu li nessa época e realmente gostei foi Dom Casmurro.
ResponderExcluirpassa no meu blog? Tem Promoção Nova:
http://just-livros.blogspot.com/
Ah obrigado por comentar já estou seguindo seu blog, siga o meu também!! ;)
ResponderExcluirHey (:
ResponderExcluirAin que lindo post, adorei <3 Sempre gostei de ler, desde pequena. Adorava ler Cinderela, Bela e a Fera. Dai na escola comecei a ler livros mais 'complexos' UAHSAUHSAUS Nunca foi difícil, sempre gostei *-* E poxa, você mora aqui pertinho de Sorocaba :D Se puder venha no clube sim, nós vamos ficar muito felizes (:
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Ha obrigado Vanessa, eu estou muito afim de ir mesmo, vou caçar alguém pra ir comigo \o/ rsrsrs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEeii,Adorei o post,seu blog é lindo.
ResponderExcluirAntes de adorar ler como agora,eu detestava ler,quando tinha trabalho de literatura eu pegava os livros mais finos e com muitas gravurar assim como você.Eu passei a gostar de ler,quando fiquei amiga da Marleice(uma das minhas melhores amigas agora),ele me apresentou esse mundo lindo,que é o mundo dos livros.O primeiro livros que li foi por inteiro foi O Código Da Vince - Dan Brown,e o primeiro que comprei foi o box da Saga Crepúsculo.
Adorei,adorei muito seu blog.
Beijos,
Joyce
http://movidosporpalavras.blogspot.com.br/